Gestão e Negócios Home Planejamento Estratégico

4 dicas para o Planejamento Estratégico da sua empresa para o próximo ano

Planejar é antecipar-se às novidades positivas ou negativas do mercado é estar sempre à frente do que está por vir. As empresas que cuidam deste importante desenvolvimento conseguem melhores resultados e encaram desafios diversos com muito mais segurança, além de visualizarem, facilmente, oportunidades para crescimento.

Para que você consiga todos estes benefícios na gestão de seus projetos e processos, listamos aqui 4 dicas para o planejamento estratégico de sua empresa para o próximo ano. Confira!

1. Atualize os dados da análise SWOT

A análise SWOT, também conhecida como FOFA, normalmente é desenvolvida no início do empreendimento e consta no Plano de Negócios. O que muitos empresários esquecem de fazer ao longo dos anos, é atualizar estes dados para que eles permaneçam sendo estratégicos para a organização. Como os cenários mudam constantemente, o documento que contém as informações sobre o ambiente interno e externo de uma empresa, assim como as ameaças e oportunidades, precisa ser constantemente atualizado. Portanto, faça as modificações necessárias no seu, para que ele tenha validade para o próximo ano.

2. Redefina sua filosofia organizacional

A filosofia organizacional de uma empresa é, sinteticamente, sua apresentação para o mercado (missão), os valores que norteiam suas ações e uma bússola que aponta os caminhos para onde ela deseja chegar (visão). Com o tempo, o aprimoramento de atividades e a expansão dos negócios podem tornar o conteúdo obsoleto. Portanto, verifique se este é o caso da sua empresa. Se for, redefina seu material. Afinal, apesar de sintético, ele é extremamente importante para que todos os públicos que compõe a organização sejam capazes de entender facilmente quais são os propósitos e objetivos que norteiam sua razão de ser.

3. Conte um sistema de gestão

Para que empresários e gestores consigam visualizar com precisão como estão os resultados da organização na qual fazem parte, e até mesmo ter todos os processos organizados de forma sistêmica e integrada, é imprescindível que eles façam uso de um software de gestão. Esta tecnologia será capaz de otimizar os processos e contribuirá significativamente para que haja maior eficiência nos projetos executados.

Se a sua empresa ainda não tem um software de gestão, está na hora de buscar um. Saiba mais sobre esta importante ferramenta de gestão neste eBook aqui: Guia de escolha do software ideal.

4. Contrate uma empresa de consultoria

Obter ajuda especializada de quem está fora da organização pode favorecer muito o desenvolvimento do planejamento estratégico da sua empresa para o próximo ano. Com a contratação de consultores, você terá profissionais atualizados sobre todas as tendências de seu mercado que o ajudará a manter o foco traçado e a conseguir resultados mais promissores. Tais profissionais, além de nortearem os melhores caminhos e processos, irão ajudá-los a executar todas as atividades ao longo do ano. Por isso, considere também este investimento.

Agora que você já sabe o que precisa ser feito para que o planejamento estratégico da sua empresa seja desenvolvido para o próximo ano: Mãos à obra! Coloque em prática estas dicas para obtenha resultados melhores. Se surgir alguma dúvida ou tiver mais alguma dica a contribuir, deixe um comentário abaixo!

Você deve gostar também
Banco de dados: aberto ou fechado?
Administração de tempo da equipe: 5 sinais que indicam suas falhas
Ebook: 3 problemas que você nem sabe que existem na sua empresa e como resolvê-los com o auxílio da tecnologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web