Gestão Empresarial Recursos Humanos

4 dicas para ter sua equipe sempre motivada e produtiva!

Um bom gestor não é aquele que toma todas todas decisões sozinho e sabe todas as respostas, mas quem consegue fazer a equipe funcionar da melhor maneira possível, estimulando cada funcionário para que ele seja produtivo. Alguns conseguem, eventualmente, que o time trabalhe desta maneira, mas será possível conseguir estes resultados de consistentemente? Pensando nisso, listamos 4 dicas para lhe ajudar a ter uma equipe estimulada e produtiva. Confira:

1. Ajude os colaboradores a resolver os problemas

Uma das principais funções do gestor é fazer com que a equipe desenvolva o melhor trabalho possível. Para isso, ele precisa retirar os obstáculos que atrapalham o trabalho dos funcionários, tanto individualmente quanto da equipe como um todo. Vale ressaltar que existem problemas que o funcionário não tem poder para resolver e são nesses que você deve focar. Através de um equipamento mais adequado para realizar o trabalho, da extensão de um prazo que está muito curto e da negociação de novos objetivos com o cliente, por exemplo, por exemplo, será possível motivar sua equipe. Lembre-se que são problemas que somente o gestor poderá resolver. Cabe dizer que será muito mais motivador para o colaborador desenvolver um bom trabalho ao lado de um gestor que entende e resolve seus problemas.

2. Estimule a participação nas decisões

O bom gestor não é aquele que detém todo o conhecimento e poder de decisão, mas é aquele que reconhece que não possui o monopólio sobre a informação. Além disso, é quem ouve seus funcionários sobre os problemas da empresa, sugestões de possíveis soluções e os caminhos que são interessantes seguir. Por isso, estimule a participação dos colaboradores nas decisões da sua empresa. Leve em consideração que ao se sentir parte importante na definição dos rumos e dos projetos da empresa, os funcionários ficarão bem mais estimulados. Isto também fará com que a equipe trabalhe mais cuidadosamente, pois também se sentirá responsabilizada pelas direções tomadas pela empresa. Porém, sempre fique atento pois, por mais que você estimule a participação nas decisões, a responsabilidade final é sempre sua.

3. Entenda a dinâmica da equipe e conheça os colaboradores

Você não pode olhar apenas individualmente para cada colaborador, mas precisa entender como eles trabalham em equipe e como se comportam em uma dinâmica específica. Por exemplo, considere que um funcionário pode ser brilhante em certo time e um desastre em outra equipe. Da mesma maneira, um trabalhador mediano pode desenvolver um trabalho excepcional, desde que atue do lado das pessoas certas. Vale ressaltar que esta é uma questão que envolve bastante tentativa e alguns erros. Além disso, é necessário ter muita sensibilidade para identificar os prós e os contras do perfil de cada colaborador. Por isso, entenda como funcionam as relações dentro da equipe e rearranje as interações para estimular o melhor de cada um. Evite que funcionários que têm problemas uns com os outros (mesmo que pessoais) trabalhem juntos, pois isto também será um fator desmotivador.

4. Premie trabalhos excepcionais

A sua equipe deve ser sempre remunerada de maneira justa, de acordo com a competência e os conhecimentos de cada um. Porém, quando algum dos seus funcionários, ou mesmo o time como um todo, realizar um trabalho que seja excepcional é fundamental que ele seja recompensado por isso.

Cabe ressaltar que um trabalho excepcional é aquele que traz resultados além dos esperados pela sua empresa. Pode ser uma grande ideia, um esforço além do comum para entregar um trabalho em um prazo curtíssimo, um plano de marketing que dobrou suas vendas em determinado período, etc. Tenha em mente que, ao saber que serão reconhecidos por desenvolver algo acima da média, os membros da sua equipe trabalharão mais e com mais motivação.

Por isso, manter a equipe motivada e altamente produtiva é um dos maiores desafios de um gestor. Ajude cada funcionário a resolver os problemas que estão atrapalhando o seu trabalho e você terá a lealdade deles. Da mesma maneira, estimule a participação de todos nas decisões, aumentando a responsabilidade de cada um.

Além disso, é fundamental que você entenda a interação entre os membros da sua equipe e a organize de maneira a tirar o melhor de cada um. Lembre-se que trabalhar com colegas com os quais exista alguma dificuldade de relacionamento será terrível para a motivação. Não se esqueça também de sempre premiar o trabalho que esteja acima da média, aumentando o estímulo em produzir coisas excepcionais.

Aplique estas dicas e tenha sua equipe mais motivada e produtiva. Tem alguma outra dica para completar nossa lista? Conte para a gente nos comentários abaixo.

Você deve gostar também
Conheça os benefícios de gerir o seu negócio utilizando um software ERP
Como otimizar 4 processos industriais mais importantes
5 usos da tecnologia em favor dos Processos Gerenciais da sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web