Skip to main content

Blog

Entenda quais são as vantagens do ERP para a indústria

Gestão Industrial 06.10.2017 5 minutos de leitura Voltar

Como você deve ter acompanhado, nos dois últimos artigos aqui do blog destacamos a importância de um software ERP para indústria e mostramos como escolher a solução ideal para o seu negócio. Agora, então, chegou a hora de focarmos nas vantagens que um sistema assim pode proporcionar à sua rotina, desde a centralização das informações até a tomada de decisão assertiva.

Diariamente, uma indústria precisa gerir uma enorme quantidade de informações, certo? Setores como estoque, finanças, recursos humanos, vendas, compras, produção e contabilidade produzem muitos dados que demandam atenção no dia a dia. Diante dessa realidade fica a pergunta: como criar um fluxo de comunicação que integre, de maneira ágil, todas essas áreas? A solução está em adotar um software ERP. Vamos explicar o porquê!

O ERP é um sistema integrado de gestão que reúne em uma única plataforma as informações de todos os setores de uma organização. Com essa tecnologia, a empresa deixa, então, de utilizar uma solução ou um método para cada uma das áreas, o que, por consequência, facilita o fluxo de dados e a comunicação entre os profissionais.

Com o ERP, o gestor consegue reunir todas as informações necessárias e tem a possibilidade de cruzar os dados e gerar relatórios com poucos cliques. Quer dizer, uma atividade que podia levar horas passa a ser realizada em minutos.

Imagine que sua indústria receba um pedido grande de um determinado produto. Mas, para de fato fechar a negociação, a área de vendas precisa confirmar a quantidade atualizada desse item no estoque. Sem um sistema ERP, o profissional precisaria enviar uma solicitação ou conferir em planilhas, que podem não conter a informação atualizada. Por outro lado, se essa tecnologia estiver implementada, a consulta é realizada em minutos, pois os dados estão no mesmo sistema e são registrados no momento em que saem ou entram.

Principais vantagens do ERP para a indústria

Reduzir custos e aumentar a produtividade são duas importantes vantagens proporcionadas pelo ERP. Ao centralizar todas as informações, é possível ter maior controle da produção e, dessa forma, identificar onde os recursos estão sendo subutilizados e fazer uma readequação.

Como o sistema integra todas as áreas e elimina a necessidade de montar inúmeras planilhas, os funcionários conseguem melhorar a produtividade, pois não precisam perder mais tanto tempo com questões burocráticas e nem correm o risco de cometer erros por digitação manual de um grande volume de dados. Assim, ficam livres para exercer suas atividades e pensar estrategicamente no negócio.

O ERP deixa ainda a gestão da indústria mais segura. Como a plataforma digital registra todas as atividades anteriores, é criado um histórico que facilita a identificação de falhas.

Por falar nisso, é possível também dar um enorme salto na segurança. Com o armazenamento dos dados sendo feito em servidores e a realização de backups periódicos, as informações ficam menos vulneráveis, já que não são ameaçadas por possíveis problemas no computador ou desastres com os documentos de papel.

Mais uma vantagem do ERP é a criação de uma linguagem única dentro da indústria, pois ele padroniza os processos e o registro das informações. Isso garante a integração entre os setores e a uniformidade dos números finais. Assim, o setor de vendas, por exemplo, tem certeza que está lendo corretamente os resultados gerados pelos profissionais responsáveis pelo estoque.

Em meio a tudo isso, a tomada de decisão também é facilitada. Afinal, qual gestor não se sente muito mais seguro para definir algo com base em informações integradas e em um sistema automatizado, não é verdade?

Bom, diante de tantas vantagens, que tal adotar um ERP para melhorar a gestão do seu negócio? Fale com a nossa equipe e conheça o ERP Radar Empresarial, pensado especificamente para atender às necessidades das indústrias. E se quiser saber mais, baixe gratuitamente nosso e-book e tire todas as suas dúvidas!

ERP na indústria

Deixe seu comentário