Gestão Empresarial

Saiba como a tecnologia na indústria metalmecânica pode desenvolver sua empresa

Aumentar a competitividade para ampliar os resultados é, sem dúvida, uma grande necessidade e um importante desejo do setor metalmecânico. Nesse esforço, às vezes, a área comercial acaba fechando prazos com os clientes que são impraticáveis por conta da falta de pessoal e de infraestrutura na linha de produção. Pode não parecer, mas este é um exemplo da importância da tecnologia na indústria metalmecânica.

 

Isso porque, nesse caso específico, a tecnologia poderia ser útil na programação de produção, assunto que já tratamos aqui no blog. Por meio da integração entre as áreas de engenharia, PCP, comercial e chão de fábrica. Assim, as atividades seriam distribuídas recurso a recurso, com prazos estabelecidos do início ao fim do processo.

 

Este é apenas um cenário, mas a tecnologia na indústria metalmecânica é relevante por diversos outros fatores além do produtivo e envolve planejamento, gestão administrativa, estoque e logística. Neste artigo, vamos listar algumas dessas carências muito comuns no setor e indicar onde você pode encontrar os recursos necessários para resolver essa questão com inteligência e agilidade.

Onde usar a tecnologia na indústria metalmecânica

Nós já reforçamos várias vezes aqui no blog que o planejamento é o coração de todo projeto. E como tudo precisa começar por este item, a tecnologia deve favorecer para que ele seja feito da maneira mais completa e qualificada possível. O planejamento deve considerar a necessidade de redução de gastos e aumento da produtividade sem prejuízos para a competitividade.

 

Nesse trabalho, deve haver um foco direcionado para a otimização do processo produtivo, de modo que se diminua a ocorrência de perdas, retrabalho e ociosidade. São preocupações fundamentais que dependem de informações bem apuradas para que se possa trabalhar em ações que resolvam esses gargalos.

 

Do planejamento, o passo seguinte é passar para a ação. Aqui, é importante que se tenham recursos capazes de se monitorar o cumprimento de todos os processos projetados. Afinal, de nada adianta fazer um ótimo planejamento se ele não se concretizar, não é mesmo? Neste ponto, a tecnologia é novamente primordial, inclusive porque, diante das diferentes etapas existentes no processo produtivo da indústria metalmecânica, fica muito desafiador manter essa vigilância sem um aparato tecnológico.

 

É essa observação próxima que vai garantir a diminuição de custos e despesas desnecessárias (ou possíveis de serem enxugadas) e a prevenção de erros e falhas. Inclusive, o cumprimento das exigências dos padrões internacionais de qualidade dependem de investimento em tecnologia na indústria metalmecânica.

 

O resultado disso tudo é um aumento na capacidade produtiva da empresa, com menos refugos, mais controle de todos os processos e mais receita. Além de mais otimização da matéria-prima, da infraestrutura industrial e do pessoal envolvido nas etapas de gestão e produção.

Onde encontrar essa tecnologia para a indústria metalmecânica

Todos esses elementos que contribuem para a fluidez das atividades na indústria metalmecânica requerem o suporte de um software ERP. Com ele, é possível ter informações de toda empresa para fazer o planejamento de uma maneira mais confiável, integração total da indústria para acompanhar os processos e ainda monitorar os níveis de qualidade e controle das atividades: das vendas até a distribuição e a entrega, passando pela produção.

 

A Brasão oferece o Radar Empresarial, um ERP desenvolvido com todos os recursos necessários para que a tecnologia na indústria metalmecânica seja implantada de maneira profunda e assertiva. Fale com a gente e descubra em detalhes como esse sistema é capaz de contribuir para a qualificação da sua empresa.

 

[CTA E-BOOK ERP PARA INDÚSTRIAS]

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Compartilhe com os seus colegas e, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto abordado aqui, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição para conversar com você!

Você deve gostar também
5 dicas para sua empresa enfrentar um ano de crise
Qual a importância da definição de processos para a minha empresa?
5 práticas de gestão que transformarão o seu negócio!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web