Gestão e Negócios Gestão Empresarial Home

Entenda qual o tipo de software ideal para o seu negócio

Os softwares de prateleira podem até ser a solução ideal para empresários que estão em busca de soluções rápidas ou para os que não possuem grandes preocupações sobre a forma como eles serão aproveitados pela equipe. Porém, para quem procura uma solução customizada para a realidade do seu negócio, no entanto, é preciso ter muito cuidado antes de iniciar a implementação de um programa informatizado para apoiar suas operações. Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual tipo de sistema é o mais adequado para o seu segmento de atuação. Por isso, listamos algumas dicas que lhe ajudarão a identificar e a escolher o software ideal para a sua empresa. Confira:

Indústria: automatização da cadeia logística

A fabricação de produtos exige a implantação de uma extensa cadeia logística em que diversos profissionais e setores atuam em diferentes fases do processo. Em função disso, as empresas industriais precisam de softwares com módulos que vão desde a requisição interna de um item, passando por compras, estoque, produção e chegando até as vendas. Além disso, é necessário que as funcionalidades sejam integradas, permitindo que os processos fluam da melhor maneira possível. Somente assim haverá um mapeamento e gerenciamento dos processos fabris, controle do estoque no nível ideal e garantia de que a linha de produção não sofra interrupções.

Atacado: otimização do controle de estoque

As empresas que fornecem grandes quantidades de produtos para outras empresas possuem preocupações diferentes em seu dia a dia. Para elas, o mais importante é garantir que os itens sejam entregues nas quantidades e especificações corretas, mas com o menor custo de logística possível. Para isso, o empresário precisa contar com um sistema voltado para a otimização do controle de estoque, que permita à empresa saber quanto e quando comprar determinado item – seja um componente ou uma matéria-prima – para atender às demandas de seus consumidores. Além disso, o programa precisa facilitar a emissão de notas fiscais, o pagamento e recebimento de contas, as baixas no estoque, a contabilização de impostos, entre outras tarefas. Isso aumentará a produtividade e reduzirá os custos de gerenciamento de todo o processo.

Varejo: agilidade no processo de venda e controle do fluxo de caixa

As diversas operações realizadas simultaneamente pelos comerciantes que atuam no varejo exigem programas informatizados para facilitar o momento da venda e alimentar os demais setores da empresa com informações de forma automatizada. Somente assim a empresa conseguirá gerenciar o fluxo de caixa para não faltar nem sobrar recursos, evitando problemas para pagar as despesas (em caso de falta) ou a perda de oportunidades de ganhos com investimentos (em caso de excesso). Além disso, à medida que os itens são vendidos, é preciso que o software integre o caixa com o estoque, atualizando as quantidades disponíveis e as baixas em tempo real. Essa infraestrutura informatizada é indispensável para que os varejistas mantenham o nível de serviço esperado pelos consumidores e consigam aumentar a produtividade com baixo custo e agilidade nos processos.

Serviços: comunicação e integração de setores

As vantagens de softwares não se restringem às empresas que precisam produzir ou comercializar produtos. Os negócios na área de serviços também precisam do apoio de sistemas informatizados. Nesse caso, o software deve facilitar o mapeamento de processos, integrar pessoas e unidades da empresa, além de facilitar a comunicação entre fornecedores, empresa e clientes. Dessa forma, a empresa poderá organizar toda a infraestrutura necessária para que o serviço tenha altos níveis de disponibilidade para os clientes.

O importante é que você não deixe de desfrutar todas as vantagens que você terá em sua empresa a partir da utilização de um sistema automatizado. Com base em nossas dicas, você já identificou qual é o sistema adequado para o seu negócio? Ainda tem dúvidas? Conte para a gente nos comentários que lhe ajudaremos.

Veja também:

CTA - Blog - Ebook Escolha da Solução Ideal - 2

Você deve gostar também
O que é balanço patrimonial e o que preciso para fazer?
Como calcular a taxa de crescimento anual da sua empresa?
Administração de tempo da equipe: 5 sinais que indicam suas falhas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web