Gestão e Negócios Gestão Empresarial Home

Comece o projeto certo amanhã!

Controlar o fluxo de caixa, de estoque, de clientes, o número e qualidade de fornecedores ou de matéria-prima necessária para a produção. Todas essas informações são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Controlá-las com eficiência e exatidão, muitas vezes, depende da capacidade de gestão da organização. Para facilitar os processos, ter ou desenvolver um software que atenda as demandas da empresa é fundamental.

O desenvolvimento ou necessidade de aquisição de um software é baseado em um longo e complexo projeto que precisa envolver todos os setores e agentes de uma empresa. Principalmente aqueles que serão diretamente impactados. Muitas vezes, o empresário credita o sucesso do projeto pela velocidade com que o software será implementado, mas esse tipo de métrica pode atrapalhar a qualidade da ferramenta. Dessa forma, abaixo exploramos a necessidade de se montar um projeto certo, que atenda às necessidades da empresa e não apenas atenda a demanda de tempo de entrega do processo.

Entenda as necessidades de sua empresa

O objetivo de um novo projeto precisa estar claro desde o primeiro dia de planejamento. Através disso é que se poderá entender se o esforço e investimento empreendidos trarão o retorno esperado.

Muitos projetos começam sem que seus gestores pesquisem as reais necessidades da empresa. Pior do que isso, muitos imaginam quais as características que a ferramenta deve ter sem ao menos se dar ao trabalho de conversar com as pessoas que irão usá-la. Essa falha de comunicação acaba por implantar softwares que simplesmente não são usados ou então que são mal-aproveitados.

Entender profundamente as necessidades da empresa com aquela ferramenta, para de fato desenvolver uma solução tecnológica para o seu negócio, é o primeiro passo para se criar um projeto certo, com alguma garantia do dinheiro envolvido e que realmente traga benefícios.

Procure por um parceiro no desenvolvimento do projeto

Muitas vezes, na ânsia se iniciar logo o projeto, seja para mostrar resultado aos diretores ou então correr atrás de parte do mercado perdido, alguns empresários não avaliam corretamente quem serão seus parceiros no desenvolvimento do projeto.

Encontrar um fornecedor que tenha experiência no mercado e que entenda as necessidades da empresa é vital para o sucesso de qualquer novo software ou até mesmo para a implantação de um produto já consagrado. Algumas empresas terão mais facilidade de se alinhar com esse novo parceiro, outras não. Em geral, é preciso ter um tanto de flexibilidade para ouvir dicas e ideias de quem tem mais expertise no ramo e consiga unir o conhecimento de mercado àss necessidades da sua empresa.

Claro que apenas você ou outros funcionários da empresa serão capazes de avaliar se o projeto está de acordo com o que se procura, mas um fornecedor que não sabe se posicionar trará problemas para projetos que demandem cumprimento de prazos e metas.

Desenvolva uma solução adequada às necessidades diagnosticadas

Entendendo-se as necessidades e encontrando um bom parceiro, a última dica para começar um projeto de forma correta é saber administrar a execução dele. O processo de criação da solução é tão importante quanto todos os outros fatores. É nessa fase que melhorias e correções serão necessárias. As empresas que não estiverem alinhadas com seus objetivos terão dificuldade em finalizar o projeto de maneira certa.

Avaliar as necessidades, encontrar um parceiro e executar o projeto são três passos fundamentais para se desenvolver novos softwares e implementar processos que trarão não apenas melhorias e economia para a empresa, mas a possibilidade de lidar com a tecnologia como um diferencial competitivo. Por isso, lembre-se sempre que o importante não é começar qualquer projeto amanhã, mas sim, o ideal para a sua empresa.

Veja também:

CTA - Blog - Ebook Escolha da Solução Ideal - 2

Você deve gostar também
Os principais métodos para Gestão de Estoque
O que é gestão da qualidade e como ela beneficiará minha atuação profissional?
3 dicas para Reduzir os Custos em sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web