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Veja o que é preciso considerar para saber o momento certo de expandir

Gestão Empresarial 13.02.2019 5 minutos de leitura Voltar
momento certo de expandir

Saber o momento certo de expandir talvez seja uma das principais preocupações de um gestor. Claro, há todo o trabalho para manutenção das finanças, qualidade dos produtos e garantia da satisfação dos clientes. Mas, no fim das contas, a pretensão maior com todos esses esforços é expandir o lucro e crescer. Só que isso não pode ser feito a qualquer hora e de qualquer jeito, concorda?

Por isso, elencamos neste artigo alguns aspectos essenciais a serem observados para assegurar que você saiba identificar o momento certo de expandir. Além disso, vamos assinalar situações e cuidados que você precisa estar atento para saber tomar essa decisão com o maior embasamento possível. Siga adiante e confira!

O momento certo de expandir depende de mais de um fator

Normalmente, quando o lucro é constante, muitos empreendedores já se animam para programar alguma expansão. Mas, acredite, só este indicativo não é suficiente. Isso porque o crescimento de um negócio exige recursos e é preciso ter a consciência de que a demanda também precisa aumentar a ponto de comportar a nova estrutura. Fazer planos com a realidade momentânea não é seguro.

Então, o primeiro passo é olhar para dentro da sua empresa. Os colaboradores estão engajados? Você sente que as equipes estão preparadas para assumir novas responsabilidades? Lembre-se de que, no caso de uma expansão, alguns colaboradores talvez tenham que ser realocados, muitos em cargos mais estratégicos, e se não existir um empenho verdadeiro, você pode ficar carente de profissionais que deem conta dos novos desafios.

Outro aspecto interno diz respeito ao índice de crescimento da empresa. Se o lucro existe, mas ele oscila muito, talvez este não seja o momento certo de expandir. De acordo com especialistas, o ideal é que a sua empresa esteja há pelo menos três anos consecutivos tendo resultados positivos. Esse contexto cria uma base sólida capaz de suportar as pressões naturais de um processo de expansão.

Mas além das questões internas, é fundamental olhar também para fora. Pode ser que a sua empresa vá muito bem, mas ela esteja em um contexto muito pontual. Se, em geral, o setor ao qual o seu negócio pertence não está num bom momento, é prudente adiar os planos de crescimento.

Um exemplo para você entender melhor: imagine uma empresa fornecedora de peças para a indústria automobilística em um momento de queda nas vendas de carros novos. Pode até ser que haja alguma demanda reprimida ou alguma promoção da montadora que esteja aquecendo as vendas pontualmente. Mas, se o mercado não vai bem, alguma hora essa realidade pode bater à sua porta.

Diante disso, o melhor é se preservar e deixar o plano de expansão para mais adiante. Claro, vale sempre verificar outras possibilidades no mercado para não depender de apenas um ou poucos clientes. Exatamente por isso você tem que observar os sinais que indicam uma necessidade de expansão e pesar todos os fatores para ver se a balança pende para o lado positivo.

Sinais que mostram necessidade de expansão

Seguindo com nosso exemplo anterior, vamos supor que essa empresa verifique que a indústria automobilística está em baixa, mas a de reposição vive um bom momento. Neste caso, se as finanças estiverem contínuas e estáveis, e comprovada a necessidade para esse novo nicho de mercado, a empresa pode começar um processo de expansão aumentando seu mix de produtos, como forma de atender a mais clientes.

Obviamente que esse movimento precisa ser dado depois de um estudo que verifique realmente que existe essa demanda e não apenas por uma mera crença no que parece estar acontecendo. Aliás, todas as ações que sinalizam o momento certo de expandir começam com alguns indícios, que precisam ser comprovados primeiro, para depois partir para o planejamento das atividades antes de executá-las.

Seguindo nos indícios, outro fato que mostra o espaço da empresa para aumentar suas operações é o alcance dela. Quer dizer, se alguns clientes estão vindo de outras cidades ou até estados para comprar o seu produto, isso pode sinalizar uma oportunidade de estar mais perto desse mercado.

E por falar em clientes, se você tem recusado pedidos por falta de capacidade produtiva, possui um bom grupo fidelizado e se o crescimento do seu negócio chega a ser uma vontade desse público, estes também são bons motivos para levar adiante seus planos de crescimento.

O que você precisa saber antes de expandir e como fazer esse movimento

Um investimento essencial para uma empresa que está em processo de expansão é no treinamento dos colaboradores. Como já dissemos, com mais trabalho vêm novas responsabilidades, e sua equipe precisa estar preparada para isso, até porque será preciso recuperar o investimento realizado.

E esse investimento, aliás, não precisa necessariamente ser na expansão da estrutura. É possível expandir aumentando o mix de produtos, licenciando a sua marca ou fazendo parcerias com outras empresas: tudo depende da capacidade de investimento que o seu negócio tem para levar o plano adiante.

Agora, se o objetivo é amplificar a presença da sua empresa no mercado, a expansão pode ocorrer via fusões ou aquisições, o que aumenta sua área de atuação ao mesmo tempo em que reduz a concorrência. Ainda é possível abrir filiais em outras localidades e até incrementar a planta atual. Neste último cenário, o grande ganho é o aumento da capacidade de produção.

A escolha pelo modelo correto vai depender dos objetivos e do resultado das pesquisas de mercado, que vão apontar em qual estratégia é possível ter mais sucesso.

Em todo caso, outro elemento indispensável em todo esse processo é um bom sistema de gestão empresarial. Com ele, o seu negócio tem informações qualificadas, atualizadas e confiáveis dos processos da sua empresa. Esse sistema ainda é capaz de estimar se há necessidade de investimentos em expansão ou se o controle da ociosidade e alguns ajustes na gestão de produção bastam para melhorar os rendimentos.

Além disso, caso se identifique que de fato é o momento certo de expandir, um sistema de gestão oferece dados completos de todas as áreas da empresa para fazer o planejamento dessa evolução da melhor maneira possível. Assim, optar por um software que seja personalizável e tenha as funções adequadas para a realidade da sua empresa é fundamental.

E é exatamente isso que a Brasão oferece por meio do ERP Radar Empresarial, da WK Sistemas. Com ele, a sua empresa pode utilizar exatamente os recursos que precisa para o dia a dia, auxiliando tanto no planejamento da expansão quanto depois que a estrutura já estiver ampliada.

Desse modo, fica mais fácil gerenciar todos os setores e cada etapa desse processo, permitindo que o seu negócio colha os frutos desse investimento com mais tranquilidade, uma vez que tudo pode ser monitorado e registrado. Então, conheça o ERP Radar Empresarial! Entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas.

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