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Qual a importância de fazer um planejamento anual para a empresa?

Estamos próximos do final de 2015 e com certeza toda empresa teve grandes lições neste ano, principalmente por fatores influenciados pelo nosso cenário político e econômico. No segundo semestre tivemos ainda mais desafios e isso torna 2016 um ano enigmático. Mas, para evitar surpresas desagradáveis, este é o momento de realizar o planejamento anual.

A ideia do planejamento é estipular metas e ações para serem realizadas no próximo ano, assim como prever possíveis cenários externos e alternativas com base no histórico do ano vigente. Isso porque na correria do dia a dia não conseguimos analisar o rumo do negócio, mas essa é a hora para conhecer ainda mais sobre a empresa em que você atua.

O planejamento anual nada mais é do que um guia dos seus passos para o próximo ano. Para facilitar o entendimento, elencamos os principais passos para você criar o seu planejamento. Vamos às etapas!

1. Defina as metas do próximo ano fiscal

Aonde a empresa deverá chegar em 2016 é a principal pergunta para obter as seguintes diretrizes: faturamento do próximo ano, volume de vendas e participação de mercado. Esses são os 3 principais indicadores de performance de um negócio e devem ser compartilhados com a diretoria e gerência para que a sua evolução seja acompanhada de perto.

2. Investimentos em marketing e pessoal

Assim como o crescimento de vendas deve ser uma premissa, a empresa deve pensar em meios de fazer isso acontecer. Esse crescimento desejado em vendas poderá ocorrer assim que dois pilares básicos forem incluídos no planejamento anual: valor de investimento em divulgação da empresa, marca, produtos, serviços; e investimentos em pessoas, seja na contratação de novos talentos ou treinamento da equipe atual.

3. Análise de fatores internos e externos

A desaceleração do crescimento econômico brasileiro pode não afetar algumas empresas, por isso é importante que você avalie os impactos de variações cambiais e identifique oportunidades. De repente a sua empresa possui algum produto ou serviço que as pessoas estão comprando mais. Desde que se iniciou a crise, o setor de seguros, por exemplo, tem registrado aumento das vendas. Isso ocorre porque agora os empresários veem a necessidade de assegurar os patrimônios das empresas para evitar mais perdas.

4. Identifique novas oportunidades

Além de analisar os fatores da economia e da empresa, é importante que você faça uma análise setorial para mapear novas oportunidades, pois nesse cenário de crise existem nichos que sentem menos ou mais os impactos econômicos. A mesma regra vale para a análise e possível redução de preços do seu portfólio de produtos e serviços ou para a criação de itens com preços intermediários, para que se tenha compatibilidade com o poder aquisitivo do mercado.

5. Faça a análise SWOT da empresa

Finalizando o seu planejamento estratégico anual, inclua a análise SWOT para identificar os pontos fortes e fracos da companhia na análise micro, e as ameaças e oportunidades perante o mercado e os concorrentes na análise macro. Com todos esses dados em um único documento se tornará mais fácil a análise e tomada de decisões estratégicas. Ficou alguma dúvida sobre como realizar o planejamento anual da empresa? Comente abaixo e vamos compartilhar experiências.

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