ERP

[E-book] A importância do ERP para uma boa gestão da sua indústria

No mundo contemporâneo, caracterizado pelas rápidas mudanças no mercado, estimular a inovação de processos e produtos tornou-se obrigatório em qualquer empresa. Não à toa, este é um dos principais elementos para a diferenciação das indústrias, aumentando o grau de competitividade frente aos concorrentes ao não oferecer aos clientes apenas aquilo que solicitam, mas também antecipar-se às necessidades deles. Ter uma gestão eficaz é um dos principais pilares para que isso seja possível, e a verdade é que um bom ERP é essencial nesse processo.

A solução tem se tornado uma ferramenta cada vez mais indispensável na rotina industrial. Afinal, ela centraliza as informações de todas as áreas em um único lugar, facilitando a organização, a busca e a análise dos dados, o que, consequentemente, impacta na qualidade da gestão. Isso mesmo! Ter o controle preciso de tudo o que acontece na indústria é o que vai permitir uma visão mais ampla sobre a efetividade dos processos, as falhas apresentadas, as tendências do mercado, os clientes, as finanças e assim por diante.

Inclusive, é a partir desse gerenciamento que se pode fazer um planejamento mais coerente com a realidade da indústria, considerando seus pontos fortes e definindo formas de aprimorar os pontos fracos. Assim, o negócio se fortalece, oferecendo soluções que realmente impactem de forma positiva na vida dos clientes. E é exatamente isso o que desejamos, certo? Por isso, vamos explicar melhor como o ERP é capaz de ajudá-lo a superar os desafios de gestão na sua indústria.

Os problemas de gestão nas indústrias e como resolvê-los com um ERP

A Era da Informação, também conhecida como Era Digital, revolucionou a dinâmica de trabalho no início da década de 1980, colocando em destaque dois elementos: tecnologia e conhecimento. Nesse contexto, a produção de informações e o acesso a elas tornou-se mais rápido, de modo que apenas conseguir acessá-las deixou de ser um diferencial. O importante para as empresas passou a ser, então, organizá-las e tirar um significado delas.

E a tecnologia ganhou um papel importante nessa missão, agindo como uma verdadeira aliada das empresas. Com ela, documentos normalmente elaborados no papel e métodos tradicionais foram adaptados para o ambiente digital, o que estimulou, inclusive, o desenvolvimento de softwares ERP, que proporcionam e garantem mais segurança aos dados e garantindo uma melhor análise deles.

Se observarmos o dia a dia nas indústrias, por exemplo, é possível identificar alguns problemas de gestão que podem ser facilmente resolvidos com um ERP. Entre eles, podemos citar:

  • Informações descentralizadas: registrar informações em planilhas e documentos diferentes (ou simplesmente não registrar nada) faz com que a indústria fique desorganizada e perca dados importantes para garantir seu bom funcionamento. Com isso, tudo vira um caos e os relatórios não são confiáveis, de modo que compreender a real situação da empresa é praticamente uma missão impossível.
  • Imprecisão nos cálculos dos custos de produção: a falta de confiança nas informações oferecidas pelos relatórios prejudica o cálculo do custo de produção da indústria e isso é um perigo para seu desempenho. Afinal, não conhecer com precisão os números impede o cálculo correto do preço de venda dos produtos, o que pode proporcionar grandes prejuízos.
  • Falta de controle do estoque: a falta de um acompanhamento correto do estoque também é responsável por grandes perdas financeiras nas indústrias. Isso porque muitas delas não percebem quais são os produtos sem muita saída, o que representa dinheiro parado no estoque. Como resultado, as finanças ficam comprometidas, pois gasta-se para produzir e não se tem retorno. Além disso, a falta de matéria-prima no estoque também pode comprometer a sua produção.
  • Máquina ou colaboradores ociosos: a indústria precisa aproveitar todo o seu potencial produtivo, mas, em muitos casos, não é isso o que acontece. Para evitar que máquinas e funcionários fiquem ociosos (ou mesmo que seja feito um investimento desnecessário nesses recursos, quando poderia se aproveitar melhor o que já se tem), é preciso ter uma gestão eficaz, capaz de acompanhar com precisão a produtividade.

ERP: a solução ideal para sua indústria

Com um bom sistema de gestão empresarial, os gestores conseguem solucionar as questões que apresentamos neste artigo e se antecipar a diversas outras situações, garantindo que a indústria esteja sempre com as finanças em dia e que todos os seus processos sejam devidamente acompanhados. Como consequência, as tomadas de decisões são mais inteligentes, impulsionando o negócio na direção correta.

Para você entender melhor sobre o assunto, confira o e-book que elaboramos em parceria com a WK Sistemas sobre ERP para indústrias e descubra todas as vantagens que uma solução assim pode proporcionar ao seu dia a dia. Aproveite, pois o download é gratuito!

E, claro, se houver qualquer dúvida sobre esse assunto ou sobre como escolher a melhor solução para a sua indústria, entre em contato com nossa equipe. Estamos a postos para ajudá-lo!

Você deve gostar também
Como integrar as rotinas das filiais aos processos da matriz da minha empresa?
Melhores práticas para treinar a equipe para o uso correto do ERP na sua empresa
Melhores práticas para treinar a equipe para o uso correto do ERP na sua empresa
Como um ERP auxilia no planejamento da empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web