Gestão Empresarial

Como expandir a empresa: saiba o que avaliar e conheça modelos de expansão

Tomar a decisão de expandir a empresa é um momento muito aguardado por todo empreendedor, e não é à toa: quando essa hora chega, significa que o negócio alcançou tamanho sucesso que investir ainda mais nele é uma escolha segura e que pode trazer resultados positivos. Porém, saber qual é o momento ideal para a expansão ou mesmo como fazer isso com eficiência não é tarefa fácil.

 

É preciso analisar os números do empreendimento, avaliar o mercado e a concorrência e verificar se expandir a empresa é realmente uma boa opção. Depois disso, também é fundamental conhecer as formas de expansão disponíveis a fim de escolher a mais apropriada para o momento. Apesar de ser um processo complexo, seguir esses passos garante a assertividade da sua decisão.

Como avaliar o momento de expandir a empresa

Se a sua empresa está tendo um bom lucro é hora de pensar em expansão, certo? Não exatamente. É comum que os empreendimentos registrem aumento no lucro em algum momento, ocasionado por fatores como a sazonalidade. Isso dá a entender que se trata do momento certo para expandir, mas tomar essa decisão com base apenas no período recente pode ser perigoso.

 

Por esse motivo, avalie, pelo menos, os resultados financeiros dos últimos três anos. Se esse lucro for contínuo, você tem o primeiro sinal verde para expandir a empresa. Além disso, também verifique as possibilidades que a sua área oferece para o presente e o futuro. Será que é uma boa ideia expandir uma empresa de táxis considerando o aumento do uso de aplicativos de transporte, por exemplo?

 

É claro, essa é uma decisão sua e que depende de vários fatores. O que queremos dizer é que avaliar o contexto do seu segmento é importante para essa escolha. Afinal, se o seu nicho está crescendo, é muito provável que a sua empresa cresça também. Aliás, se você identificar uma demanda específica do seu ramo e puder atendê-la, as chances de sucesso são ainda maiores!

 

Analise, ainda, a satisfação dos seus consumidores. Se eles confiam na sua marca e estão felizes com as soluções apresentadas, você tem mais um sinal positivo! Por fim, assegure que os colaboradores estejam satisfeitos e que o clima interno na empresa esteja adequado, já que a equipe é peça-chave para a expansão do negócio.

 

Planejamento orçamentário

Quais são as formas de expandir a empresa

Depois de analisar o contexto do negócio e concluir que esse é o momento de expandir a empresa, o próximo passo é conhecer os modelos de expansão. Afinal, existem várias possibilidades e é preciso avaliar qual é a mais adequada de acordo com o perfil e os recursos do empreendimento.

 

A abertura de uma nova unidade é uma forma de expansão muito comum, por exemplo. Nesse caso, é necessário ter atenção ao local da nova instalação, que deve ser pensado de forma estratégica, e ao orçamento da empresa, já que essa opção exige um fôlego extra para se manter e se consolidar. Lembre-se de que a lucratividade pode aumentar e, por consequência, o trabalho também!

 

Outras opções para expandir a empresa são fazer a aquisição de um empreendimento ou a fusão com outro negócio, alternativas que funcionam com empresas de qualquer porte. Aqui, é necessário ter muito cuidado na avaliação do empreendimento que você quer comprar ou ao qual pretende se fundir, pois é preciso um conhecimento abrangente sobre a situação dele.

 

Além disso, outro modelo de expansão bem conhecido é o de franquias. Neste caso, é possível fazer a divisão dos custos da administração com os franqueados ou mesmo atribuir apenas a eles a maior parte dos gastos. O maior cuidado nesse modelo é em relação à escolha dos parceiros, que serão os responsáveis por divulgar a manter a imagem da sua marca.

Utilize a tecnologia para expandir a empresa

Os modelos de expansão sobre os quais falamos são os mais conhecidos. Porém, existem formas de expandir a empresa sem, necessariamente, fazer esses movimentos. Ao investir em novos produtos, contratar funcionários, comprar maquinário ou melhorar a divulgação do negócio, você também está expandindo de alguma maneira, o que é muito importante para a sua competitividade.

 

Em todos esses casos, como vimos, é indispensável ter informações atualizadas, completas e seguras sobre as operações da sua empresa. E um modo de assegurá-las é contar com a tecnologia ou, mais precisamente, com um sistema de gestão empresarial. Aqui na Brasão, por exemplo, nós oferecemos o ERP Radar Empresarial, uma solução eficiente desenvolvida pela WK Sistemas.

 

Com ele, você tem acesso a todos os dados do seu empreendimento de forma rápida e eficaz, já que as informações são atualizadas em tempo real. Além disso, em um mesmo local, você pode conferir os números e indicadores de todos os setores da empresa, sem a necessidade de consultar planilhas e relatórios diferentes. É muito mais praticidade e segurança para tomar decisões importantes!

 

Quer saber mais? Acesse o nosso site ou entre em contato conosco para entender como o ERP pode ajudar na gestão e melhorar os resultados do seu negócio. E se você ficou com alguma dúvida sobre como expandir a empresa, deixe seu comentário. Nós estamos a postos para lhe atender!

Você deve gostar também
Entenda como funciona a cadeia de suprimentos
O que é gestão da qualidade e como ela beneficiará minha atuação profissional?
Por que projetos de implantação de sistemas fracassam?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web