Home Otimização de Processos

5 dicas valiosas para otimizar seu fluxo de caixa

Como você tem controlado seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta importantíssima para que o gestor apreenda a saúde e bom andamento das finanças em sua empresa, já que reúne dados sobre os recursos que entram e saem do seu negócio, assim como os valores e as datas das movimentações. Além disso, com essa ferramenta, quem está à frente do empreendimento vai poder controlar o saldo de caixa a fim de que sempre haja capital de giro na organização e possibilidades de novos investimentos em maquinário ou contratação de mais pessoal, por exemplo.

Com o fluxo de caixa bem realizado, será possível entender se vão faltar recursos ou sobrar após o fechamento do caixa, se vai ser viável oferecer descontos aos clientes ou negociar prazos mais dilatados com os fornecedores, e até mesmo a verificar necessidade de pegar empréstimos bancários para cobrir as despesas corporativas.

Que tal ver algumas dicas para otimizar seu fluxo de caixa?

1. Categorize as despesas e as receitas da empresa

Antes de começar a fazer os lançamentos de receitas e despesas, deve-se selecionar o período cujos lançamentos serão acompanhados. O mais usual é o período mensal.

Depois de identificar o saldo inicial da empresa no momento atual, vale a pena classificar suas transações em categorias ou tipos a fim de identificar a procedência de cada movimentação. Assim, as receitas poderão ser vendas a vista ou a prazo, locação de imóveis da empresa, entre outras; e as despesas poderão ser aluguéis a pagar, contas de telefone, de luz, de água, salários de funcionários, material de escritório, impostos, e assim por diante.

2. Registre todas as entradas e saídas de caixa do período

Adquira o hábito de registrar tudo o que a empresa tem a receber no período que determinou e tudo o que ela tem a pagar. Assim, você será capaz de projetar seu fluxo de caixa e antever as despesas desnecessárias que poderiam ser cortadas ou reduzidas, além de entender como as movimentações financeiras funcionam dentro de seu negócio.

Essas noções com certeza vão potencializar sua tomada de decisões!

3. Tenha coerência e clareza nas informações

As anotações e registros do fluxo de caixa devem ser inteligíveis para qualquer pessoa que for analisar os dados da ferramenta. Os relatórios contábeis não podem oferecer erros ou sugerir expectativas de receitas ou despesas incorretas, o que provocaria não só a exigência de reparo nos lançamentos, mas também enganos de análise sobre a saúde financeira da empresa. Para evitar esse tipo de problema, estabeleça padrões simples para cada anotação.

4. Faça pagamentos também com cartão de crédito

É muito simples ter e utilizar um cartão de crédito para pessoa jurídica. Muitas aquisições de baixo valor, como papel para impressão ou pó de café para o intervalo da equipe são casos em que vale a pena pagar com esse meio de pagamento.

Além de concentrar algumas despesas variáveis em um só local de controle, essa estratégia permite que a empresa ganhe mais prazo até a chegada da fatura.

5. Seja realista em suas previsões financeiras

A otimização do fluxo de caixa também pode ficar comprometida quando o gestor idealiza as previsões de receitas ou despesas de maneira excessiva para um dos lados. Por isso, concentre-se nos dados que você tem e pesquise adequadamente os cenários e estratégias que arquitetou. Não superestime números e cálculos.

Se o gestor fizer o que for possível para otimizar seu fluxo de caixa, a empresa terá muito mais chances de se manter estável no mercado, ter uma excelente saúde financeira e poder crescer de forma sustentável e sóbria!

Veja também:

Como você tem controlado seu fluxo de caixa? Ainda tem dúvidas sobre como pode otimizá-lo? Escreva suas dúvidas através dos comentários abaixo e confira também nosso whitepaper gratuito: Guia Prático sobre o Fluxo de Caixa!

Você deve gostar também
Saiba quais são os relatórios mais importantes para a gestão da sua empresa
Como investir nos departamentos da sua empresa?
5 dicas para um planejamento estratégico eficaz

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web