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4 dicas para investir na força de vendas da sua empresa varejista

4 dicas para investir na força de venda da sua empresa vaejista.

Um levantamento feito pela Serasa Experian no início deste ano mostrou que o varejo cresceu no país cerca de 3,7% em 2014, a menor expansão do setor em 11 anos. Entretanto, retração econômica, elevação nas taxas de juros, aumento no índice de endividamento da população e redução no nível de emprego não significam, necessariamente, que todos os varejistas estão fadados à falência. Muito pelo contrário!

A história comprova que é nos momentos de caos que nascem as mais robustas oportunidades empresariais, especialmente pelo enfraquecimento da concorrência. Mas, em momentos de crise é preciso, mais do que nunca, estar um passo à frente do mercado para diferenciar-se e conseguir consolidar expansão em um período em que os demais mal conseguem manter as portas abertas. A seguir, você verá 4 dicas para investir na força de vendas da sua empresa varejista. Vamos lá!

1. Quem compreende a psicologia do cliente sai na frente da concorrência, mesmo em momentos de crise

É preciso tirar o foco do produto e depositá-lo nos benefícios que ele trará ao cliente. Daí a importância de se estudar continuamente o comportamento humano e suas fagulhas de motivação, que podem impulsioná-lo a sentir necessidades e querer buscá-las. Para que essa tarefa seja bem-sucedida, é preciso, antes de tudo, analisar profundamente o perfil de seus consumidores, compreender bem a quem seus produtos e serviços se dirigem, quais as peculiaridades de seu público-alvo, seus gostos, desejos e expectativas. Ampliar a força de vendas da sua empresa varejista depende, em grande parte, do desenvolvimento dessa análise.

2. Solução ERP automatizada: integração entre setores, diminuição de custos e aumento do faturamento

Redução no tempo de desempenho de tarefas, controle sistêmico dos processos por meio de relatórios e gráficos por departamento, redução de custos e aumento no faturamento. Ao recorrer a um bom ERP empresarial, é possível integrar todas as áreas da empresa, tais como vendas, finanças, produção, custos, RH, etc.

Por meio de uma ferramenta que integre dados de forma eficiente, com mais segurança e estabilidade, a empresa consegue acompanhar os resultados com precisão e, por consequência, elaborar estratégias certeiras para ampliar seu ticket médio e carteira de clientes.

3. Apostar em treinamento e desenvolvimento de sua equipe de vendas

Porém, pouco adianta investir em soluções de T.I para automatizar os controles e processos comerciais de sua empresa se não há capital humano preparado para tirar o máximo desses recursos. Daí a necessidade irrefutável de direcionar recursos para treinamento e desenvolvimento de sua equipe de vendas no intuito de transmitir a seus colaboradores a essência da empresa, desenvolver aptidões, criar um sentimento de vínculo entre vendedores e organização, além de prepará-los para utilizar em nível máximo os sistemas automatizados imprescindíveis ao sucesso da sua empresa.

4. Liderar um processo profundo de gestão por competências

Para construir equipes de primeira linha em vendas, capazes de não somente apresentar um produto a potenciais clientes, mas de se tornar verdadeiros “embaixadores” da sua empresa, é preciso trabalhar com profundidade o mapeamento de competências, potencializando conhecimentos, habilidades e atitudes de cada profissional.

Com essa mudança de mentalidade, a empresa terá êxito na filosofia de desenvolver profissionais com “faro” para novas oportunidades de negócios, além de visão ampla da companhia e dos potenciais consumidores. Como pode ser inferido, a força de vendas no varejo depende mais da visão e estratégia das empresas do que do mercado.

Acesse nosso blog e conheça muitos outros caminhos para consolidar-se no mercado e pulverizar a concorrência. Não deixe de comentar compartilhando suas experiências e dúvidas sobre o assunto!

Veja também:

Segredos para melhorar a gestão na sua empresa varejista!

 

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