Skip to main content

Blog

Como a gestão de custos é capaz de fazer sua indústria prosperar

Gestão Financeira 13.12.2017 5 minutos de leitura Voltar

Reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir a satisfação do cliente podem parecer três metas difíceis de alcançar na sua indústria. No entanto, elas são completamente tangíveis se você fizer uma boa gestão de custos. Essa atividade, como já mencionamos por aqui, corresponde, resumidamente, ao processo de organizar e administrar os custos do negócio. Dessa maneira, é possível equilibrar a balança entre gastos e receitas, a fim de se manter cada vez mais eficiente e competitivo no mercado. Além disso, se bem feita, pode trazer ainda outras vantagens para o dia a dia da indústria, como veremos neste artigo.

Para começar, é preciso destacar a necessidade do gestor ficar atento ao significado dos números. Ter um faturamento alto, por exemplo, nem sempre significa que a empresa é saudável. Afinal, ela pode estar com um grande volume de vendas de determinado produto, mas ter um custo muito alto para produzi-lo, o que resulta em uma redução expressiva do lucro. Em casos como este, o risco para a indústria é grande, principalmente se ocorrer em um período de sazonalidade negativa, como o fim de uma estação ou uma data comemorativa, podendo gerar prejuízo nas finanças. Porém, com uma gestão de custos bem-estruturada é possível prever cenários e estar sempre preparado para as eventualidades.

Uma boa gestão de custos é uma ferramenta indispensável também para que você defina seus objetivos financeiros em curto, médio e longo prazos. Isso porque ela revela quanto a indústria gasta para manter os negócios em perfeito funcionamento. A partir dessas informações, os administradores são capazes de determinar metas de vendas, de retenção de clientes, de aumento da produtividade e, é claro, de redução de gastos.

Gestão de custos: a melhor forma de priorizar investimentos e tomar decisões assertivas

Em tempos de crise, é comum que as organizações parem todos os investimentos até a situação melhorar. Contudo, se você tem a gestão de custos como uma prática, não é necessário estagnar o seu negócio. Pelo contrário, é possível continuar investindo nele, mesmo que seja de um modo reduzido. Isso porque, a partir da visão clara de tudo o que está acontecendo, você conseguirá planejar ações que caibam no orçamento e que possam ser concretizadas independentemente do cenário mais adverso.

Sem essa percepção ampla, você pode acabar tomando uma decisão equivocada, o que, além de resultar em prejuízos financeiros, vai acarretar perda de tempo e frustração de expectativas. Mas, com o controle efetivo das despesas, você sabe exatamente o quanto pode ou não gastar. Dessa maneira, suas decisões serão mais assertivas, já que serão tomadas com base em informações concretas, não apenas em achismos.

Conte com a Brasão Sistemas para uma gestão de custos eficiente na sua indústria

Quer ter todas essas vantagens na sua indústria e melhorar continuamente seus processos produtivos? Então conte com a gente! Oferecemos o ERP Radar Empresarial, uma solução de gestão completa, que integra de maneira inteligente todas as áreas de uma indústria. O software, desenvolvido pela WK Sistemas, contempla rotinas e ferramentas para custeio industrial e comercial para formação de preço de vendas e análise de preço de vendas, de rentabilidade, de margem de contribuição e de ponto de equilíbrio. Além disso, o sistema proporciona a correta verificação de custos diretos e indiretos e reúne as melhores práticas de mercado, que permitem às empresas saberem exatamente quais são os custos que envolvem seu processo produtivo, bem como as despesas relacionadas ao processo de comercialização dos produtos.

Para ajudá-lo ainda mais, elaboramos um e-book exclusivo sobre como controlar as finanças e aumentar o lucro da sua indústria com uma boa gestão de custos. Clique no banner abaixo, faça o download gratuito e aproveite nossas dicas!

Gestão de custos

Deixe seu comentário