Skip to main content

Blog

Ferramentas para ajudar no planejamento estratégico de uma empresa

Gestão Empresarial 05.05.2017 5 minutos de leitura Voltar

O planejamento estratégico de uma empresa requer total atenção em sua elaboração. Essa ferramenta tem como principal objetivo documentar o caminho a ser seguido por toda a corporação a fim de chegar ao ponto delineado como ideal para o momento do negócio. Por isso, também age como um controle de gestão interno efetivo.

Em sua elaboração pode-se englobar diversas metodologias. É também bastante comum a utilização de outras ferramentas de apoio à tomada de decisões para sua composição. Isso tudo a fim de obter definições de caminhos mais acertados e reduzir a dificuldade ao construir o documento – assim como as estratégias que o compõe.

Por isso, selecionamos quatro ferramentas bastante úteis existentes para que você consiga conduzir, juntamente à equipe convocada para essa tarefa, um planejamento alinhado às necessidades e realidade do seu negócio:

Análise SWOT: o velho conhecido, ainda relevante

Um velho conhecido dos administradores de empresas, profissionais de planejamento e até mesmo da área de marketing, a ferramenta SWOT segue firme e forte como de extrema relevância para o planejamento estratégico de uma empresa.

Com a função de auxiliar na etapa de diagnóstico, o acrônimo de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), também conhecido como FOFA em português, é uma metodologia utilizada há décadas, mas altamente apropriada para traçar caminhos para o seu negócio considerando os itens levantados no preenchimento dessa matriz.

Design Sprint: amplie as possibilidades para elaborar o planejamento estratégico de uma empresa

A metodologia Design Thinking ganha cada vez mais espaço no mercado, justamente por ser uma ferramenta apropriada para a resolução de quaisquer problemas. Em sua amplitude, ela traz o Design Sprint, uma metodologia muito utilizada em empresas e áreas de tecnologia, ela promove a busca por ideias e soluções em equipe.

Na elaboração de um planejamento estratégico de uma empresa, o Design Sprint ajudará tanto a conceituar quanto a tangibilizar as ideias geradas em brainstorming em um curto espaço de tempo.

Isso porque o processo foi desenvolvido inicialmente para validar produtos tecnológicos, que trazem consigo alta complexidade – nada é em vão o “pai”da metodologia é ninguém menos que a Google. Porém, hoje, já é utilizado em diversas outras esferas, incluindo no planejamento estratégico e de ações.

Business Model Canvas: estruture as principais ideias para o seu negócio

Uma outra ferramenta muito indicada para quem precisa elaborar o planejamento estratégico de uma empresa é o Business Model Canvas. Ele se popularizou para a concretização de empresas e ganhou destaque entre startups, mas como tem por objetivo encontrar diferenciação de mercado, foi incorporada também para etapas de estruturações empresariais.

O modelo do documento, que se divide em nove etapas, pode ser encontrado facilmente na web. Algumas empresas especializadas disponibilizam ferramentas para auxiliar no trabalho. O melhor: gratuitamente! É o caso do Canvanizer, que trás opções para diversas necessidades.

Software de Gestão ERP: o melhor local para coletar dados que auxiliam a tomar decisões

A mais robusta e ferramenta para gestão empresarial é também a melhor para auxiliar nos caminhos a seguir em seu planejamento estratégico. Estamos falando do software de gestão ERP, que auxilia na integração de todos os departamentos de sua empresa e, assim, consegue apontar dados estratégicos para a tomada de decisões.

No que tange o planejamento estratégico de uma empresa, ela se aponta altamente eficaz. Isso porque os dados gerados por meio do software ERP auxiliará a definir metas realistas e ao mesmo tempo desafiadoras.

Além disso, ela proverá informações sobre onde, como e quando investir. Em contrapartida, será mais fácil identificar o caminho que a empresa tem seguido. Dessa forma, certamente você será capaz de corrigir falhas de percurso e determinar a melhor abordagem para o caminho que a empresa deve seguir.

Você já utiliza alguma dessas ferramentas para auxiliá-lo no planejamento estratégico de uma empresa?

Deixe seu comentário