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Aprenda a calcular o preço de venda na sua indústria

Gestão Financeira 25.08.2017 5 minutos de leitura Voltar

Entre todas as atividades desenvolvidas no dia a dia de qualquer indústria, a precificação é, sem dúvidas, uma das que merecem atenção especial. Isso porque é nesse processo que se determinam o valor do produto oferecido e a lucratividade da empresa. Nesse sentido, o cálculo do preço de venda deve levar em conta uma série de fatores internos e externos à indústria, considerando desde os gastos necessários para a produção até o comportamento do mercado como um todo. Definir um valor muito abaixo ou acima da média pode trazer sérios prejuízos para o negócio. E é para ajudar você a não ter que passar por isso que vamos falar, agora, sobre este tema.

Todo gestor sabe que a concorrência acirrada faz com que sejam disponibilizados produtos cada vez mais parecidos em termos de qualidade e com preços mais baixos. Consequentemente, é comum que esse aspecto exerça forte influência na decisão de compra dos consumidores, que, normalmente, optam por aquele mais acessível. Seja para revenda, seja para o próprio consumo, é fato que uma boa qualidade, associada a preços menores, proporciona uma importante vantagem em relação à concorrência. As indústrias precisam, portanto, estar atentas a tudo isso para desenvolver estratégias e políticas empresariais que gerem um equilíbrio entre esses fatores.

Antes de qualquer coisa, tenha sempre em mente que fazer uma precificação estratégica é o que permite potencializar o lucro, ou seja, conseguir a maior remuneração possível sobre o capital investido para possibilitar a produção. Dessa forma, contar com boas práticas na hora de definir o preço de venda e entender que essa atividade deve refletir os objetivos da indústria impacta diretamente na maneira como a própria empresa se estrutura, pois ela vai se organizar melhor para cumprir as metas estabelecidas. Em outras palavras, a estrutura corporativa também vai se ajustar ao valor que seus produtos adquirem no mercado.

Como definir o preço de venda dos produtos de uma indústria

Como explicamos no início deste artigo, os preços de um produto são influenciados por fatores internos e externos à indústria. Por isso, pensar em estratégias e políticas empresariais, fazer um bom planejamento e avaliar o contexto do mercado são de extrema importância na hora da precificação. Para você entender melhor como esse processo funciona, vamos mostrar de que forma você pode calcular o preço de venda do seu portfólio de forma eficiente.

Bom, primeiro vamos focar nos processos corporativos internos. O funcionamento da indústria envolve uma série de gastos mensais, certo? São os custos necessários para a produção em si (matéria-prima, equipamentos), gastos fixos que garantem a execução de todas as atividades (luz, água, telefone, salários) e impostos (Imposto de Renda, contribuições previdenciárias, ICMS), por exemplo. Tudo isso deve ser considerado na hora da precificação, junto com a margem de lucro que você definiu. Isso mesmo! Também é preciso estabelecer quanto se deseja lucrar com a venda dos produtos, de acordo com o planejamento estratégico. São todos esses fatores somados que determinam a rentabilidade do negócio.

Para fazer esse cálculo corretamente, é preciso conhecer os seguintes termos:

  • Custos fixos: gastos que não variam de acordo com o volume de produção. Para contabilizá-los nos preços dos produtos, é preciso calcular o custo fixo unitário (CFU), que consiste em quanto cada item vai contribuir para cobrir o valor total. Esse valor é obtido a partir do custo fixo total dividido pela quantidade de produtos produzidos mensalmente;
  • Custos variáveis de produção (CVP): gastos que oscilam de acordo com o volume de produtos fabricados;
  • Custos variáveis de venda (CVV): impostos, taxas, comissões e contribuições que incidem sobre a venda. Eles são calculados a partir da soma de todos os percentuais de comissões, impostos e taxas, como ICMS, PIS, Cofins, contribuição social e Imposto de Renda.
  • Margem de lucro: é o dinheiro que deve sobrar após o pagamento de todos os custos e despesas. Quer dizer, trata-se de quanto a empresa deseja obter de lucro. Para isso, devem ser levados em consideração o valor e a demanda do produto no mercado, por exemplo. Lembrando também que o lucro é definido em porcentagem.

Com esses conceitos na ponta da língua, podemos seguir para a fórmula utilizada no cálculo para definição do preço de venda:

A precificação na prática

Para entender melhor, vamos supor que uma indústria de eletrodomésticos gaste R$ 50 para produzir uma batedeira. Este é o CPV. Paralelamente, é preciso desembolsar R$ 9 mil para cobrir todas as despesas da empresa. São os gastos fixos que a mantém funcionando. Considerando que mensalmente são produzidas 3 mil batedeiras, podemos dizer que o CFU é de R$ 3 por produto (9000/3000). Além disso, o cálculo do CVV é de 25%. Por fim, após uma análise do mercado e das metas estabelecidas no planejamento, os gestores definiram a margem de lucro em 10%. Dessa forma, o cálculo do preço de venda fica em:

Cada batedeira deve ser vendida, então, por R$ 81,53.

Como um ERP pode ajudar na definição do preço de venda

Bom, o cálculo é simples, mas existe um processo prévio que exige muito cuidado e precisão. Afinal, antes de conseguir o valor final do CVP, do CFU, do CVV e da margem de lucro, é preciso avaliar uma série de informações, que muitas vezes estão disponibilizadas em planilhas organizadas de diversas maneiras e guardadas em diferentes setores. Utilizar a tecnologia como aliada nessa tarefa é uma forma de otimizar esse processo, garantindo segurança e eficácia em todas as atividades da sua indústria.

Nesse sentido, uma boa solução ERP faz toda a diferença no dia a dia empresarial, pois ela vai centralizar as informações em um único lugar e disponibilizá-las de forma estratégica, ajudando nas tomadas de decisões. Entretanto, não pode ser um sistema qualquer. É importante que ele seja especialmente desenvolvido para indústrias, atendendo às especificidades e às necessidades desse segmento. A Brasão Sistemas leva isso em conta e, por isso, oferece um software completo, inteligente e funcional: o ERP Radar Empresarial. Com ele, sua indústria terá um controle maior das informações e poderá precificar os produtos de forma adequada e estratégica. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

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