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5 dicas para sua empresa enfrentar um ano de crise

Em 2015, o Brasil enfrentou uma grave crise financeira, que, devido a sua proporção, ainda causará efeitos até o final de 2016. Por isso, saber como preparar sua empresa para a crise é importante para que, ao final desse período, ela continue estável e sólida, podendo retomar o crescimento.

Quer que a sua empresa seja capaz de contornar a crise e ainda obter bons resultados? Então confira estas 5 dicas que preparamos para sua empresa enfrentar um ano de crise!

1. Mantenha o controle financeiro em dia

Durante a crise, qualquer resultado que saia do controle pode se transformar em uma bola de neve de resultados negativos. Por isso, é muito importante manter o controle financeiro da empresa em dia, como um fluxo de caixa altamente relevante.

O fluxo de caixa, inclusive, ajuda a empresa a se planejar dentro de um determinado período, criando um ambiente economicamente mais seguro e mais propenso para o negócio. Quer saber como conseguir resultados melhores? Veja este nosso post: 5 dicas valiosas para otimizar seu fluxo de caixa.

2. Invista na redução dos custos

Somente controlar as movimentações financeiras da empresa não é o bastante e, por isso, é fundamental implementar uma política de redução de custos. Essa redução pode acontecer tanto graças a cortes em determinadas áreas, como graças à otimização de determinados processos.

Utilizar um sistema de gestão, como um ERP, por exemplo, garante mais facilidade em conhecer os resultados da empresa, levando menos tempo e exigindo menos mão-de-obra. Além disso, fornece análises mais relevantes e, portanto, permite que a empresa faça uma redução nos custos.

3. Adapte-se à situação

Reduzir os custos, entretanto, não significa cortar todos os investimentos ou não investir em qualquer melhoria que possa ser percebida pelo cliente. Na verdade, em um momento de crise, os clientes precisam ser convencidos de maneira muito mais intensa sobre a necessidade de compra e, para isso, é preciso que seu produto ou serviço ofereça a qualidade necessária para convencer o cliente.

Por isso, o mais importante é se adaptar à situação e buscar ideias criativas e alternativas para contornar a crise e, ainda assim, conseguir conquistar novos clientes.

4. Não se esqueça do marketing

Para conquistar esses novos clientes, inclusive, é preciso que sua marca seja vista e, preferencialmente, lembrada. Portanto é muito importante não ignorar a importância de manter uma estratégia de marketing relevante mesmo em um momento de crise.

Manter essas estratégias ativas também funciona como uma vantagem competitiva, já que boa parte dos concorrentes começa os cortes no orçamento por esse tipo de investimento. Com isso, investir em marketing fica inclusive mais barato na crise.

5. Fidelize os clientes atuais

Estima-se que novos clientes custem de cinco a sete vezes mais para a empresa do que investir e manter aqueles que já compraram anteriormente. Em um momento de crise, gastar cinco vezes mais nos negócios não é uma opção, e, por isso, é fundamental que você procure fidelizar os clientes atuais.

Para isso, as palavras-chave são investir, cuidar e fortalecer o relacionamento para que o cliente se sinta cada vez mais disposto a adquirir da sua empresa. Um atendimento de qualidade e um serviço de pós-venda que realmente se foque no sucesso do cliente, por exemplo, são técnicas eficientes para ajudar na fidelização.

Para garantir que sua empresa seja capaz de enfrentar um ano de crise, é preciso planejamento, controle financeiro, captação de clientes e fidelização de quem já está em sua base. Feito isso, mais chances serão dadas ao seu negócio de conseguir enfrentar as adversidades.

Quais são seus maiores desafios em um ano de crise? Quais medidas você pretende tomar? Comente e compartilhe com a gente!

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