Blog

Por que é importante controlar o fluxo de caixa?

Independentemente da área em que atua, uma empresa precisa controlar suas finanças para conseguir executar seus planos e conquistar uma lucratividade sustentável no longo prazo.

Esse gerenciamento é indispensável, pois até mesmo as organizações que apresentam lucro e um bom retorno sobre investimento podem ir à falência caso não tenham formas adequadas de administrar suas finanças no curto, médio e longo prazo.

Para alcançar o domínio sobre esse processo, um dos instrumentos mais eficazes disponíveis é o fluxo de caixa, que controla e informa as movimentações financeiras em um determinado período de tempo, além de contribuir para que as empresas analisem sua situação econômica e consigam tomar decisões mais acertadas para o futuro. Mas você sabe qual a importância do fluxo de caixa para o seu negócio?

Informações centralizadas

Os elementos que compõem um fluxo de caixa podem variar em algumas empresas. No entanto, a essência da ferramenta é agregar as informações de entradas e saídas de recursos financeiros.

No fluxo de caixa, são registrados todos os valores que entraram ou saíram, assim como o momento em que isso ocorreu. Essas informações podem ser originadas de contas a pagar/receber, despesas, saldos de aplicações financeiras, entre outros elementos.

Controle sobre as finanças

A principal função do fluxo de caixa é promover maior controle sobre as finanças. Com todas essas informações reunidas e organizadas, a empresa conseguirá ter um mapa sempre atualizado de sua verdadeira situação econômica.

Usando o fluxo de caixa, a organização saberá se está gastando mais do que pode em um determinado momento ou se tem recursos para arcar com custos no futuro próximo. Somente assim ela poderá sustentar suas operações sem precisar pedir socorro às instituições financeiras em caráter emergencial.

Por outro lado, caso as entradas sejam maiores que as saídas, o empresário poderá tomar decisões mais acertadas sobre o que fazer com os recursos disponíveis, evitando que o dinheiro fique parado em caixa, sem qualquer tipo de rendimento.

Tomada de decisão

Além de um controle maior e mais ágil no presente, o fluxo de caixa também permite que a empresa visualize como suas finanças estarão nos próximos meses, contribuindo para a tomada de decisão em cenários de incerteza.

Sabemos que nem sempre os empresários possuem as informações necessárias para tomar decisões cruciais para o negócio. Muitas vezes, é necessário recorrer a critérios subjetivos que podem diferenciar uma empresa de seus concorrentes ou até mesmo levá-la à falência.

No entanto, essas decisões baseadas no “feeling” também podem ser apoiadas pela montagem de projeções de fluxo de caixa, levantando informações confiáveis e fáceis de serem visualizadas que podem contribuir para o processo decisório.

Com isso, é possível antecipar decisões como investimentos, redução de gastos para não comprometer o lucro, necessidade de empréstimos de curto, médio ou longo prazo, negociação de contas com fornecedores e clientes, entre outros.

Transparência das insformações

Outro benefício do uso do fluxo de caixa como uma ferramenta de gestão é que os investidores, sócios ou acionistas confiam cada vez mais nesse tipo de informação para averiguar se uma empresa tem capacidade de gerar dinheiro. O fluxo de caixa revela a verdadeira lucratividade e é uma das ferramentas mais adequadas para mostrar as fontes de faturamento da organização, além do que ela está fazendo com esses recursos.

Dessa forma, a ferramenta cobre lacunas deixadas por outros indicadores e relatórios financeiros, contribuindo para análises relacionadas à capacidade da empresa em gerar o retorno esperado.

Dessa forma, o fluxo de caixa se estabelece como uma importante ferramenta para o controle financeiro da sua empresa.

Veja também:

Ainda tem dúvidas sobre como utilizar o fluxo de caixa? Veja nosso material gratuito com todas as informações que você precisa saber para desenvolver um fluxo de caixa efetivo:

Whitepaper: Fluxo de Caixa

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.