Gestão Empresarial Home T.I

6 motivos para contratar uma consultoria de tecnologia para o seu negócio

À medida que as novas tecnologias ganham papel central na forma como as empresas e as pessoas se relacionam, a infraestrutura de hardware e software necessária para que as transações aconteçam também se torna foco da atenção dos gestores.

Ao contrário de algumas décadas atrás, em que uma empresa tinha anos de tranquilidade após fazer um grande investimento, a era da informação e do conhecimento exige que os agentes econômicos ajam de forma acelerada para que possam conquistar vantagens competitivas no mercado. Se você quer sair na frente quando o assunto é tecnologia, confira 6 motivos para investir em hardware e softwares para a sua empresa.

1. Inovação ao alcance de todos

Alguns softwares disponíveis no mercado ajudam as empresas a planejar e desenvolver protótipos de novos produtos e serviços de forma muito mais simples e econômica. A construção de modelos e a simulação de cenários, por exemplo, pode ajudar a compreender se algum projeto deve ser descartado, antes mesmo que comece a gerar despesas para a organização.

2. Redução de custos

Ainda que exija que os empreendedores abram mão de rentabilidade no curto prazo, o investimento em tecnologia pode trazer retornos substanciais em economia de recursos no futuro.

Isso acontece porque os sistemas informatizados substituem muitas tarefas manuais, reduzem o tempo necessário para a realização de algumas atividades e aumentam a precisão nas informações dos processos e projetos.

3. Inteligência competitiva

Muitas das informações necessárias para que uma empresa prospere estão disponíveis no mercado. Mas, para aproveitá-las no processo decisório, os empreendedores precisam encontrar as ferramentas adequadas para coletar, armazenar e analisar o grande volume de dados disponíveis. Em função disso, o investimento na infraestrutura de hardware e software necessária para isso ajuda as empresas a conquistarem vantagens competitivas antes de seus concorrentes.

4. Comunicação otimizada

O investimento em tecnologia da informação também pode colocar em colaboração constante, os funcionários e as empresas que antes estavam separados por fronteiras físicas. Com isso, aumenta-se o nível de colaboração entre empresas, clientes e parceiros nos processos e projetos desenvolvidos em conjunto. Com a comunicação mais clara e objetiva, fica bem mais fácil otimizar processos e alcançar resultados mais rapidamente.

5. Acompanhando o mercado

A cada dia, os consumidores estão em busca de formas mais convenientes de ter acesso aos produtos e serviços que precisam em seu dia a dia. Portanto, as empresas que investem na tecnologia necessária para atendê-los à distância também estarão à frente de seus concorrentes nos próximos anos.

6. Desenvolvendo especialidades

O investimento em tecnologia também significa que sua empresa pode ter acesso a conhecimentos e habilidades que não estão disponíveis na própria equipe de forma imediata.

Há poucos anos, somente as grandes organizações podiam se dar ao luxo de investir em ERPs e softwares de gerenciamento de projetos, por exemplo. Hoje em dia, até mesmo as micro e pequenas empresas já conseguem aproveitar os benefícios trazidos por esses sistemas, reduzindo a lacuna de competitividade em relação aos concorrentes. Portanto, aproveite!

Você consegue identificar outras razões para o investimento em tecnologia em seu negócio? Deixe aqui seu comentário e compartilhe suas impressões com a gente.

Veja também:

CTA Blog 2

Você deve gostar também
Administração de tempo da equipe: 5 sinais que indicam suas falhas
ICMS: o que é e como a EC 87/2015 afeta sua empresa
Entenda o que é e para que serve o valuation

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web