Home Planejamento Estratégico

Como realizar um bom planejamento tático na sua empresa

Em uma empresa, é muito importante que, além de traçar objetivos e metas, também se saiba como fazer para alcançar essas metas por meio do planejamento tático. Afinal, não adianta apenas saber onde se quer chegar — é preciso saber como chegar lá, por qual caminho ir, e o planejamento tático é fundamental para isso. Pensando nisso, vamos mostrar neste post, como realizar um bom planejamento tático para sua empresa. Confira!

Como funciona o planejamento tático?

Depois de ter feito um bom planejamento estratégico, avaliando as forças e as fraquezas da empresa, e de tomar as decisões do que é preciso fazer para manter as forças e corrigir as fraquezas, é hora de traçar planos mais detalhados para poder começar a obter resultados. O planejamento tático é como se fosse o planejamento estratégico, mas desmontado para cada setor da empresa. É durante o planejamento tático que se define quais serão as novas abordagens do marketing, o que será feito no RH, quais serão os novos investimentos, como ficará o estoque, entre outras estratégias. São elaborar pequenos planos para cada área da empresa. O planejamento tático, com suas metas de médio prazo, é uma conexão que fica entre o planejamento estratégico — que define metas de longo prazo — e o planejamento operacional, que define pequenas metas de curto prazo que, por sua vez, ajudam a atingir as metas de longo prazo.

E como fazer o planejamento tático?

O planejamento tático deve ser feito com calma e atenção, uma etapa de cada vez. Essas etapas do planejamento tático são:

1. Averiguar

Primeiro, é preciso definir quais são os problemas que estão ocorrendo em cada setor da empresa. Descubra quais são as causas desses problemas e, então, avalie quais são os efeitos que esses problemas estão tendo sobre a empresa.

2. Solucionar

Em seguida, esboce alternativas viáveis para solucionar os problemas descobertos em cada setor.

3. Refletir

Agora, é muito importante — antes de tomar qualquer decisão ou de escolher uma alternativa — refletir bastante sobre quais são as possíveis consequências de cada opção apresentada. Quais são mais arriscadas? Quais oferecem mais chances de sucesso? O que cada alternativa irá requerer?

4. Agir

Finalmente, é preciso escolher uma alternativa para solucionar cada problema e, então, colocá-la em ação.

Como o planejamento tático ajuda a empresa?

Após traçar os planos táticos, você terá os objetivos de cada setor da empresa, que são pequenas ações que servem para garantir que os grandes objetivos do planejamento estratégico sejam atingidos. Apresentamos, a seguir, alguns exemplos de objetivos táticos:

  • Garantir que, em até um ano, mais nenhum produto com defeito seja comercializado;
  • Garantir que o prazo de entrega dos produtos passe a ser cumprido 50% mais rápido;
  • Garantir que todos os funcionários possuam graduação em até três anos.

É claro que não adianta apenas traçar os objetivos táticos e esperar que eles se cumpram sozinhos. É preciso estar constantemente verificando a situação, se está havendo evolução e se as metas estão a caminho de serem cumpridas. Para isso, é importante acompanhar relatórios, planilhas e feedbacks, que você pode obter facilmente contanto com um bom software de gestão para ajudar a monitorar a produtividade e eficiência da empresa e do planejamento tático.

E aí na sua empresa, já foi feito o planejamento tático? Tem outras dicas e sugestões sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Baixe nosso ebook com dicas para fazer seu negócio crescer esse ano: Como planejar  o crescimento do seu negócio?

Você deve gostar também
Ebook: 3 problemas que você nem sabe que existem na sua empresa e como resolvê-los com o auxílio da tecnologia
4 dicas para melhorar a gestão fiscal da sua empresa
3 dicas para Reduzir os Custos em sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web