Gestão e Negócios Gestão Empresarial Home

Saiba quais são os relatórios mais importantes para a gestão da sua empresa

Um dos hábitos mais vitais para a expansão de um negócio é o monitoramento constante de todas as informações básicas de cada setor e atividade. Sem essa constante fiscalização, não há como um gestor conhecer, de fato, a sua empresa e, consequentemente, saber se existem realmente resultados positivos ao fim de cada mês. A forma mais efetiva para medir o trabalho que é feito na companhia é através dos relatórios de gestão. Eles são indicadores numéricos e estatísticos que avaliam o desempenho de cada cenário do seu negócio. É importante para o gestor sempre ter conhecimento sobre os métodos mais adequados para a sua empresa. Pois, com eles em mão, é possível saber a melhor maneira de planejar os próximos passos da empresa. Conheça os principais relatórios que você deve ter em sua empresa e aplique-os ao seu negócio para garantir a excelência.

Recursos humanos e horas trabalhadas

O sucesso da sua empresa está ligado diretamente ao trabalho da sua equipe. Portanto, você precisa saber quanto de tempo está sendo investido por funcionário, assim como para cada projeto da sua companhia.

Vale ressaltar também que, manter um relatório de controle de horas não é só uma forma de compreender o ponto de horários, mas, sim, uma ótima maneira de investigar maneiras mais eficazes de lidar com a carga horária dentro da empresa. Além de tudo, são informações para que seus funcionários tenham mais controle sobre as horas que gastam e como gastam dentro da empresa.

Produção e uso dos recursos materiais

É muito importante saber como anda a rotina de produção dentro da sua empresa e, mais essencial ainda, investigar se o retorno final é maior do que o investimento. Portanto, é preciso ter controle sobre o que é feito, seja diária, semanal ou mensalmente, no seu negócio.

Da mesma forma, você deve manter um intenso controle sobre todo o estoque ou recursos materiais, seja sua empresa uma indústria, um comércio atacadista ou varejista. Essas informações devem ser visualizadas facilmente por uma planilha, um gráfico linear, enfim, a forma visual mais adequada – e de fácil compreensão – para cada informação.

Vendas, custos e finanças

Quando se trata dos recursos investidos e gerados todo cuidado é pouco. Por isso, os relatórios financeiros devem ser tratados como os documentos mais importantes para o funcionamento da sua empresa. Lembre-se que você não quer ser surpreendido saldos negativos ao fechar a receita e as dívidas de cada período, portanto, é preciso ficar sempre atento.

Para a emissão desses relatórios, use ferramentas completa que lhe auxiliem a compreender como o dinheiro e os recursos estão se movimentando dentro da sua empresa. Você pode, por exemplo, ter uma planilha básica, que informe sobre pagamentos e recebimentos futuros. Você pode também optar por um sistema completo no qual você possa registrar tudo: desde papelaria de escritório, equipamentos eletrônicos e despesas com a alimentação dos funcionários até alugueis, investimentos e valores entregues a fornecedores. Lembre-se de comparar os resultados de cada mês e encontre formas de reduzir despesas e investimentos que não estão trazendo retorno. Tenha também um relatório de planejamento orçamentário, para proteger todos os recursos financeiros do seu negócio.

Foque nas informações certas

Independente da quantidade de relatórios que serão geridos na sua equipe, tenha em mente que é fundamental estabelecer métricas e indicadores. Quais são os dados  cruciais e que dizem mais sobre o estado do seu negócio? Mantenha-se atento sobre essas informações e reúna seus diretores para discutir quais as consequências práticas desses índices.

A dica e optar por um sistema de gerenciamento de relatórios para que você possa avaliar o seu negócio e adaptá-lo ao mercado. Além disso, ao contar com o trabalho de um especialista para cuidar desse sistema, você terá mais tempo para que toda a sua equipe foque no que realmente é importante: alcançar as metas do seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre as melhores maneiras de administrar a sua empresa? Deixe um comentário aqui abaixo!

Veja também:

Baixe gratuitamente o nosso eBook Guia prático para escolha do software ideal, ele irá te auxiliar na escolha da melhor solução para gerir a sua empresa. 

Ebook: Guia para escolha da Solução ideal

 

 

Você deve gostar também
5 dicas para você se tornar um gerente de sucesso!
Ebook: Planeje o seu negócio para crescer ainda este ano!
Desde quando Controle de Estoque é problema?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web