Gestão de Custos

Cinco dicas para fazer uma gestão de custos eficiente na sua indústria

Administrar uma indústria significa conhecer cada área dela e suas particularidades para se destacar no mercado. Afinal, é a partir desse conhecimento que você consegue definir suas estratégias, otimizar o uso de recursos e promover melhorias no ambiente de trabalho, tudo para aprimorar cada vez mais o resultado final e gerar lucro. Desse modo, fazer uma gestão de custos eficiente é o primeiro passo para obter sucesso, pois é por meio dela que é possível tomar decisões mais assertivas — uma vez que você entende cada gasto e o que eles implicam para o seu negócio.

Vale resgatarmos que a gestão de custos nada mais é do que o processo de planejar e controlar o orçamento de uma empresa. Assim, realizar essa atividade permite que você seja capaz de prever despesas e entender como elas ocorrem, reduzindo as chances de extrapolar seu orçamento e a qualidade de seus produtos ou serviços. Inevitavelmente, fazer isso passa pela análise do mercado e das finanças do negócio, o que contribui significativamente nas tomadas de decisões. Para ajudá-lo, listamos cinco ações fundamentais para você fazer uma gestão de custos eficiente na sua indústria. Confira!

1. Contenha gastos
É muito comum as indústrias terem despesas que, muitas vezes, passam despercebidas e podem fazer a diferença no fim do mês, impactando no caixa e reduzindo a margem de lucro. No entanto, se bem geridas, esse cenário pode ser evitado. Por esse motivo, é muito importante adotar políticas de contenção de gastos para melhorar os resultados e crescer de maneira sustentável. Algumas práticas simples, como reciclar materiais, trocar papéis por arquivos digitais e ter um sistema de reutilização de água são uma boa forma de começar.

2. Gerencie o estoque
Os produtos que estão no estoque representam um valor que você já investiu no seu negócio, portanto, certifique-se de não deixá-lo parado. Um bom gerenciamento de estoque faz com que você tenha um melhor rendimento do seu dinheiro. Então, antes de fazer grandes pedidos, faça uma boa análise da sua produção nos últimos meses e avalie como está o mercado. A partir disso, é possível ter uma visão ampla do que será necessário. Assim, você não corre o risco de ficar com material inutilizável e, ao mesmo tempo, terá um estoque com uma quantidade ideal para atender os seus clientes.

3. Escolha bem os seus fornecedores
Tão importante quanto gerenciar o seu estoque corretamente é ter fornecedores que sejam realmente seus parceiros. Ou seja, além de ter um preço atrativo, é preciso levar em consideração prazos de entrega, condições de pagamento e qualidade dos materiais. Dessa maneira, antes de fechar qualquer negócio, é essencial avaliar os seus fornecedores e as vantagens que cada um oferece para, depois, comparar com as suas necessidades e decidir quais são as melhores opções para a sua indústria.

4. Saiba onde está cada gasto
Saber identificar e detalhar onde e como os seus recursos estão sendo usados é fundamental para um controle financeiro eficiente. Assim, é possível entender quais as necessidades da indústria para definir os melhores investimentos e quais despesas podem ser cortadas sem grande impacto, o que reflete positivamente no planejamento estratégico do negócio — uma vez que há uma ampla visão da situação financeira da indústria.

5. Tenha um software como seu aliado para conquistar uma gestão de custos eficiente
Processos que são realizados manualmente estão mais propensos a erros e retrabalhos, então, por que não utilizar a tecnologia a seu favor? Ter ao seu lado um sistema ERP, por exemplo, que controla todas as entradas e saídas e tudo que acontece na sua indústria, é essencial para reduzir as perdas na produção, otimizar a aplicação dos recursos e diminuir os custos que envolvem o negócio. Para isso, conte com a Brasão Sistemas! Oferecemos um dos mais completos softwares de gestão para você aumentar os resultados e melhorar cada vez mais o desempenho da sua empresa.

Agora, que tal colocar nossas dicas em prática para fazer uma gestão de custos mais eficiente na sua indústria? Além do que você viu até aqui, temos mais uma dica: preparamos um e-book completo para prepará-lo para todos os desafios dessa atividade. Clique no banner abaixo e tenha todo esse conhecimento em suas mãos:

Você deve gostar também
Como definir as metas de venda
Veja como definir as metas de venda para o seu negócio
Como a gestão de custos é capaz de fazer sua indústria prosperar
Aprenda a calcular o preço de venda na sua indústria

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web