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Planejamento: como determinar objetivos estratégicos da sua empresa

Planejamento é uma palavra que deve fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa. Saber definir metas, traçar estratégias e gerar resultados não são tarefas fáceis. Porém, sem esse trabalho, dificilmente uma empresa alcançará o sucesso. Dessa forma, é de grande importância que as organizações elaborem os seus objetivos estratégicos para que possa planejar o seu posicionamento de mercado e estabelecer um sistema de gestão apropriado para os seus negócios. Esses objetivos estratégicos devem ser pensados de maneira bastante precisa, levando em consideração indicadores de desempenho, que possam ser usados para determinar os resultados de uma empresa. É possível, assim, saber se está indo ou não no caminho certo. Por isso, na hora de definir os objetivos estratégicos, é importante escolher critérios que possam ser quantificados, pois só assim será possível definir as formas de análise e controle de cada um deles.

Pensamento global

Por se tratar de itens imprescindíveis para o planejamento corporativo, os objetivos estratégicos devem ser pensados de maneira global, ou seja, levando em consideração toda a companhia. Eles devem ser traçados de acordo com o que se espera da sua empresa em longo prazo, o que dá tempo para trabalhá-los com calma e ter prazos muito bem definidos. Os objetivos estratégicos, posteriormente, podem ser desdobrados em itens mais específicos e que podem ser trabalhados de acordo com os setores da empresa. Determinar, por exemplo, o crescimento das suas vendas em cinco anos envolve esforços do marketing, vendas, logística e administrativo — um objetivo global. O trabalho conjunto determinará o sucesso dessa meta, mas cada área terá que focar também em seus objetivos próprios para melhorar os seus processos.

Exemplos de objetivos estratégicos

Como as metas da empresa serão traçadas para nortear o trabalho de cada um dos setores, é importante que elas sejam definidas de maneira realista, para que assim as metas sejam alcançadas. Criar objetivos impossíveis só servirá para desestimular a equipe e prejudicar todo o planejamento. Alguns exemplos de objetivo estratégico que pode ser trabalhados: ampliar a lembrança da marca, melhorar a satisfação dos clientes, aumentar as vendas, desenvolver ações de relacionamento com os clientes, aumentar a presença no mercado, diversificar os produtos, dentre outras possibilidades. Independente de qual for o objetivo, é importante não se esquecer de determinar um valor (ou porcentagem a ser atingida) e o prazo para cada um deles.

Ganho no mercado

Trabalhar com objetivos claros e bem definidos contribui não só para a elaboração de um planejamento sólido e eficiente, mas também dá o subsídio necessário para que os seus colaboradores possam orientar a execução dos seus trabalhos. Com isso, é possível ter aumento da produtividade, das vendas e dos lucros. Mas é claro que, para isso, é necessário avaliar bem quais os objetivos e os caminhos a ser alcançados. Um erro de cálculo pode colocar em risco todo um trabalho. Análise e planejamento são as peças base para se guiar um negócio.

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