ERP Home Planejamento Estratégico Underground

Como um ERP auxilia no planejamento da empresa

Que um software ERP (Enterprise Resource Planning) é indispensável para uma empresa e apresenta diversos benefícios ao ser utilizado todo mundo já sabe. Porém, pouco é falado sobre como ele auxilia efetivamente no planejamento da empresa.

Considerando a necessidade de driblar situações sofridas por interferência de fatores externos, como a economia, por exemplo, desenvolver um plano adequado à realidade do negócio é imprescindível para alcançar resultados favoráveis.

Veja como um ERP auxilia no êxito desta tarefa:

Integrando todos os departamentos da empresa

Imagine-se em uma situação onde precisa definir quais os próximos passos de sua empresa e, para isso, é necessário convocar todos os seus funcionários para saber o que está acontecendo? Ou pior, definir metas e o caminho da sua empresa por conta própria, sem informações.

Com a integração de todos os departamentos de sua empresa com o auxílio de um ERP você terá em mãos, rapidamente, a resposta para todas as suas perguntas e direcionamento para decisões. Com isso será possível uma menor propensão ao erro.

Acabando com as conhecidas intuições e dando lugar à análise de dados

Ainda falando sobre dados para a tomada de decisões altamente estratégicas, um software ERP ainda contribui para a criação de uma cultura empresarial que não dá lugar a justificativas sem comprovação do que é dito ou proposto.

Nesse sentido, ele acaba com discursos de intuição ou experiência no negócio e dá lugar a análises reais  sobre a situação do negócio, potencial de expansão nas vendas, gargalos e outros pontos de atenção favoráveis ou não.

Afinal de contas, saber o que não deve ser feito é tão ou mais importante do que saber o que fazer, pois isso apenas a rotina diária apontará caminhos de otimização.

Integrando todos os recursos da empresa para uma visão sistêmica pelo ERP

Não apenas os departamentos de sua empresa são integrados com o uso de um ERP. O software também se encarrega de integrar todos os recursos dela, tanto monetários diretos (dinheiro em caixa) quanto indiretos (como estoque e inventário).

Com isso você consegue entender o funcionamento do fluxo de caixa real do seu negócio identificando tanto as oportunidades de crescimento quanto as ameaças a ele.

Reduzindo a possibilidade de falhas e redundância nas informações

“Errar é humano” talvez seja uma das frases que melhor se aplica à realidade de não utilizar um ERP para desenvolvimento de um planejamento estratégico. Por sermos passíveis a falhas, as chances de se deparar com equívocos nas informações ou redundância delas é maior.

Já com o software a garantia de cruzamento de dados da forma correta é maior. Apesar de o problema poder acontecer levando em consideração os funcionários que não têm cumprido esse processo de lançamento de dados e informação, com o ERP você consegue identificar mais rapidamente essa falha e orientar os colaboradores na correção.

Na definição de metas reais conforme histórico da empresa

Devido a todas as integrações realizadas, o software ERP propicia aos gestores uma visão sistêmica do que acontece e do que já ocorreu na empresa em determinadas situações

Com este histórico disponível para verificações se torna mais fácil identificar onde ocorreram os erros e gargalos diagnosticados que precisam ser ajustados no novo planejamento.

Você já possui um ERP e utiliza seus recursos como ferramenta estratégica para desenvolver os planejamentos de sua empresa? Aproveite para conferir o nosso Guia para reduzir custos e aumentar a lucratividade na sua empresa. É gratuito e tem muitas dicas que te ajudarão!

Você deve gostar também
As novidades trabalhistas para 2015 que você precisa ficar de olho
Conheça as previsões do mercado varejista em 2015!
Conheça as previsões do mercado varejista em 2015
[E-book] Gestão de contratos: eficiência na prestação de serviços

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web