Gestão de Compras Gestão Empresarial Home

Gerencie melhor sua cadeia de fornecimento com essas 5 dicas!

Quando realizada de forma eficiente, a cadeia de fornecimento pode fazer com que o fluxo de materiais desde o fornecedor até o consumidor final se torne muito mais ágil e inteligente.

Além de aumentar a eficiência e reduzir os custos, as empresas que atuam dessa forma também fazem com que seus públicos de interesse tenham uma percepção mais positiva sobre o seu desempenho. Mas para aproveitar todas essas vantagens, as empresas precisam conhecer e implementar as melhores práticas de Supply Chain Management em suas operações. Confira algumas dicas para gerenciar melhor sua cadeia de fornecimento.

1. Desenhe e disponibilize os processos

Muitas empresas não possuem seus processos desenhados e disponíveis para consulta por todos os funcionários e equipes. Quando isso acontece, a chance de que aconteçam problemas em cada uma das etapas é bem maior.

Por isso, faça questão de levantar, desenhar e disponibilizar toda a cadeia de fornecimento na empresa, além de garantir que ela seja frequentemente submetida a revisões para sua melhoria contínua.

2. Alinhe o negócio com as operações

Muitas organizações passam por verdadeiras batalhas internas somente por que a cadeia de fornecimento não está alinhada aos objetivos do negócio.

Por isso, outra dica importante é promover o alinhamento constante entre esses dois processos, garantindo que as operações estejam sempre preparadas para atender ao volume previsto de vendas.

3. Só confie nos fatos

Para garantir o aprimoramento da cadeia de fornecimento, sua empresa também deve implementar a cultura de tomada de decisões baseadas em fatos.

Ao invés de fazer mudanças somente em função de achismos dos gestores, monitore os indicadores de desempenho em alguns pontos da cadeia constantemente. Somente assim será possível avaliar quais resultados vêm sendo obtidos e o que é preciso fazer para melhorá-los.

4. Faça uso da tecnologia

Os sistemas de gestão informatizados são os melhores aliados das empresas que querem gerenciar sua cadeia de fornecimento com maior eficiência.

Com esses softwares, essas organizações conseguem integrar os processos envolvidos na supply chain, recebendo e rastreando pedidos, gerenciando estoques e realizando outras tarefas essenciais para o negócio.

Com isso, é possível economizar recursos e minimizar as chances de que ocorram desencontros em cada uma das etapas.

5. Desenvolva relacionamentos

As empresas bem sucedidas sabem que, para que tenham uma oferta de produtos e serviços sempre adequada a suas necessidades, precisam firmar parcerias com seus fornecedores. Afinal, eles são parte integrante daquilo que uma empresa comercializa, podendo afetar drasticamente suas operações.

Por isso, uma última dica é escolher os principais fornecedores da empresa e analisar, em conjunto, formas de otimizar as entregas para que ambas as partes obtenham benefícios em suas operações.

Ainda que tudo pareça simples e fácil no papel, sabemos que a gestão da cadeia de fornecimento é um grande desafio para empresas de qualquer porte e segmento. Por isso, não hesite em pedir ajuda: se você quer saber em que nível a sua empresa está no controle e gestão do processo de compras, pode fazer isso utilizando uma ferramenta simples e rápida na web: Diagnóstico Empresarial de Gestão de Compras.

 diagnostico_compras-2

Você deve gostar também
4 benefícios do B.I para a sua empresa
Como calcular a taxa de crescimento anual da sua empresa?
O que é gestão da qualidade e como ela beneficiará minha atuação profissional?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web