Gestão Empresarial

[E-book] Confira os cuidados ao fazer a implantação de software ERP

O processo de implantação de software ERP exige alguns cuidados para que ele cumpra o que se espera dessa tecnologia. Ou seja, não basta à sua empresa ter um sistema de gestão empresarial. É necessário que ele seja aderente ao seu negócio e que todos os envolvidos estejam engajados na utilização da novidade para que possam ser colhidos os frutos dessa modernização.

Por isso, pensando em como facilitar o processo de implantação para a sua equipe, elaboramos um material especial sobre o assunto. Nele, você vai entender em detalhes a importância de observar com atenção a implantação de software ERP, quais são os erros nesse processo e como corrigi-los. Por fim, conhecerá uma metodologia especial criada justamente para facilitar esse trabalho.

Para conferir todo esse conteúdo, clique na imagem abaixo e faça o download do e-book gratuitamente!

A importância dos cuidados na implantação de software ERP

Na introdução do e-book, apresentamos um panorama de uma realidade que é bastante presente em muitas empresas que passam pelo processo de implantação de um novo ERP. Entre os desafios existentes está a falta de percepção de resultados concretos com o investimento. Quer dizer, a tecnologia passa a fazer parte do dia a dia da empresa, mas os processos não ganham as melhorias esperadas.

Para resolver isso, logo no primeiro capítulo, falamos da importância em dar atenção à implantação, destacando os três pontos essenciais para que esse primeiro passo seja vencido com menos percalços. São eles: a transparência na comunicação aos colaboradores sobre a implantação de software ERP, a definição de um orçamento cuidadoso para dar conta de todos os custos do processo e a definição de um cronograma para agilizar as etapas e cumpri-las com eficácia.

Mas tão importante quanto saber o que fazer é conhecer o que não fazer no processo de implantação de software ERP. E o segundo capítulo é dedicado a este assunto, conforme vamos detalhar a seguir.

Os erros mais comuns na implantação de software ERP

No e-book, você vai poder visualizar tópico por tópico alguns erros que podem acontecer durante a implantação de um ERP. Conhecê-los é essencial para evitar esses problemas e trabalhar para que a sua empresa não passe alguns sufocos.

O primeiro deles é a falta de entendimento entre o comprador e o fornecedor. Esse relacionamento precisa ser muito bem alinhado, especialmente nas situações em que a empresa que adquire o software conta com profissionais pouco familiarizados com tecnologia.

Para resolver isso, um cuidado interessante é buscar um fornecedor que tenha tato na explicação sobre a utilização da tecnologia aos colaboradores da sua empresa. Este é um critério essencial para romper aquela conhecida resistência a mudanças e, dessa maneira, conquistar o tão essencial engajamento da equipe.

Além disso, o software precisa estar alinhado às suas necessidades. Se ele tem um excesso de funções, os colaboradores não vão enxergar vantagem na mudança de processos. Neste caso, de nada vai adiantar uma equipe de suporte solícita. Por outro lado, economizar na solução e contratar um software ERP que não tenha todas as funcionalidades necessárias também não ajuda.

Nesse sentido, o planejamento é essencial porque ele permeia não só todos os cuidados levantados no processo de implantação de software ERP como também faz parte da realidade de qualquer decisão corporativa. O e-book ainda trata da questão dos treinamentos, um aspecto fundamental para o aproveitamento pleno de todas as funções de uma solução assim.

Implantação de software ERP eficiente para não ter dores de cabeça

No terceiro capítulo, o e-book apresenta dicas para uma implantação de software ERP eficiente e destaca novamente o planejamento. Contudo, além dele, ainda são detalhados a importância de uma boa escolha do software e do fornecedor e a necessidade dos treinamentos e da inclusão das lideranças no processo de engajamento das equipes.

Por fim, o material apresenta no quarto capítulo a metodologia MAIS WK, da WK Sistemas, que é parceira da Brasão e desenvolvedora do ERP Radar Empresarial. Ela oferece templates desenvolvidos com pré-configurações de tabelas padrões e regras contábeis e fiscais acompanhadas de uma completa documentação para integração e validação dos processos. Assim, é possível antecipar a percepção dos resultados, pois ela foca nas principais necessidades da empresa e quebra a implantação do ERP em fases.

Então, para conferir em detalhes todas as dicas e cuidados essenciais para a sua empresa ter sucesso na implantação de software ERP e qual tecnologia no mercado está mais alinhada às necessidades do seu negócio, faça o download do e-book agora mesmo!

E se você tiver alguma dúvida sobre este assunto, fale com a gente! Caso a sua empresa tenha tido alguma experiência nesse processo de implantação e queira compartilhar aqui no blog, você pode usar o espaço de comentários abaixo. Estamos sempre à disposição.

Você deve gostar também
As novidades trabalhistas para 2015 que você precisa ficar de olho
Ebook: 3 problemas que você nem sabe que existem na sua empresa e como resolvê-los com o auxílio da tecnologia
[E-book] Custo da ociosidade: aprenda como calculá-lo e mantê-lo sob controle

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web