ERP Folha de Pagamento Home Recursos Humanos

Quais os benefícios de um sistema ERP para o setor de RH?

Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, cabe às empresas encontrar soluções para tornar seus processos internos mais ágeis e confiáveis, e assim assegurar possibilidades reais de crescimento e sucesso dos negócios. Neste contexto, vale ressaltar que uma gestão assertiva depende sempre de uma infinidade de informações e dados, que precisam estar centralizados e estruturados, de forma a permitir análises corretas e decisões efetivas.

O setor de RH tem um papel de destaque na gestão da empresa, pois seus processos permeiam todas hierarquias e departamentos, envolvem uma série de obrigações legais e, principalmente, estão relacionados à gestão de pessoas. Exatamente por isso, é preciso atenção especial a manutenção, armazenamento e avaliação das informações relacionadas a recursos humanos, pois esses dados devem fundamentar a tomada de decisões estratégicas da organização.

Assim sendo, é essencial adotar sistemas que permitam a integração adequada destas informações, propiciando uma atualização rápida e constante, além da geração de relatórios e estudos mais completos e úteis. Para assegurar essa condição, os sistemas ERP para RH têm sido bastante utilizados, no sentido de reunir dados e produzir análises precisas. Mas a adoção destes sistemas pode trazer uma série de outros benefícios. Conheça os principais.

Integração das informações

Com um sistema ERP personalizado às necessidades da empresa, é possível integrar todas as informações relevantes ao RH. Essa ferramenta permite a reunião de dados importantes, como ponto eletrônico, cálculo de horas extras, folha de pagamento, controle de banco de horas, reajustes salariais, benefícios, cargos e salários, cadastro completo dos empregados e ficha de registro (FRE), bem como a interação com elementos relacionados ao planejamento de treinamento, armazenamento de currículos, processos de recrutamento e seleção, segurança e medicina do trabalho, por exemplo. Todas essas informações passam a ser administradas em tempo real, de forma prática e centralizada, produzindo estudos que refletem a situação da empresa e de seus colaboradores, facilitando a definição de ações e projetos específicos.

Adequação ao eSocial e cumprimento das regulamentações legais

As exigências trazidas pela implantação do eSocial também só serão cumpridas com a integração de muitas informações de RH. Por isso a necessidade de utilizar sistemas padronizados, que permitam a elaboração de documentos e relatórios, que deverão ser encaminhados ao governo e ao Fisco, dentro de prazos estabelecidos. Assim sendo, o uso de sistemas ERP para RH, passa a ser bastante recomendável, a fim de assegurar a adequação da empresa, às novas regulamentações legais, evitando as multas e penalidades previstas.

Análises que fundamentam decisões estratégicas

Informações de RH são completamente necessárias a tomada de muitas decisões estratégicas, pois indicam claramente o perfil profissional da empresa. Com base nestes dados, é possível monitorar indicadores importantes à gestão, tais como taxa de absenteísmo, rotatividade, treinamento e qualificação, acidentes de trabalho, além de permitir avaliações sobre a necessidade de alterações no quadro de colaboradores, despesas com salários, horas extras, impostos e rescisões de contrato, férias coletivas e licenças. Uma visão mais abrangente de todos esses aspectos permite a correção de desvios e de tendências negativas, assegurando mais assertividade e rendimento.

Otimização de recursos

Com a adoção de sistemas ERP verdadeiramente integrados, é possível reduzir ou até eliminar uma série de tarefas manuais, como lançamentos duplicados e preparação de relatórios com dados extraídos de sistemas diversos. Desta forma, os profissionais podem ser direcionados a atividades realmente relevantes à empresa, como análises críticas e elaboração de estudos de oportunidades, aumentando inclusive a produtividade da equipe. Assim, tempo e conhecimento são dedicados a melhorar os processos, a buscar soluções inovadoras e principalmente a superar desafios.

Veja também:

Quer saber mais sobre a escolha de um sistema ERP? Confira nosso eBook gratuito: Guia para escolha do sistema de gestão ideal!

Ebook: Guia para escolha da Solução ideal

 

Você deve gostar também
12 erros que devem ser evitados durante a implantação de um software ERP na sua empresa
Os erros mais comuns ao elaborar um plano estratégico anual
Como otimizar os processos da sua empresa
Como otimizar os processos da sua empresa: Armazenamento de produtos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web