ERP Gestão e Negócios Home

Implantação de ERP e treinamento: entenda a importância para o sucesso do seu negócio

Implantação de ERP e Treinamento: entenda a importância para o sucesso do seu negócio

Ter um ERP na sua empresa certamente traz muitas vantagens, como redução de custos, maior embasamento para tomada de decisões, maior integração entre setores e mais eficiência nos processos. Mas, infelizmente, para conseguir esses benefícios não basta apenas adquirir o software e esperar que ele aja sozinho, não é? É preciso implantá-lo de maneira adequada no seu negócio e, ainda, habilitar seus colaboradores a utilizá-lo de forma correta.

Veja neste texto, como essas duas etapas podem se desenvolver dentro da sua empresa e como elas são fundamentais para que você conquiste o máximo valor e sucesso no seu negócio!

Como é o processo de implantação de um ERP?

A implantação é o processo inicial para que o ERP (para quem não sabe, Enterprise Resource Planning) possa ser corretamente usado na empresa.

É claro que ela depende de uma análise prévia das funcionalidades de que a organização precisa e das estratégias que ela pretende adotar a fim de que o sistema esteja alinhado com a cultura e os objetivos a longo prazo do negócio. Nesse sentido, parte-se de um projeto, dentro do qual se define uma metodologia própria de implantação.

Essa metodologia passa por fases que definem os recursos, as técnicas e os resultados a serem analisados em cada etapa. Dentro do escopo da implantação, portanto, existem ao menos três etapas:

  • Os estudos de implantação, que determina o que, quando e como o ERP será implantado, tendo como resultado um plano de ações para o projeto;

  • A implantação propriamente dita, quando se validam as funcionalidades pelos colaboradores da empresa e o plano de ações preparatórias é executado;

  • E a entrada (do projeto) em produção, quando o ERP passa a ser efetivamente utilizado e tem os resultados acompanhados.

Por que é necessário haver um planejamento?

Implantações de soluções ERP completas, pela sua própria natureza integradora de inúmeros sistemas de gestão empresarial, são grandes em escopo e complexidade.

Inevitavelmente, elas atingem o core business (o ponto forte ou a área central) da empresa, o que desencadeia uma nova forma de lidar e traz alterações a várias divisões do negócio. A complexidade do ERP faz com que a implantação se estenda por um médio a longo período de tempo, até que a equipe esteja habituada com as novas técnicas e afazeres adotados pelo sistema.

Como é o processo de treinamento para usar o ERP?

Como a implantação do ERP traz uma nova arquitetura tecnológica que vai influenciar todas as áreas da organização, o sistema terá um forte impacto em toda a comunidade de usuários.

Por isso, há a necessidade de treinamento dos colaboradores, ou seja, é essencial a capacitação dos funcionários que usarão o sistema no dia a dia para que possam:

  • Tirar o máximo de utilização da solução tecnológica;
  • Se acostumarem com os novos padrões de T.I adotados pela organização;
  • E prevenirem problemas de seu aproveitamento.

Os problemas em não ter um projeto de implantação e treinamento

Muitas empresas passam por transtornos na hora de implantar um ERP, porque não elaboram uma planificação para implantar o sistema, que esteja de acordo com suas estratégias e com as verdadeiras demandas da organização.

O ERP não deve ser encarado simplesmente como uma solução de T.I, que vai melhorar automaticamente sua empresa, mas como uma ferramenta que será usada dentro de sua estratégia empresarial. Uma boa delimitação vai ajudar não somente na seleção das funcionalidades mais interessantes para sua empresa, mas também no recorte dos passos a serem dados para implantação e no treinamento operacional da equipe que vai usar o ERP.

A implantação e o treinamento devem ser muito bem estudados para que os seus funcionários se tornem capazes de explorar todo o potencial da ferramenta e assimilar bem a nova cultura da empresa.

Conseguiu compreender a importância que a implantação de um ERP e bom treinamento pode trazer ao seu negócio?Ainda ficou com alguma dúvida sobre como colocar o seu sistema para funcionar na sua empresa? Fale conosco nos comentários abaixo!

Veja também:

Qual o sistema ideal para a sua empresa? Aquele que irá atender a todas as suas demandas. Baixe nosso eBook gratuito e descubra:

CTA - Blog - Ebook Escolha da Solução Ideal - 2 

Você deve gostar também
[Dia da mulher] Inspire-se com 4 grandes empreendedoras brasileiras
Por que é importante controlar o fluxo de caixa?
Você sabe qual a importância e influência do setor de compras para o seu negócio?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web