ERP Home

Melhores práticas para treinar a equipe para o uso correto do ERP na sua empresa

Melhores práticas para treinar a equipe para o uso correto do ERP na sua empresa

Treinar a equipe para o uso correto do sistema ERP é essencial para o sucesso em sua implantação. Todos os funcionários devem aprender como usar os recursos da nova ferramenta antes mesmo do software ERP entrar em funcionamento para valer na companhia. Entre os pontos importantes está fornecer treinamentos e materiais informativos sobre como o sistema ERP irá aumentar a produtividade e eficiência na empresa, independentemente de como a ferramenta será usada por cada funcionário individualmente. Confira as melhores práticas para treinar a equipe para o uso correto do ERP na empresa:

Mostre como os processos ficam mais simples com o uso do sistema ERP

Para engajar os funcionários nos treinamentos sobre o uso do software ERP é importante, em primeiro lugar, mostrar como o sistema tornará os processos da companhia mais simples e eficazes. Uma forma de fazer isso é explicando o passo a passo de atividades que ficarão mais fáceis com a implantação do software, no estilo antes e depois.

Fomente os benefícios da nova tecnologia

Uma das melhores formas de motivar os funcionários a usar o sistema ERP corretamente é disseminando os benefícios do software. Mostre como a integração promovida pela ferramenta vai facilitar o trabalho de todos, além de tornar o acesso à informação muito mais simples. Explique como a produtividade irá aumentar e assim como os ganhos da empresa e dos colaboradores.

Empodere os funcionários

Uma boa prática para treinar a equipe para o uso correto do ERP na empresa é empoderar os profissionais para que eles saibam trabalhar com o sistema de forma independente. Uma forma de fazer isso é criar e manter um arquivo com todos os materiais de treinamento relativos ao uso do software. Os mesmos documentos que vão ajudar os funcionários a aprender a mexer no sistema na fase de implementação podem ser arquivos e mantidos para consulta posterior, além de poderem ser fornecidos para novos funcionários que terão que aprender a mexer no sistema.

Designe os profissionais que serão responsáveis pelo treinamento

Definir quem são os responsáveis pelo treinamento após o software ter sido instalado é outro passo importante. É essencial que os gestores coloquem o treinamento do sistema ERP como uma tarefa de responsabilidade de um funcionário sênior específico, oficializando o processo.

Considere todos os aspectos do treinamento

Teoria, prática, adaptação etc. Estes são alguns dos aspectos que devem ser considerados na implantação do sistema ERP na empresa. É importante ajudar os funcionários a realmente compreenderem por que a nova plataforma é estratégica. Quando os profissionais entendem por que a companhia está usando um software ERP — e por que eles devem mudar alguns processos de trabalho e adquirir novas habilidades — eles tendem a aceitar o sistema com mais facilidade e agirem de forma proativa. Ajudar os funcionários a entenderem como o sistema funciona dentro da realidade da empresa também pode encorajar a colaboração e interação entre os departamentos.

O sucesso na implantação e no uso do software ERP depende muito do engajamento da equipe. Promova a colaboração entre os funcionários, foque nos benefícios que o software irá trazer para a empresa e para o dia a dia dos profissionais e aumente as chances de sucesso.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Você deve gostar também
As 5 ações para controlar os encargos fiscais
O que fazer com produtos sem giro no estoque?
Terror Digital: A onda de sequestros de dados e informações

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web