Gestão de Compras Gestão de Estoque Home

Por que a gestão de compras e controle de estoque devem andar juntos?

Antes de pensar no armazenamento de itens de uma empresa, é preciso considerar que existe a necessidade de que esses itens sejam comprados. Embora pareçam duas tarefas muito diferentes, a verdade é que a gestão de compras e o controle de estoque devem estar integrados se a intenção da empresa é conseguir resultados logísticos e operacionais melhores.

A integração dessas duas áreas, portanto, é capaz de afetar diretamente o balanço financeiro da empresa. Descubra neste post, por que a gestão de compras e o controle de estoque devem andar juntos!

Diminuição de prejuízos

Quando a gestão de compras anda junto com ao controle de estoque, você evita principalmente duas coisas: perda de vendas e mercadorias encalhadas. As perdas de vendas normalmente acontecem quando os itens não estão disponíveis na hora que o cliente deseja comprar. Ou seja, existe uma oportunidade de vendas que acaba sendo desperdiçada porque a empresa não tem o produto para fornecer ao cliente. Já as mercadorias encalhadas acontecem quando a gestão de compras é ineficiente em determinar a quantidade de produtos a ser estocada. Ao comprar coisas demais, o estoque fica excessivamente grande e as mercadorias terminam encalhando. Tudo isso leva a prejuízos, tanto pelo desperdício de oportunidades quanto pelo desperdício de mercadorias.

Maior rotatividade no estoque

Uma gestão de compras inteligente também é capaz de gerar uma rotatividade benéfica no estoque, ou seja, os itens estocados possuem um giro muito maior. Isso se deve ao fato de que, com uma gestão de compras estratégica e integrada à gestão de estoque, os itens são comprados de maneira a suprir a demanda sem que as mercadorias encalhem. Além de permitir adaptações importantes à situação do mercado ou da empresa em um determinado momento, isso garante que a empresa tenha maior liquidez, já que há menos imobilização de capital em forma de estoque.

Menor necessidade de capital de giro

Com menos imobilização de capital em forma de estoque, a empresa passa a precisar de menos capital de giro. Isso significa que ela experimenta um aumento do capital de giro disponível e precisa se preocupar menos em como manter as operações no futuro. Isso acontece porque, embora o estoque seja um bem ativo da empresa, ele está sem qualquer liquidez, o que aumenta a necessidade de capital de giro. Com uma gestão de compras eficiente, isso não acontece e a empresa se torna mais saudável.

Menores custos com a gestão

A gestão de compras, quando feita da maneira certa, ou seja, considerando previsão de vendas, situação do mercado e ofertas de fornecedores, garante um dimensionamento correto do estoque. Isso significa que estoques grandes demais deixam de fazer parte da vida da empresa, o que diminui os gastos. Essa redução de custos acontece graças ao fato de que um estoque menor e mais relevante possui menos gastos com armazenamento e gestão em geral. Assim, além de não imobilizar tanto capital em forma de produtos, esse estoque otimizado deixa de consumir recursos desnecessariamente.

Aumenta a lucratividade da empresa

Uma associação da gestão de compras com a gestão de estoque tem como resultado final um aumento da lucratividade da empresa. Esse fator se deve basicamente ao fato de que a empresa conta com mais liquidez, mais capital de giro e menos gastos com estoques em geral. Outros fatores que influenciam nesse resultado incluem a ocorrência de negociações mais vantajosas e a diminuição dos prejuízos em geral, fazendo com que, com a mesma operação, a empresa passe a lucrar mais.

A gestão de compras e o controle de estoque devem andar juntos porque, dessa maneira, os resultados são melhores. Diminuição nos prejuízos, maior rotatividade do estoque, menor necessidade de capital de giro, redução de custos e aumento da lucratividade são alguns resultados dessa integração, o que torna a empresa mais competitiva. Como você tem cuidado do setor de compras em sua empresa? E da gestão de estoque? Conte para a gente através dos comentários abaixo. Vamos compartilhar experiências!

Você deve gostar também
Radar Manutenção: novo módulo para manutenção de equipamentos
Tendências na visualização de dados que irão aumentar a inteligência no negócio | Brasão Sistemas
5 tendências na visualização de dados que irão aumentar a inteligência no negócio
Comece o projeto certo amanhã!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web