Folha de Pagamento Home Recursos Humanos

eSocial: Aprovado novo cronograma de implantação e versão de leiaute 2.2.01

Foi publicado no Diário Oficial da União em 17/04/2017, a Circular CEF nº 761/2017 para aprovar e divulgar o cronograma de implantação e a versão 2.2.01 do Leiaute eSocial. O prazo permanece em 2018 começando a partir de janeiro, conforme faturamento da empresa.

Cronograma de implantação e informações do eSocial

A adoção do eSocial se tornará obrigatória a partir de janeiro de 2018, para empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 M. Para os demais empregadores e contribuintes, o prazo estabelecido é julho de 2018.

Foi aprovada, também, a versão 2.2.01 do Leiaute do eSocial, que trata dos eventos que compõem o sistema e deverá ser adotado pelos empregadores. A nova versão do Leiaute está disponível nos endereços: www.esocial.gov.br e www.caixa.gov.br.

A prestação das informações pelo empregador por meio do eSocial, substituirá, na forma e nos prazos regulamentados pelo agente operador do FGTS, a entrega das mesmas informações a que estão sujeitos os empregadores, seja por meio de formulários, declarações ou pelo Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefip), naquilo que for devido.

A transmissão dos eventos se dará por meio eletrônico pelo empregador, por outros obrigados a ele equiparados ou por seu representante legal, com previsão, inclusive, de uso de módulo web personalizado, como condição de tratamento diferenciado a categorias específicas de enquadramento.

Por fim, foi revogada a Circular CEF nº 683/2015, que disciplinava o tema.

É importante já se atentar para estar com as informações exigidas pelo eSocial atualizadas em seu sistema de folha de pagamento: atualize os dados de todos os empregados e encaminhe a qualificação cadastral, avalie contratos com terceiros, faça análise da tabela de rubricas e analise os cadastros de cargos, horários e demais eventos, verificando se estão atualizados no seu sistema de folha de pagamento, para que as informações encaminhadas ao eSocial estejam corretas.

Ainda não está com todas as informações em dia? Preparamos um material completo para te ajudar coletar e organizar todas as informações. Baixe gratuitamente:

[Kit completo] Atualização cadastral do eSocial

Você deve gostar também
Como se destacar e crescer profissionalmente dentro da empresa?
Como calcular a taxa de crescimento anual da sua empresa?
5 maiores pecados no gerenciamento de estoque

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web