Gestão Financeira Home Planejamento Estratégico

Faça já o seu planejamento financeiro com nossas 4 dicas

Independentemente de seu tamanho ou segmento, todas as empresas têm um denominador comum para a administração: precisam de um planejamento financeiro. Afinal, não adianta apenas ficar esperando as coisas acontecerem, é preciso ficar de olho para conduzir o empreendimento pelo caminho certo. E vale frisar que isso não é algo que se elabora no dia a dia, mas sim que se define com antecedência para que cada passo seja feito de forma pensada. Quer aprender a elaborar o planejamento financeiro do seu negócio? Então confira o artigo a seguir:

1. Acompanhe o seu fluxo de caixa

Essa é uma ação fundamental para que o gestor não perca de vista a situação econômica da empresa. Antes do planejamento financeiro, o fluxo de caixa vai ajudar a levantar os gastos fixos e variáveis do negócio, e, depois do planejamento, é através dele que será possível mensurar os resultados da empresa para verificar se ela tem caminhado em direção às metas estabelecidas.

2. Use o brainstorming como ferramenta

Com as despesas e entradas do negócio em mente, é possível fazer projeções futuras para prever novos cenários à vista e, assim, realizar o planejamento financeiro com base nesses possíveis contextos. Para isso, é interessante chamar os colaboradores e ouvir a opinião de quem está fazendo o negócio acontecer em uma reunião de brainstorming. Use as ideias obtidas no encontro para traçar um plano de ações para o futuro, definindo:

  • As metas da empresa para os próximos anos;
  • o cronograma das ações a serem implementadas para atingir essas metas;
  • e o setor, funcionário ou equipe responsável por cada ação.

3. Faça um estudo de viabilidade econômica

A seguir, para testar a viabilidade e real necessidade de cada ação estabelecida durante o brainstorming, pode-se usar a ferramenta 5w2h, cujo nome, em inglês, faz referência às sete perguntas que devem ser feitas nessa etapa. São elas:

  • What: o quê;
  • When: quando;
  • Who: quem;
  • Why: por quê;
  • Where: onde;
  • How: como;
  • e How much: quanto custa.

Para cada despesa prevista no planejamento financeiro, deve-se fazer essas sete perguntas. Muito usada na área de qualidade, o 5w2h contribui para o plano de negócios aumentando a produtividade e reduzindo inconformidades nas etapas do processo, podendo ser aplicada em todas as áreas.

4. Invista em um bom sistema de gestão

Elaborar o seu planejamento financeiro pode se tornar uma tarefa muito mais simples e precisa com o auxílio de um sistema ERP (Enterprise Resource Management). Através desse tipo de software, é possível controlar o fluxo de caixa da empresa com muito mais assertividade; verificar rapidamente o histórico do negócio; emitir boletos bancários e analisar a performance do empreendimento através de gráficos e dados gerados automaticamente.

Dessa forma, também fica fácil acompanhar a evolução das finanças do negócio, certificando-se de que ele está percorrendo o caminho previamente traçado e tomando atitudes para recolocá-lo sobre os trilhos sempre que necessário. Como você realiza o planejamento financeiro na sua empresa? Comente abaixo deste post. Vamos compartilhar experiências!

Veja também:

CTA - Blog - Ebook Escolha da Solução Ideal - 2

Você deve gostar também
4 ferramentas que facilitam a integração entre departamentos
Como investir nos departamentos da sua empresa?
Desenvolver meu próprio sistema ou adquirir um já consagrado?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web