Business Intelligence Home

5 tendências na visualização de dados que irão aumentar a inteligência no negócio

Tendências na visualização de dados que irão aumentar a inteligência no negócio | Brasão Sistemas

O Business Intelligente (B.I.) aplicado aos negócios corporativos abrange o uso de ferramentas sofisticadas, como a inteligência artificial, por exemplo, gerando informações mais apuradas e uma melhor base de conhecimentos. Assim, a maior “inteligência no negócio” permite que as pessoas que estão no comando vislumbrem os cenários de forma mais precisa e, por consequência, tomem melhores decisões.

Se, de um lado, o B.I. torna-se cada vez mais essencial para reunir informações dentro da empresa diante de um mercado altamente competitivo, do outro, a tecnologia precisa estar integrada com seu ERP a fim de gerar dados em tempo real. O sistema de B.I. que for adotado, por isso, está também fortemente ligado a como essas informações são vistas no dashboard.

Que tal ficar por dentro das tendências na visualização de dados que ampliarão a inteligência de seu negócio? Confira o post a seguir:

1) Seus colaboradores também construirão seus dados

Houve uma época em que apenas os desenvolvedores de software eram capazes de elaborar efeitos visuais orientados para os dados. Hoje em dia, no entanto, alguns softwares foram projetados para ajudar as pessoas com pouca ou nenhuma experiência em programação a gerar painéis elegantes e visualizar informações críticas e úteis para seus negócios. E tudo em tempo real. Assim, os usuários podem construir visual interativo para si e para outras pessoas.

2) O storytelling se tornará crucial

Contar histórias é mais do que um chavão de marketing: a técnica funciona como um guia para ajudar na orientação de toda a massa crítica de dados que é jogada sobre nós. Mas o Big Data pode contar algumas boas histórias sobre seu negócio e sua atividade, se for bem arrumado e disposto em narrativas eficientes e sintetizadas. Sem uma estrutura abrangente, os dados são apenas um monte de números e anotações em uma planilha, não é?

3) Os gráficos interativos vão se tornar a norma para a visualização de dados

Gráficos de pizza básicos ou em barras não serão mais os únicos usados para facilitar a vida do usuário de soluções de B.I. O volume e a complexidade dos dados que estão disponíveis hoje em dia requerem novas ferramentas que possam fazer o trabalho pesado. Visualizações interativas vão se tornar prevalentes devido à sua capacidade de contar histórias complexas e detalhadas.

4) Mais análises baseadas em localização

Os aplicativos, a mídia social e outros projetos orientados por dados estão cada vez mais fazendo uso de geotags, ou seja, de informações sobre a localização geográfica do usuário. Como as visualizações de dados se tornam mais complexas, elas vão começar a integrar mais análises baseadas em localização em suas interfaces.

5) Mais profissionais de dados vão entrar em campo

A programação e o processamento de dados estão em ascensão. E o setor está se inclinando à tentativa de transformar as bases de dados em deslumbrantes peças interativas de arte. Por isso, novos profissionais, como designers e artistas visuais mais focados nessa área começam a ganhar espaço no mercado, acompanhando as experiências de explosão de criatividade para o design e a arte da visualização de dados. Os gráficos orientados por dados serão mais do que uma simples ferramenta para gestores e empreendedores.

Você tem dúvidas sobre qual o sistema ideal para implementar em seu negócio? Que tal ficar por dentro das etapas de implementação de um sistema de gestão e como escolher o software ideal para sua empresa e ramo de atuação? Baixe gratuitamente o eBook Guia para Escolha do Sistema de Gestão ideal.

Você já vem pensando nos últimos meses ou anos em como aproveitar o Business Intelligence dentro de sua empresa? O que você está esperando para implantar soluções mais dinâmicas e eficientes, integradas com o ERP? Como têm sido as experiências em seu negócio? Conte para a gente através dos comentários abaixo e continue acompanhando nosso blog!

Veja também:

Ebook: Business Intelligence | Brasão Sistemas

Você deve gostar também
O que é a norma ISO 9001 e como isso impacta no seu negócio?
Entenda a relação entre o eSocial, o FGTS e a Previdência social
Entenda a relação entre o eSocial, o FGTS e a Previdência social
Como aumentar as vendas em uma empresa B2B?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web