Skip to main content

Blog

Quais os benefícios de um sistema ERP para o setor de RH?

Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, cabe às empresas encontrar soluções para tornar seus processos internos mais ágeis e confiáveis, e assim assegurar possibilidades reais de crescimento e sucesso dos negócios. Neste contexto, vale ressaltar que uma gestão assertiva depende sempre de uma infinidade de informações e dados, que precisam estar centralizados e estruturados, de forma a permitir análises corretas e decisões efetivas.

O setor de RH tem um papel de destaque na gestão da empresa, pois seus processos permeiam todas hierarquias e departamentos, envolvem uma série de obrigações legais e, principalmente, estão relacionados à gestão de pessoas. Exatamente por isso, é preciso atenção especial a manutenção, armazenamento e avaliação das informações relacionadas a recursos humanos, pois esses dados devem fundamentar a tomada de decisões estratégicas da organização.

Assim sendo, é essencial adotar sistemas que permitam a integração adequada destas informações, propiciando uma atualização rápida e constante, além da geração de relatórios e estudos mais completos e úteis. Para assegurar essa condição, os sistemas ERP para RH têm sido bastante utilizados, no sentido de reunir dados e produzir análises precisas. Mas a adoção destes sistemas pode trazer uma série de outros benefícios. Conheça os principais.

Integração das informações

Com um sistema ERP personalizado às necessidades da empresa, é possível integrar todas as informações relevantes ao RH. Essa ferramenta permite a reunião de dados importantes, como ponto eletrônico, cálculo de horas extras, folha de pagamento, controle de banco de horas, reajustes salariais, benefícios, cargos e salários, cadastro completo dos empregados e ficha de registro (FRE), bem como a interação com elementos relacionados ao planejamento de treinamento, armazenamento de currículos, processos de recrutamento e seleção, segurança e medicina do trabalho, por exemplo. Todas essas informações passam a ser administradas em tempo real, de forma prática e centralizada, produzindo estudos que refletem a situação da empresa e de seus colaboradores, facilitando a definição de ações e projetos específicos.

Adequação ao eSocial e cumprimento das regulamentações legais

As exigências trazidas pela implantação do eSocial também só serão cumpridas com a integração de muitas informações de RH. Por isso a necessidade de utilizar sistemas padronizados, que permitam a elaboração de documentos e relatórios, que deverão ser encaminhados ao governo e ao Fisco, dentro de prazos estabelecidos. Assim sendo, o uso de sistemas ERP para RH, passa a ser bastante recomendável, a fim de assegurar a adequação da empresa, às novas regulamentações legais, evitando as multas e penalidades previstas.

Análises que fundamentam decisões estratégicas

Informações de RH são completamente necessárias a tomada de muitas decisões estratégicas, pois indicam claramente o perfil profissional da empresa. Com base nestes dados, é possível monitorar indicadores importantes à gestão, tais como taxa de absenteísmo, rotatividade, treinamento e qualificação, acidentes de trabalho, além de permitir avaliações sobre a necessidade de alterações no quadro de colaboradores, despesas com salários, horas extras, impostos e rescisões de contrato, férias coletivas e licenças. Uma visão mais abrangente de todos esses aspectos permite a correção de desvios e de tendências negativas, assegurando mais assertividade e rendimento.

Otimização de recursos

Com a adoção de sistemas ERP verdadeiramente integrados, é possível reduzir ou até eliminar uma série de tarefas manuais, como lançamentos duplicados e preparação de relatórios com dados extraídos de sistemas diversos. Desta forma, os profissionais podem ser direcionados a atividades realmente relevantes à empresa, como análises críticas e elaboração de estudos de oportunidades, aumentando inclusive a produtividade da equipe. Assim, tempo e conhecimento são dedicados a melhorar os processos, a buscar soluções inovadoras e principalmente a superar desafios.

Veja também:

Quer saber mais sobre a escolha de um sistema ERP? Confira nosso eBook gratuito: Guia para escolha do sistema de gestão ideal!

Ebook: Guia para escolha da Solução ideal

 

Deixe seu comentário