Business Intelligence Gestão de Estoque Home

Como o Business Intelligence pode otimizar a minha gestão de estoque

Como o Business Intelligence pode otimizar a minha gestão de estoque | Brasão Sistemas

Quando falamos em otimizar a gestão de estoque, normalmente a primeira ação a ser tomada é a de mapear, melhorar e padronizar os processos. Alterar a forma como eles são executados é o primeiro e um dos mais importantes passos na busca por otimizar a gestão.

No entanto, outro ponto igualmente importante que deve ser levado em consideração é a utilização de sistemas de informação que, além de automatizar os processos, contribuem para a tomada de decisão através da geração de relatórios.

Neste artigo, vamos falar de como o Business Intelligence é fundamental para a gestão e mostrar como ele pode oferecer uma visão mais aprofundada dos números da operação. Quer saber mais? Continue acompanhando!

O que é o Business Intelligence?

O B.I. — em português chamado de Inteligência de Negócios — é uma ferramenta sistêmica que permite a geração de relatórios gerenciais, gerenciamento das informações empresariais, consultas e análises e até mesmo tabelas dinâmicas que possibilitam avaliar a performance das atividades. Resumidamente, ele é um complemento crucial do ERP que a empresa utiliza.

Como o B.I pode otimizar a gestão de estoque?

Se, por um lado, o ERP integra as áreas da empresa, promovendo maior confiabilidade, maior fluxo de informações e automatizando os processos, por outro, é capaz de consolidar todas as informações fornecidas pelo ERP e gerar relatórios que mostram um panorama geral sobre qualquer atividade, permitindo que seja feito o agrupamento dos dados necessários para análises e processos de tomada de decisão. Dessa forma, toda a performance do setor de estoque pode ser avaliada, sendo possível adotar novas estratégias e ações que irão contribuir para a melhoria da gestão de estoque — e isso inclui também a forma como o setor de compras negocia e adquire os produtos que serão estocados.

Quais são os benefícios de utilizar o B.I na gestão de estoque?

Dentre os principais benefícios que o B.I pode proporcionar para uma gestão melhor, podemos citar:

Redução de desperdício

Com os relatórios gerados, é possível identificar quando as mercadorias necessitam de reposição e em quais quantidades devem ser compradas. Isso evita a perda de produtos por validade ou por obsolescência. Outros métodos para a gestão de estoque você encontra no nosso post sobre o assunto!

Redução de custos

Apesar do investimento necessário para realizar a implantação do B.I, a sua utilização pode oferecer redução de custos com estoques abarrotados, custos das perdas citadas acima e até mesmo a redução dos custos de uma venda perdida em decorrência da falta de determinado item em estoque.

Melhora os processos de compras

Como vimos, o B.I fornece uma visão geral do estoque e informações precisas para as decisões de compra. De uma forma geral, isso beneficia a gestão do estoque, pois o espaço passa a ser utilizado de forma mais otimizada e o controle de perdas é maior.

Gestão de vendas

Se, por um lado, é possível entender o planejamento de vendas e saber exatamente o que, como e quando será vendido, por outro é possível avaliar se o estoque disponível é capaz de atender todo o planejamento de vendas e, em caso negativo, acionar o setor de compras e fornecer informações precisas sobre a demanda futura.

O B.I, portanto, é capaz de fornecer informações sólidas e precisas não só sobre a operação, mas também sobre as decisões e estratégias que precisam ser tomadas para que a gestão alcance melhores resultados.

Agora conte-nos: Como é feita a gestão de estoque na empresa onde você trabalha? Como as informações são trabalhadas e avaliadas para ajudar a alcançar melhores resultados? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários abaixo!

Veja também:

cta-blog-whitepaper-atualizado

 

Você deve gostar também
O que as startups podem ensinar às empresas sobre gestão
Os erros mais comuns ao elaborar um plano estratégico anual
3 dicas para evitar furos no estoque

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web