Gestão Contábil e Fiscal Home Recursos Humanos

Entenda a relação entre o eSocial, o FGTS e a Previdência social

Entenda a relação entre o eSocial, o FGTS e a Previdência social

Uma reclamação recorrente dos empresários brasileiros é a burocracia de processos relacionados aos órgãos governamentais. No entanto, em breve, todas as empresas do Brasil irão usufruir das vantagens do eSocial, um projeto que irá implementar a escrituração digital da folha de pagamento, além do cumprimento de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores com seus funcionários. Continue a leitura e descubra como o eSocial irá mudar o dia a dia da sua empresa!

Facilidades

O eSocial é um projeto do governo federal que tem como principal objetivo a unificação do envio de informações sobre empregados por meio de um só portal na web. Para isso, as empresas precisarão fazer a transmissão de arquivos digitais por meio da tecnologia de web service. Assim, espera-se que as obrigações trabalhistas e fiscais possam ser cumpridas de forma mais simples e intuitiva.

Vantagens

Tendo em vista que o eSocial é fruto de uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, do INSS, da Receita Federal e dos Ministérios da Previdência e do Trabalho e Emprego, o eSocial poderá trazer benefícios para as empresas em diferentes áreas cobertas por esses órgãos. O atendimento a diversas obrigações a partir do mesmo local é o principal.

Outra vantagem é a possibilidade de integração dos sistemas atuais das empresas com o eSocial, criando oportunidades para automação no envio de informações. Também pode ser destacado o cadastro das pessoas físicas e jurídicas, que será padronizado e integrado em todas essas instituições, reduzindo substancialmente as chances de erros nos processos!

FGTS e Previdência Social

Atualmente, os cálculos e os recolhimentos de FGTS e Previdência Social são feitos por meio de guias específicas. São elas a Guia de Recolhimentos do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), que permite o cadastro de vínculos trabalhistas, ademais da remuneração dos segurados, e a Guia da Previdência Social (GPS), que recolhe as contribuições sociais dos empregadores.

Com o e-Social, essas obrigações extras dos empregadores serão totalmente eliminadas! Dessa forma, os valores das contribuições serão todos calculados automaticamente no sistema, com base nas informações inseridas e mantidas pelo empregador. Além disso, os recolhimentos serão feitos por meio de um documento de arrecadação único, emitido no próprio software. Para começar a fazer isso, bastará que o empregador siga as orientações do governo para preencher e validar as informações, antes de as transmitir pelo sistema.

Piloto opcional

Desde o ano passado, já está no ar uma versão em fase testes do e-Social voltada para os empregadores domésticos. O governo vem fazendo testes com o piloto para aprovar a ferramenta, antes que ela se torne obrigatória a todos os demais empregadores. Não se esqueça de que, para manter sua empresa sempre em dia com a lei, é preciso ficar sempre por dentro das últimas novidades que podem mudar a forma como os processos são conduzidos!

O que você achou do projeto eSocial? Sua empresa está por dentro dos detalhes e preparado para a implantação?

Veja também:

Como está a gestão da sua empresa? Baixe nosso eBook gratuitamente e descubra os segredos para melhorar ainda mais os processos de gestão da sua empresa:

Os segredos da Gestão eficiente no varejo

Você deve gostar também
3 dicas para Reduzir os Custos em sua empresa
Confira algumas dicas para vender mais!
O que é Conciliação de Estoque?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web