Gestão Empresarial

Entenda a importância da manutenção industrial como ação estratégica

A manutenção industrial ainda tem a sua importância subestimada por muitos gestores, sendo vista apenas como mais uma despesa, não como um investimento. A questão é que eles se esquecem daquela máxima que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. E é justamente esse o papel da manutenção: prevenir que problemas evitáveis se tornem uma dor de cabeça no futuro.

No caso das indústrias, essa prevenção deve ser encarada como parte fundamental de todo o processo de produção. A criação de um produto de qualidade e a capacidade produtiva estão diretamente ligadas ao bom funcionamento dos equipamentos, o que só é possível por meio da manutenção constante.

A importância da manutenção industrial

Quando falamos de qualidade, logo pensamos em tudo o que diz respeito ao processo produtivo. No entanto, é cada vez mais necessário que os gestores consigam entender o quanto a manutenção industrial está intimamente ligada a tudo isso, graças à confiabilidade que confere aos equipamentos e ao fato de deixá-los sempre à disposição.

Sendo assim, podemos dizer que o objetivo da manutenção industrial é assegurar que a fábrica e todos os seus equipamentos estejam sempre funcionando a pleno vapor para que a sua produção seja mais eficiente, criando mais itens com o menor custo por unidade. E claro, isso tudo sem diminuir a qualidade e nem deixar de se importar com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.

A manutenção industrial atua para evitar a degradação dos equipamentos e das instalações, que geralmente é causada pelo desgaste natural de sua utilização ou ainda pelo uso inadequado. Essa degradação se torna visível de diversas formas, desde a má aparência externa até a perda de desempenho, o que pode ocasionar paradas na produção, atrasos, diminuição da qualidade e poluição ambiental.

Por isso, pensar a manutenção industrial não somente como mais um entre os diversos gastos que empresa possui, mas como um investimento, algo que deve fazer parte da estratégia, é fundamental. Com ela, a indústria consegue aumentar a produtividade sem perder a qualidade, impactando de forma direta na satisfação de seus clientes e, consequentemente, no aumento das vendas e da lucratividade.

Tipos de manutenção industrial

Existem três tipos básicos de manutenção industrial: corretiva, preventiva e preditiva. Vamos entender melhor.

Manutenção corretiva: Tem o objetivo de recuperar a capacidade produtiva de um equipamento que apresenta alguma avaria.

Manutenção preventiva: Existe para evitar que ocorram quaisquer problemas nos equipamentos. Isso é feito por meio da troca de algumas peças, do óleo utilizado ou mesmo de uma limpeza constante. Vale dizer que esse trabalho precisa se basear em um cronograma, de modo que o equipamento e os trabalhadores não fiquem ociosos e que isso não prejudique a produção.

Manutenção preditiva: Trata-se da análise e do acompanhamento de alguns aspectos ou condições dos equipamentos e das instalações da indústria. O objetivo é evitar que um problema ocorra futuramente. Assim, a avaliação do óleo de uma máquina, o monitoramento de suas vibrações ou a observação dos barulhos que ela faz podem ajudar na identificação de problemas.

E há ainda um outro tipo de manutenção, que chamamos de produtiva total. Seu objetivo é alcançar a “falha zero” ou “quebra zero”, buscando sempre evitar que as máquinas tenham qualquer tipo de problema enquanto estão sendo utilizadas. A diferença em relação aos três tipos de manutenção industrial que citamos antes está no fato de que ela não visa somente os cuidados com os equipamentos, mas também o aperfeiçoamento das pessoas que são as responsáveis pelo seu manuseio. Afinal, sendo utilizadas da forma correta, as máquinas correm menos riscos de degradação e a produção não é comprometida.

Solução para gestão da manutenção industrial

Sabemos que gerir uma indústria não é fácil. São diversos os fatores que devem ser levados em conta, desde a obtenção da matéria-prima até a finalização do produto. É justamente para ajudar em tudo isso que a Brasão Sistemas oferece uma solução para gestão da produção que contempla controles de processos produtivos, engenharia de produto, capacidade produtiva, demandas, ordens de produção, apontamentos, terceirização, gestão da manutenção, entre outras funcionalidades.

Falando especificamente da gestão da manutenção, o software possibilita registrar e controlar as execuções de manutenções preventivas e corretivas dos recursos por tipo de máquina. Além disso, permite que a indústria programa toda a manutenção por prazos determinados e esporádicos.

Para conhecer mais do que temos a oferecer para sua indústria, visite nosso site. Nele, você encontra também os nossos planos e uma série de materiais educativos para download gratuito. Tudo para facilitar a gestão do seu negócio!

Em caso de dúvidas, deixe um comentário no espaço abaixo. E se gostou do artigo, aproveite para compartilhá-lo com a sua equipe.

Você deve gostar também
Comece o projeto certo amanhã!
Por que projetos de implantação de sistemas fracassam?
O que é gestão da qualidade e como ela beneficiará minha atuação profissional?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web