Home Planejamento Estratégico

Faça um balanço do ano e defina as metas para sua empresa

No final do ano, é preciso fazer uma análise da produtividade empresarial para verificar o que deu certo e o que pode ser melhorado, para que o próximo ano seja ainda mais promissor. Esta estratégia é fundamental para que você possa ter ciência sobre o cenário em que se encontra e consiga projetar o futuro de sua organização para os meses seguintes.

Pensando nisso, neste post você saberá mais sobre a importância de fazer um balanço do ano para que, com os resultados encontrados, seja possível definir metas para a sua empresa. Vamos lá!

Faça um balanço patrimonial

O objetivo de se realizar o balanço patrimonial é verificar se a sua empresa continua sendo lucrativa ou não em um determinado período. Ele pode ser feito de maneira trimestral, semestral ou anual, de acordo com sua necessidade. Por meio dele, você encontrará a posição atual de sua organização no negócio, dentro de um tempo estabelecido. E com isso, será possível avaliar a situação econômico-financeira dela, encontrando e analisando melhor as tendências.

Para fazê-lo, você precisará encontrar a relação entre os ativos e os passivos da empresa. A diferença entre eles irá resultar no patrimônio líquido.

Ativos

Existem dois tipos de ativos: os circulantes e os de longo prazo. Os primeiros são aqueles que, em um dado período, são facilmente convertidos em dinheiro. Já os que fazem parte do segundo, são os menos propensos a serem vendidos rapidamente, como imóveis e equipamentos, por exemplo.

Passivos

Chama-se de passivo todas as dívidas e obrigações financeiras que a sua empresa tem com os bancos, fornecedores e credores externos, que deverão ser pagas em um ano, além do patrimônio líquido dos proprietários. Aqui entram as contas e notas a pagar, salários e contribuições, etc.

Calcule o balanço patrimonial

Não há nenhum mistério para se fazer o cálculo do balanço patrimonial. Para isso, você precisará listar os valores da empresa, separá-los entre ativos e passivos e usar a seguinte fórmula:

Patrimônio Líquido = Ativo – Passivo

Realize diagnósticos empresariais

Além do balanço patrimonial, você também deve fazer um diagnóstico dos setores (e consequentemente dos processos) de sua empresa para identificar gargalos, erros e acertos vivenciados em um certo período, para evitar o que não deu certo ou manter o que foi produtivo para o próximo ano. Por meio desta ação, será possível avaliar a eficiência de sua organização observando cada parte pelo todo. E como ela deve ser feita de maneira setorial, fica muito mais fácil aperfeiçoar ou modificar procedimentos.

Dentre as suas etapas estão o levantamento de informações, análise, identificação de problemas (sintomas, causas e consequências), desenvolvimento de um plano de ação e, por fim, o acompanhamento da implantação do plano. Para que você possa começar a vivenciar esta experiência agora, faça gratuitamente:

Defina metas

De posse de todas as informações relevantes que te permitirão ter um conhecimento sólido sobre os dados de sua empresa, é hora de usá-los estrategicamente para definir as metas para o próximo ano. Reúna sua equipe e faça uma análise conjunta sobre o que pode ser aperfeiçoado e o que deve ser mantido. Estabeleça números a serem alcançados, coloque o plano para consegui-los em ação e acompanhe tudo o que está sendo feito.

Gostou de saber mais sobre a importância de fazer o balanço do ano para definir metas reais para a sua empresa? Se tiver alguma dúvida ou algo a contribuir sobre o assunto, deixe um comentário para a gente aqui abaixo!

Você deve gostar também
Conheça as previsões do mercado varejista em 2015!
Conheça as previsões do mercado varejista em 2015
4 dicas para o Planejamento Estratégico da sua empresa para o próximo ano
Como lidar com a sazonalidade dos produtos na gestão de estoque?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web