Gestão de Estoque Home Otimização de Processos

Como otimizar os processos da sua empresa: Armazenamento de produtos

Como otimizar os processos da sua empresa

A gestão de estoques é uma parte fundamental na administração de um negócio, e otimizar o armazenamento dos produtos de uma empresa pode fazer toda a diferença na economia de recursos, prevenção do desperdício e agilidade na entrega de mercadorias, garantindo maior satisfação para o cliente e mais lucratividade para o empreendimento.

Confira abaixo como otimizar o armazenamento de produtos na sua empresa.

Endereçamento de estoque

Existem vários meios para facilitar a armazenagem do estoque, e uma das opções mais eficientes nesse sentido é o endereçamento.

Essa estratégia consiste em atribuir letras ou números para cada corredor, estante, prateleira, e nicho, inclusive para as posições direita e esquerda nas “ruas” do galpão de estoque.

Vejamos este exemplo: uma caixa que está no corredor ou rua A, à direita, na estante 3, sobre a quarta prateleira, seria facilmente identificável no sistema a ser implantado como localização AD34 (ou seja: rua A, lado direito, estante 3, prateleira 4). Esse endereço em um sistema, seria acompanhado do tipo de produto, data de entrada no armazém e validade, no caso de perecíveis.

Dessa maneira, fica muito mais fácil registrar a localização de cada item e, consequentemente, encontrá-los em meio aos outros produtos estocados.

Automatização da gestão

O endereçamento das mercadorias possibilita que cada um dos itens seja mais facilmente encontrado, na rapidez que a atividade comercial exige. Porém, quando um pedido é realizado, também é muito importante contar com um processo automatizado e integrado com as outras atividades logísticas.

É interessante, portanto, usar um software de gestão de estoque a fim de tornar a atividade mais ágil para que as partes de controle fiscal, de estocagem e de transporte de produtos não comprometam a chegada das mercadorias ao consumidor e sejam o diferencial que deixará seu cliente mais satisfeito. Um sistema desse tipo favorece a questão da confiabilidade e profissionalismo do seu empreendimento.

Processos de circulação de mercadorias

Além de endereçar devidamente seu estoque e automatizar seus processos de gestão, é importante controlar a circulação dos produtos — o que, naturalmente, será muito mais fácil depois que o endereçamento e a automatização estiverem concluídos. Dessa forma, será possível dar saída a um produto que esteja há mais tempo estocado ou cuja data de validade esteja se aproximando.

Essa organização evita perdas, prejuízos e ajuda a manter um bom relacionamento com o cliente ao garantir bons produtos.

Cuidados com o local de armazenamento

Outros cuidados podem ajudar a otimizar a estocagem das mercadorias comercializadas pela sua empresa. São eles:

  • Evite armazenar produtos ou peças pequenas em grande volume dentro de um nicho, isso impede que os pequenos itens sejam perdidos ou saiam de um padrão de organização;
  • o local de armazenamento deve estar sempre bem higienizado e ter apenas o essencial, sem objetos em desuso, a fim de prevenir focos de roedores e outros animais;
  • o ideal é que o armazém tenha acesso direto e independente, sem confusão com outros setores do empreendimento;
  • o piso e as paredes devem estar em bom estado de conservação, ser laváveis e impermeáveis;
  • as mercadorias não devem ser acondicionadas diretamente sobre o chão, dando preferência ao uso de tablados e pallets;
  • por fim, é fundamental que os depósitos sejam bem ventilados e livres de umidade, pois uma temperatura de armazenamento inadequada pode comprometer a durabilidade de diversos produtos, mesmo que não sejam considerados perecíveis.

Como você otimiza a estocagem de produtos na sua empresa? Que tal realizar um diagnóstico gratuito para saber como anda sua gestão de estoque? Não deixe de comentar este post compartilhando suas dúvidas e experiências!

Veja também:

A otimização de processos auxilia no aumento da produtividade da equipe, além de minimizar possibilidade de erros e retrabalho. Baixe gratuitamente o nosso eBook:

CTA - Blog - Otimização de Processos

Você deve gostar também
Sistemas ERP
O que um sistema ERP fará para o seu negócio?
Como algumas atitudes podem melhorar o Controle de Qualidade da sua empresa?
Como calcular a taxa de crescimento anual da sua empresa?
2 Comentários
  • Bárbara de Matos
    26/08/2015 em 22:01
    Responder

    Eu adorei o site pois o que mais me intrigou foi o porque não colocaram o autor, por favor me mande o nome pois estou fazendo o meu fichamento baseado no site de vocês, faço ADM.

    • Marina
      27/08/2015 em 16:46
      Responder

      Olá Bárbara,
      Como referência dos artigos, favor referenciar o nome “Brasão Sistemas” como autor, junto ao link dos artigos utilizados.

      Obrigada.
      Um abraço.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web