Gestão de Compras Home Otimização de Processos

Por que optar pela automatização dos processos de compra?

A área de compras de uma empresa não é responsável apenas pelas aquisições de mercadorias, produtos e matérias-primas. Os profissionais da área têm exercido um papel fundamental para que organizações de diversos portes e segmentos se mantenham no mercado, o que significa que a área de compras e, consequentemente, a automatização dos processos de compra, têm se mostrado cada vez mais estratégicos para o crescimento das empresas.

Comprar, afinal, não é uma tarefa fácil, e sua complexidade tem aumentado devido ao grande volume de informações com as quais gerentes e analistas precisam lidar todos os dias. Trabalhar com informações incompletas, duplicadas, truncadas e pouco confiáveis tem gerado muita dor de cabeça e perdas reais às empresas. Apesar das dificuldades, profissionais continuam sendo continuamente desafiados a tomar as melhores decisões em prol da qualidade, produtividade e lucro.

Diante deste cenário desfavorável, sobram questionamentos: como diminuir as ineficiências da área de compras? Como controlar melhor os processos de cotação? Como conciliar pedidos de compras com as entregas de produtos? Como dispor de informações completas, seguras e em tempo real para as tomadas de decisão? Como obter mais lucros? Enfim, como transformar todas essas dificuldades em oportunidades? A automatização dos processos de compra é um bom caminho a seguir, e as vantagens exemplificadas aqui demonstram por que mais e mais empresas estão investindo nesta prática. Confira:

Aumento da lucratividade 

Processos de compras automatizados permitem estimar com mais precisão o que deve ser comprado, a quantidade, em que momento e de qual fornecedor. As informações da área cooperam para que não haja escassez ou excesso em mercadorias, produtos e matérias-primas.

A qualidade das informações resulta em um controle de estoque mais eficaz, atendimento das necessidades dos clientes internos e externos, finanças melhor controladas e, consequentemente, aumento da lucratividade.

Decisões mais assertivas

Profissionais de compras têm percebido que processos manuais e centenas de informações digitadas em planilhas agregam muito pouco no momento em que precisam tomar decisões.

As informações da área de compras precisam “conversar” com diversas outras áreas da empresa. Quando o setor compras está integrado ao de estoque, comercial, finanças e patrimonial, as tomadas de decisão tendem a ser mais assertivas e os resultados positivos mais constantes.

Processos mais ágeis e seguros

A automatização dos processos de compras promove maior agilidade e segurança nas ordens de compras, cotações, orçamentos, contratos, recebimentos e registros de entrada.

Profissionais da área ganham tempo dedicando-se ao que realmente interessa e não desperdiçam suas habilidades em digitações intermináveis e retrabalho.

Visão mais estratégica

A automatização do processo de compras contribui para uma visão mais estratégica da área. Informações, que antes eram apenas números, podem se tornar bons indicadores de desempenho, como saving (orçado x comprado), lead time (o tempo necessário para que um produto evolua da concepção ao lançamento), número de devoluções, entrega no prazo, e muitos outros.

A automatização permite que o tempo gasto com questões operacionais seja redirecionado às atividades de maior valor agregado.

Melhoria contínua

Informações confiáveis e seguras sustentam a automatização dos processos de compra. Ao dispor de informações qualificadas, os profissionais da área podem continuamente identificar desperdícios, gastos desnecessários, ineficiências e propor soluções para a resolução destes problemas.

Com a automatização, torna-se mais fácil, também, definir e utilizar indicadores de resultados que auxiliem no acompanhamento e na melhoria contínua da área.

Medidas paliativas podem ser uma boa opção para que a área de compras tome decisões mais coerentes e contribua para a lucratividade da empresa. No entanto, nenhuma decisão será tão eficaz quanto investir na automatização dos processos.

Independentemente do segmento em que atua ou do porte no mercado, as empresas podem contar com a automatização dos processos de compra de forma que ela se adapte facilmente às suas necessidades, e os resultados práticos são perceptíveis no dia a dia dos profissionais que atuam nesta área.

Empresários, diretores, gerentes, analistas, enfim, qualquer profissional que tiver interesse em avaliar o nível de eficiência da sua empresa em relação a gestão de compras, pode fazer este diagnóstico gratuito e obter facilmente um raio-X das práticas executadas nesta área.

Se você quer saber mais sobre as vantagens da automatização dos processos de compra, basta assinar a nossa newsletter aqui ao lado! Ficou com alguma? Deixe um comentário para a gente aqui abaixo.

Veja na prática como uma solução ERP ajudar a sua empresa a automatizar os processos de compra:

CTA - Trial

 

Você deve gostar também
O que é a norma ISO 9001 e como isso impacta no seu negócio?
Conheça o ERP Radar Empresarial | Brasão Sistemas
Conheça o ERP Radar Empresarial
4 Boas práticas para se diferenciar no mercado de distribuidores

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web