Skip to main content

Blog

O que é balanço patrimonial e o que é preciso para fazer?

Gestão Empresarial 14.06.2016 5 minutos de leitura Voltar

Existem algumas análises contábeis que, além de obrigatórias, servem para auxiliar o gestor a avaliar o desempenho de seu negócio em um determinado período. Além de comparar os resultados com os objetivos iniciais, essas informações fornecem uma base sólida para que novos planejamentos possam ser definidos.

Nesse sentido, existe a análise do balanço da empresa. A seguir, falaremos mais sobre o que é balanço patrimonial e porque ele é importante. Continue acompanhando e confira!

O que balanço patrimonial e para que serve, afinal?

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que aponta a situação financeira e patrimonial de uma empresa em determinado período. Através dele é realizado um levantamento dos ativos e passivos que a empresa possui. No caso dos ativos, incluem-se os bens que possam ser quantificados e estabelecido um valor monetário para eles.

Como via de regra, ele deve representar uma visão fidedigna da empresa em um dado período. Porém, seu resultado apresenta o patrimônio líquido, ou seja, o valor representado pela diferença entre todos os ativos e o total de passivos que a empresa possui.

Quanto a sua função, pode-se dizer que o balanço patrimonial é uma análise utilizada para avaliar a situação financeira e contábil da empresa, visto que leva em consideração o caixa, os bens, as dívidas e as contas a receber. Ou seja, é uma análise muito mais completa do que o fluxo de caixa, que permite ao gestor compreender os resultados econômicos de seu negócio, de uma maneira geral.

Quando fazer o balanço patrimonial?

Normalmente ele é feito anualmente. Porém, existem casos em que ele é avaliado por semestre ou trimestre, dependendo da necessidade do gestor de avaliar seus resultados, ou no caso de alguma mudança importante.

Vale lembrar que todas as empresas (exceto MEI) devem apresentar esse documento, obrigatoriamente. Ou seja, ainda que ele não seja utilizado como uma ferramenta de análise, sempre será necessário apresentá-lo ao fim do período (ano).

Como um sistema de gestão pode ajudar nessa tarefa?

Um sistema de gestão automatiza essa tarefa, eliminando a necessidade de trabalho manual — o que aumenta os riscos de erros e diminui a confiabilidade das informações. Como as informações já ficam inseridas no sistema, em decorrência de outros processos, em muitos casos o gestor precisa apenas gerar um relatório do seu balanço.

Sendo assim, pode-se dizer que o sistema torna o processo mais seguro, confiável, simples e ágil. Garantindo praticidade, ao mesmo tempo em que torna a informação acessível a qualquer momento.

O balanço patrimonial é uma das várias ferramentas de análise que o gestor utiliza para avaliar a situação real de seu negócio e conseguir encontrar soluções que ajudem a resolver problemas ou promover melhorias. Dessa forma, é possível aprimorar processos como a gestão de contas a receber e a pagar, negociação de prazos com fornecedores, cobrança, entre vários outros.

Agora, leitor, que você já sabe o que é balanço patrimonial e qual é a sua importância para o negócio, aproveite os comentários e nos conte: de que forma você utiliza o balanço patrimonial para melhorar seus resultados? Que tipo de análises você realiza com essa informação? Comente e participe!

Veja também:

CTA Blog

Deixe seu comentário