ERP Gestão Empresarial Home

O que preciso avaliar antes de adquirir um software para a minha empresa?

A implementação de um software de gestão empresarial é um passo muito importante nos negócios. Ele pode facilitar processos, aumentar a precisão dos dados para suas decisões e integrar as operações da empresa. Mas, dentre tantas opções que aparecem no mercado, como escolher o melhor sistema? Confira as principais características que você deve buscar em um bom software de gestão empresarial!

É o software ideal para minha empresa?

A primeira coisa que você deve buscar em um software de gestão empresarial é o quanto ele se adequa ao que você realmente precisa. Se você tem uma empresa varejista, por exemplo, o ideal é buscar um sistema que atenda especificamente a sua área. Se for uma indústria, a mesma coisa. Essa compatibilidade é importante para que você não perca muito tempo adaptando seus processos ao software.

Para saber exatamente o que você precisa, defina anteriormente os seus processos de trabalho, analise as necessidades operacionais de seus funcionários, quais os pontos críticos de trabalho e retrabalho, bem como os seus projetos de expansão. Apenas com as respostas destes questionamentos será possível encontrar um software de gestão pode auxiliá-lo.

A partir daí, levante o que cada uma de suas opções no mercado oferecem, pesquise por empresas que tenham clientes com perfil similar à sua empresa e opte pelo que se aproximar mais das características do seu negócio.

Flexibilidade é muito importante

Outra característica que você deve buscar é a flexibilidade do sistema informatizado, a possibilidade de transformá-lo e adaptá-lo caso seja necessário. Quando você escolher um software deve pensar nas suas atuais necessidades, mas também nas possíveis necessidades futuras. Quanto mais opções o software oferecer (mesmo que não de imediato), certamente mais próximo da opção ideal para o seu negócio você estará.

Por isso, não subestime a quantidade de funcionalidades que determinado software oferece. Avalie como você imagina seu negócio no futuro e se estas funções poderão ser úteis quando você estiver em outra posição.

Não abra mão de um bom suporte

Sempre tenha certeza de que a empresa que escolher para ser a fornecedora do seu software de gestão empresarial presta um bom atendimento de suporte técnico. A rapidez que um problema é resolvido e a certeza de que alguma solução será implementada impacta diretamente na qualidade do sistema. Um software que não funciona e que os problemas não são solucionados pode significar que diversos processos dentro da sua empresa estarão parados, podendo resultar, inclusive, em perda de dinheiro.

Mais do que um suporte que funcione por um longo período de tempo (o que também pode ser importante, dependendo das suas necessidades), busque um suporte que lhe ofereça soluções eficientes num prazo curto de atendimento.

Escolha uma empresa com tradição

Outra característica importante para buscar num software de gestão é a tradição. Não há como fugir da seguinte lógica: mais tradição significa mais experiência; e mais experiência significa um software mais estável e eficiente. Uma empresa que já atendeu diferentes clientes, lidou com soluções para diversos tipos de problemas. Por isto, ela terá mais conhecimento sobre a solução ideal para o seu negócio.

Não hesite em entrar em contato com clientes antigos da empresa, de preferência que tenham características (porte, ramo de atuação, etc) semelhantes ao seu negócio. Pergunte sobre a estabilidade do software, seu processo de instalação e o suporte técnico. Saiba se a experiência de empresas semelhantes à sua foi positiva, o que aumenta em muito as chances de esta ser a solução informatizada ideal para o seu negócio.

A escolha de um sistema de gestão empresarial é muito importante, pois ele pode centralizar grande parte dos seus processos de trabalho. Um sistema inadequado vai significar perda de tempo, dificuldades operacionais, retrabalho e até mesmo gastos desnecessários ou acima do previsto.

Sua empresa já possui uma solução de gestão empresarial? Como tem sido sua experiência com a opção escolhida? Vamos trocar uma ideia através dos comentários abaixo!

CTA - Trial

Você deve gostar também
atendimento técnico
Do fornecedor ao cliente: como o atendimento técnico pode beneficiar a sua empresa
IFRS, minha empresa e o comércio globalizado
O que é estoque de segurança?
O que é estoque de segurança?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web