ERP

Como escolher o melhor sistema de gestão para indústria

O dia a dia em uma indústria é caracterizado por atividades distintas daquelas realizadas em outros tipos de empresas, o que acaba exigindo ações e abordagens também diferentes no que se refere à sua administração. É preciso ter um cuidado especial em relação à compra de matéria-prima, à aquisição e manutenção das máquinas, à segurança dos trabalhadores, à produção e à avaliação dos produtos no mercado, por exemplo. São tantas particularidades que os métodos utilizados em negócios de outros segmentos, como comércio e prestação de serviços, não funcionam bem na área industrial. Por isso, contar com um sistema de gestão para indústria é garantir um controle e um acompanhamento mais eficiente dela.

Na prática, um ERP desenvolvido exclusivamente para a indústria oferece soluções para cada uma de suas necessidades, de modo que os processos internos e externos podem ser acompanhados e analisados com maior precisão. Como o sistema oferece apoio a todas as áreas, os gastos com as operações e o tempo utilizado no controle delas são reduzidos, proporcionando um aumento na produtividade como um todo. Além disso, essa ferramenta permite que a indústria organize a captura de dados e emita relatórios confiáveis, o que impacta diretamente na qualidade das tomadas de decisões, aumentando suas chances de sucesso.

E as vantagens de contar com um sistema de gestão para indústria não param por aí. Ao permitir o acesso a informações completas e em tempo real, o gestor pode ter uma visão clara do desempenho do negócio a qualquer momento e, assim, logo descobrir quais ações são positivas e trazem bons resultados e quais delas precisam ser interrompidas ou adaptadas para evitar prejuízos. Outro aspecto que deve ser considerado é que a comunicação interna também é otimizada devido à centralização das informações proporcionada pelo ERP.

O que considerar na hora de escolher o ERP para sua indústria

Como vimos, são vários os benefícios de adotar um ERP na sua indústria, mas não adianta escolher aleatoriamente. Afinal, estamos falando do cuidado com a sua empresa. Por isso, é preciso verificar alguns pontos antes de decidir por uma das opções oferecidas no mercado. Para ajudá-lo nesse desafio, listamos as principais questões para você analisar durante esse processo de escolha. Confira!

1 – Descubra as reais necessidades da sua indústria
Não é só em relação a outros tipos de empresas que as indústrias se diferem. Existem diferenças dentro do próprio segmento, considerando a área em que cada fábrica atua. Uma farmacêutica, por exemplo, está inserida em um contexto distinto de uma têxtil, concorda? Dessa forma, é preciso avaliar quais são as necessidades atuais e futuras (de acordo com o planejamento estratégico) do seu negócio para verificar se a necessidade é de um software completo (caso precise já de algo robusto e urgente) ou de uma solução em módulos (se a ideia for iniciar em um setor mais crítico e, depois, incluir as outras).

2 – Procure um fornecedor com competência na área industrial
Existem várias opções de ERP no mercado, mas nem todos realmente atendem às particularidades de uma indústria. Por isso, é importante conferir, antes de fechar contrato, se o sistema oferecido consegue dar conta dos processos industriais, se o fornecedor já atende outras indústrias, o que esses clientes dizem a respeito do serviço e se quem desenvolveu o software tem conhecimento sobre gestão industrial. O melhor é começar o trabalho com o produto certo para evitar problemas futuros.

3 – Prefira uma implementação com menos impacto na rotina da indústria
Uma indústria não pode ficar parada, então, é importante conferir como é o processo de implementação do ERP. O fornecedor precisa oferecer um serviço completo e de qualidade, para que tudo seja feito de forma ágil e tranquila, impactando o menos possível na rotina da produção. Além disso, ele precisa estar disponível para resolver eventuais problemas ou dificuldades, evitando que elas interfiram no desempenho da sua indústria. Nesse sentido, confira se o fornecedor entende dos seus processos para ajudá-lo a atingir sua capacidade máxima. É importante ressaltar, inclusive, que a implementação do ERP deve envolver o treinamento dos funcionários para que eles possam aproveitar todas as funcionalidades de maneira completa.

Já deu para perceber que um bom sistema de gestão faz toda a diferença no dia a dia industrial, não é verdade? Mas para explicar ainda melhor esse assunto, elaboramos um e-book completo, com tudo o que você precisa saber sobre o ERP ideal para sua indústria. Faça já o download gratuito do material!

E lembre-se também de que a Brasão Sistemas se preocupa em oferecer sempre o melhor aos clientes e, por isso, oferecemos com uma solução ERP totalmente adaptável às necessidades do seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo!

Você deve gostar também
Sistemas ERP X Ferramentas de B.I
Conheça o ERP Radar Empresarial | Brasão Sistemas
Conheça o ERP Radar Empresarial
O que preciso avaliar antes de adquirir um software para a minha empresa?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web