Estoque e Produção Gestão de Compras Gestão de Estoque Home

Estoque parado é dinheiro parado!

Algumas empresas identificam o estoque como uma área apenas de armazenamento de mercadorias, sejam elas produtos para revenda, acabados ou em matéria-prima, além de materiais auxiliares na rotina da empresa. Nem todas se atentam à importância dele para a saúde financeira do negócio.

Para que estes materiais fossem armazenados, houve a necessidade de investimento. Por isso, manter o estoque sem giro, bem como realizar compras sem um planejamento rigoroso acaba por gerar um efeito inverso ao objetivo: suprir as demandas de venda ou produção.

Neste contexto, a expressão “estoque parado é dinheiro parado” se torna mais claro. Afinal, o valor investido nele é verba que deixa de ser empregada em outras áreas, fomentando o desenvolvimento da empresa. Além disso, dependendo do recurso estocado, você ainda poderá lidar com perdas devido aos prazos de validade vencidos, o que resulta em prejuízo.

A importância da gestão do estoque

Quanto menos produtos estocados, menos dinheiro parado a sua empresa terá. Em contrapartida, a falta de materiais armazenados pode também interferir nas vendas, já que a quantidade disponível para oferta pode não ser suficiente para suprir as demandas dos seus clientes, sejam eles externos – consumidor final ou outras empresas – e até mesmo internos – em caso de indústrias, por exemplo, que necessitam estocar matérias-primas para desenvolvimento de seus produtos.

Por isso, torna-se fundamental uma gestão de estoque eficiente, que conte com profissionais de confiança, sistemas informatizados para garantir mais precisão às informações, bem como um controle ativo do inventário.

A influência das compras na gestão do seu estoque

Seguindo esta linha, é também primordial atentar-se às compras de sua empresa. Elas têm ligação direta com o seu estoque, uma vez que é por lá que o dinheiro sai e as mercadorias “entram”. Por isso, para evitar que investimentos parados, o setor de compras deve trabalhar em conjunto com o de estoque.

O acompanhamento de relatórios gerenciais, como o volume de vendas por produto é primordial para isto. Com ele é possível realizar previsões de necessidade de compras, levando em considerações até mesmo fatores variáveis, como em caso de produtos sazonais. Para obter o sucesso, também é importante estar ciente em relação à quantidade já armazenada de cada produto. Dessa forma, é possível alinhar o planejamento de vendas à estimativa de demanda, bem como às compras periódicas.

Para a correta integração das áreas, contar com um sistema informatizado é uma excelente opção. Com ele você conseguirá acesso aos relatórios gerenciais de forma ágil e com dados mais precisos, o que auxilia em uma tomada de decisão mais consciente.

Como a organização e o controle do estoque ajuda a sua empresa a evitar prejuízos

Para evitar que seu dinheiro fique parado no estoque, comprometendo outras ações que requerem investimento na empresa, ou até mesmo o prejuízo, é necessário manter uma organização entre os produtos armazenados para melhorar o controle. Isso aumenta a eficiência das entregas, a percepção da necessidade de novos investimentos, bem como evita o desperdício, já que é possível avaliar produtos mais críticos para a tomada de decisões como a realização de ações para o giro das mercadorias paradas.

Para uma organização mais eficiente, conte com ferramentas de apoio à gestão do estoque. Dentre elas, você pode utilizar o BOM, o MRP, os controles de inventário, PEPS, dentre várias outras. Atente-se às melhores práticas do mercado.

Realize o Diagnóstico da Gestão do Estoque e veja o quão alinhado às melhores práticas sua empresa está. É online, rápido e gratuito: Diagnóstico Empresarial Gestão do Estoque

Sua empresa já realiza um controle eficiente de estoque para evitar que o investimento fique parado ou gere prejuízo? Como é feito o gerenciamento dele? Quais as grandes dificuldades encontradas para a execução desta tarefa? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Clique aqui e agende um bate um papo com um de nossos consultores!

Veja também:

diagnostico-gestao-de-estoque

Você deve gostar também
Como lidar com a sazonalidade dos produtos na gestão de estoque?
Como o ERP Radar Empresarial pode ajudar a fidelizar os seus clientes | Brasão Sistemas
Como o ERP Radar Empresarial pode ajudar a fidelizar os seus clientes
Entenda as diferenças entre Documentos Eletrônicos e Digitais

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web