Home Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico, tático e operacional: entenda cada um deles

Administrar uma empresa sem um planejamento é assumir uma série de riscos e entregar o seu negócio a incertezas. Desenvolver boas práticas de gestão é essencial para que uma companhia possa se posicionar, crescer e se estabelecer no mercado. É necessário pensar os objetivos organizacionais, estabelecer metas e trabalhar em cima disso.

Para tanto, existem o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional, todos eles importantes para uma organização. Esses processos devem ser desenvolvidos em qualquer empresa – grande, pequena ou média – e envolver tanto o empresário quanto os colaboradores com poderes de tomadas de decisões, pois são eles que vão gerenciar e coordenar a execução dos planejamentos traçados.

Pensar o futuro de uma empresa é desenvolver metodologias que possam garantir a sobrevivência no mercado, conquistar clientes e fortalecer a marca. Neste artigo, vamos explicar o que é planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional. Confira!

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o mais conhecido e lembrado entre os três tipos de planejamento. Como o nome diz, esse objetivo organizacional é focado nas decisões estratégicas que observam aqueles fundamentos pensados para a empresa: missão, valores e visão.

Em cima disso e do posicionamento de mercado é que são traçados os objetivos, de curto, médio e longo prazo. Nesse processo, é importante levar em consideração os fatores internos e externos que podem afetar o trabalho da organização.

Analisar a economia global, do país e local, por exemplo, é uma forma de traçar o planejamento, considerando mudanças de cenário que podem afetar as suas vendas. Analise quais suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e gere uma série de informações estratégicas sobre o seu negócio.

O planejamento estratégico envolve sócios, gestores, diretores e todos os colaboradores com poder de decisão. Afinal, as principais decisões serão tomadas por eles e serão determinantes para a empresa alcançar os seus objetivos, além de fornecer o subsídio para a elaboração e a execução dos outros planejamentos.

Planejamento tático

Aqui, é muito importante o entendimento de administração. As pessoas envolvidas no planejamento tático devem saber lidar com metas e objetivos e, ainda, coordenar colaboradores e equipes de trabalhos.

Esse objetivo organizacional fará a ponte entre o nível estratégico e o operacional e envolve gerentes, coordenadores, supervisores e líderes de projetos. Enquanto o planejamento estratégico considera a companhia como um todo, o planejamento tático é mais focado nos diferentes setores, ou seja, como cada área irá contribuir para que o objetivo da companhia possa ser alcançado. Por isso, permite um trabalho projetado para médio prazo – onde estão os planos de marketing, produção, planejamento pessoal e planejamento financeiro.

Planejamento operacional

No planejamento operacional, por sua vez, se reúnem as pessoas que estão na ponta de operação de uma empresa. São elas que vão executar o planejamento tático – que foi pensado conforme o planejamento estratégico – para que a empresa possa alcançar os objetivos e metas de cada um dos seus setores.

São os técnicos e operadores os responsáveis por executarem esse planejamento. Com ações de curto prazo, o planejamento operacional é mais detalhado e tem a descrição das funções a serem executadas por cada colaborador (responsabilidades, atividades, funções, divisão de tarefas etc.).

Esse objetivo organizacional é de grande importância para que a empresa atinja a sua meta global, que foi definida no planejamento estratégico.

Como tem elaborado o planejamento estratégico, o planejamento tático e o planejamento operacional da sua empresa? Compartilhe nos comentários a sua experiência e não deixe de ler o nosso eBook gratuito:

Você deve gostar também
Especial Dia do Contabilista
Como um sistema informatizado vai otimizar a gestão do seu escritório contábil
Conheça o ERP Radar Empresarial | Brasão Sistemas
Conheça o ERP Radar Empresarial
Administração de tempo da equipe: 5 sinais que indicam suas falhas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web