Gestão Empresarial Home

Como otimizar 4 processos industriais mais importantes

A cadeia de produção das indústrias é grande, o que faz com que os gastos para realização de suas atividades também o sejam. Gestores de diversas áreas estão sempre em busca de realizar melhorias para ampliar os lucros e diminuir os custos de fabricação dos produtos. Algumas ações simples, de baixo investimento em relação ao retorno produzido, poderão ser extremamente funcionais para o negócio. Neste post, você aprenderá como otimizar 4 processos industriais mais importantes. Veja o que preparamos para você!

Rastreabilidade de produtos

Uma empresa que se preocupa com a segurança de seus produtos, além de responsável, é bem vista no mercado. E para que os processos industriais sejam otimizados e garantam aos clientes a possibilidade de conhecer ações, matérias-primas e insumos realizados durante a produção destes itens, é que existe o processo de rastreabilidade. Tal ação permite à empresa realizar ações preventivas, caso haja algum defeito ou risco aos consumidores. Como isso não pode ser feito com eficiência por meio de papéis, automatize este processo por meio de um sistema de gestão.

Gestão de estoque

A gestão de estoque nos processos industriais é de responsabilidade do Gerente de Operações. Neste contexto, é importante que os recursos materiais estejam sempre disponíveis para que a produção de bens aconteça de maneira a atender às demandas, que nem sempre são constantes, principalmente pelo fato de que alguns produtos são sazonais, por exemplo. Por isso, é necessário que o responsável por este setor seja capaz de prever demandas, monitorar o estoque e observar a capacidade do armazém de receber bem todos os itens. Nesse sentido, a tecnologia tem muito a oferecer, principalmente na automatização desses processos industriais.

Saiba mais sobre como manter um Controle de Estoque eficiente com o nosso whitepaper gratuito.

Processo de compras

A otimização das compras faz com que os processos industriais sejam menos dispendiosos e, consequentemente, mais rentáveis. A realização da gestão de requisições é uma das ações que permite isso. Colocar sob “uma lupa” todos os pedidos feitos pelos funcionários, gerenciar as cotações de preços de maneira automática, integrar as áreas de requisições internas, estoque, comercial e produção até o recebimento dos materiais, e fazer um efetivo controle da liberação de aquisições por meio de centros de custo e por seus limites orçamentários, são essenciais para a dinâmica eficiente do processo.

Gestão

Os sistemas de gestão são excelentes ferramentas para otimizar os processos industriais, inclusive os que foram acima citados. Com eles, é possível trabalhar todas as áreas de negócio de uma empresa de forma integrada, gerando relatórios personalizados, realizando importações e exportações, dentre outros recursos para as áreas de Vendas, Finanças, Recursos Humanos, Business Intelligence e Controladoria. Conheça o Sistema WK industrial, uma eficaz solução vertical feita exclusivamente para a área industrial de transformação, e agregue esta funcionalidade a sua rotina.

Para dinamizar o dia a dia de sua empresa, para que ela possa produzir mais e ter uma maior lucratividade, é necessário comprometimento com a automatização dos processos. Tem algum outro que poderia agregar à nossa lista? Conte para a gente o que você pratica e sabe sobre este assunto, através do campo de comentários abaixo!

Veja também:

Quer saber mais sobre como otimizar os processos industriais? Baixe nosso eBook sobre o assunto gratuitamente:

CTA - Blog - Otimização de Processos

Você deve gostar também
O que as startups podem ensinar às empresas sobre gestão
4 dicas para investir na força de venda da sua empresa vaejista.
4 dicas para investir na força de vendas da sua empresa varejista
Como reduzir a inadimplência em seu negócio?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web