Gestão e Negócios Gestão Empresarial Home

5 dicas para garantir a lucratividade do seu negócio

Você está disposto a melhorar algumas práticas ou acredita que a lucratividade do seu negócio pode ser maior? Saiba que não é impossível liderar o mercado ou estar entre os melhores! 

Conheça 5 dicas que preparamos especialmente para você garantir a lucratividade do seu negócio!

1) Melhore o site da empresa

Você se interessou por um produto e quer saber mais, ouviu falar de uma empresa e precisa de informações adicionais, quer tirar dúvidas sobre um assunto específico e, ainda, comparar funcionalidades e preços. Onde você pesquisará estas informações? A resposta é óbvia: na internet!

Se o site da empresa deixa os internautas irritados, é hora de colocar a mão na massa e torná-lo mais profissional. Porém, se você já tem um bom site sempre é possível melhorá-lo.

Lembre-se: o site da sua empresa é uma excelente porta de entrada para gerar negócios. É a oportunidade perfeita para você mostrar seus valores e impressionar o mercado.

2) Combata os desperdícios

Você analisa diariamente sua empresa e percebe que algumas máquinas, equipamentos e até mesmo pessoas estão parados. Tarefas que deveriam seguir um fluxo contínuo esbarram em problemas habituais e não conseguem evoluir. Documentos são levados de um lugar ao outro e quase sempre há dúvidas em relação à confiabilidade das informações.

De forma simples, desperdício significa perda de dinheiro. Para garantir a lucratividade do seu negócio é imprescindível combater esses desperdícios. É importante perceber, detalhar e definir ações preventivas e corretivas para que eles possam ser eliminados ou reduzidos.

Invista em reutilização e reciclagem de materiais, capacitação de equipes e automatização de processos, por exemplo.

3) Capacite os colaboradores

Por trás de um grande líder há sempre uma grande equipe. Os resultados de uma organização dependem de decisões e ações. Para que ambos sejam mais assertivos é preciso ter conhecimento. A capacitação de colaboradores eleva o nível da empresa tornando-a mais competitiva.

Máquinas e equipamentos são operados com mais eficácia, informações são empregadas com mais assertividade e sistemas automatizados são utilizados de forma correta.

Além disso, processos fluem de maneira mais natural e sincronizada e pessoas executam suas funções com mais segurança. Empresas que capacitam colaboradores estão investindo no presente e, mais ainda, no futuro de seus negócios.

4) Invista em uma gestão enxuta

A gestão enxuta ou lean enterprise não se resume aos processos industriais, apesar do conceito ter sido originado em uma indústria. Pode ser aplicada em todo tipo de empresa que almeja a melhoria contínua. 

A gestão enxuta é uma prática abrangente (envolvendo toda a empresa), contínua (não tem início, meio e fim) e permanente (pressupõe mudança na maneira de pensar e gerir o negócio).

Redução de custos, melhoria da comunicação, valorização do potencial humano, diminuição da complexidade em processos, minimização de erros e desperdícios, além do aumento da qualidade, produtividade e lucratividade são alguns benefícios proporcionados pela gestão enxuta.

Os resultados ocorrem somente a médio e longo prazo, no entanto, beneficiam todas as áreas da empresa.

5) Automatize os processos

Qual empresa consegue atender as crescentes demandas do Governo, com todas as legislações e seus prazos, sem um sistema automatizado? É possível reduzir a inadimplência de forma totalmente manual? 

Se você não consegue rastrear os produtos do seu estoque por lote e validade ou está com dificuldades em consolidar as informações das diversas áreas da empresa, está na hora de investir na automatização de processos. Ela ajuda muito a identificar oportunidades e tomar decisões estratégicas mais seguras. 

A automatização de processos permite fazer mais com menos. E melhor! Cumprir a legislação – e fugir de multas pesadas –, estar bem informado sobre as inadimplências de clientes e atacá-las com ações práticas, bem como controlar o estoque de maneira mais eficiente são algumas das melhorias.

A inércia nas empresas – resistência a mudanças, zonas de conforto, paradigmas fixos – deve ser combatida diariamente para que melhores práticas gerem novos e maiores resultados. O aumento da lucratividade é apenas uma consequência do bom trabalho executado e do crescimento da empresa.

Essas dicas foram úteis para você? Comente aqui no post e nos diga. Podemos ajudar a colocá-las em prática? Acesse http://www.brasaosistemas.com.br e conheça nossas soluções!

 

CTA - Trial

Você deve gostar também
Entenda como funciona a cadeia de suprimentos
Como manter um bom relacionamento com fornecedores
6 erros de finanças que você deve evitar em sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web