Skip to main content

Blog

Sistemas ERP X Ferramentas de B.I

Gestão Empresarial 26.10.2015 5 minutos de leitura Voltar

Diariamente empresas de todos os portes e segmentos realizam transações com centenas de clientes e fornecedores. A cada compra realizada e cada serviço prestado, muitas informações são geradas e precisam, de alguma forma, ser registradas.

Sabendo disso, grande parte das empresas contam com artifícios que facilitam o processo de organização e análise de dados, como por exemplo, sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e ferramentas de B.I (Business Intelligence). Mas, você sabe exatamente qual a diferença entre estas duas soluções e como elas podem ser utilizadas a favor da sua empresa? É o que vamos te explicar neste post. Confira!

Sistemas ERP

Controles e registros são tarefas diárias da grande maioria das empresas, independente do porte e segmento de atuação. A partir do momento em que estas tarefas começam a ficar mais complexas e exigir um esforço maior do profissional, estes registros e controles que eram feitos em planilhas de Excel, começam a se tornar inviáveis.

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) servem justamente para isso: padronizar as informações e centralizar todos os dados da companhia de maneira clara e organizada em um único banco de dados. Estas informações, alimentadas e atualizadas com frequência, auxiliam no gerenciamento das atividades e diminuem o trabalho manual da equipe, e por consequência aumento de produtividade.

Dessa forma, quando qualquer profissional da empresa precisar saber de alguma informação, basta checar os relatórios gerados pelo sistema utilizado.

Os ERP’s devem gerar informações através de relatórios operacionais, ou seja, informações operacionais para os usuários operadores do sistema. Estes relatórios podem ser: volume de vendas, margens de lucro por categoria de produto, comparações de faturamento entre empresas e filiais ou períodos anteriores, entre outros.

Porém, deixar estes registros e relatórios parados é um desperdício de material. Por exemplo, se você tem dados de ordens de serviço arquivadas, pode utilizá-las para entender quais os produtos de menor saída e adaptar uma estratégia para melhor divulgá-los.

Business Intelligence (B.I)

Business Intelligence é um processo que reúne ferramentas que transformam os dados gerados pela empresa em informações que ajudam na tomada de decisão. Coletados e organizados, esses dados poderão trazer insights como: volume de vendas, margens de lucro por categoria de produto, comparações de faturamento entre empresas e filiais e/ou períodos anteriores, que, somados a outras informações, adquiridas através de soluções ERP, possibilitarão o cruzamento de dados com o objetivo de emitir relatórios customizados.

Pode-se dizer que a principal diferença entre sistemas ERP e ferramentas de B.I é que os ERP’s trabalham com arquitetura de dados transacional, facilitando a inclusão, edição e exclusão de dados pelos usuários. Enquanto, as ferramentas de BI trabalham com uma arquitetura de dados analítica, facilitando a análise dinâmica de grandes quantidades de dados pelos usuários. É possível também integrar sistemas ERP com uma ferramenta de B.I, garantindo total controle nos registros, apurações e análises de informações.

Ferramentas de B.I são indicadas para empresas que já possuem um setor interno de inteligência, ou, que estão acostumadas a tomar decisões com base em dados e relatórios. Não adianta ter em mãos estes dados se você não souber como utilizá-los.

Veja também:

CTA - Blog

Demonstração Radar Empresarial

 

Deixe seu comentário