Gestão Empresarial

Você consegue ter uma visão geral da indústria para fazer a gestão?

Para entender a importância de ter uma visão geral da indústria, imagine um técnico de futebol que não conhece todos os jogadores do time que comanda, nem as posições nas quais cada um atua. Sem conhecimento dos elementos que compõem a equipe e de uma visão geral do grupo, que condições ele terá de planejar as jogadas que farão com que a bola vá em direção ao gol? Como ele poderá criar uma tática de jogo eficiente, que levará o time a alcançar seu objetivo de ganhar a partida?

Gerenciar uma indústria requer o mesmo domínio. Assim como um técnico, o gestor precisa adquirir conhecimento sobre os aspectos específicos da empresa para, então, ter uma visão ampla de como tudo acontece. Com um conhecimento abrangente, é possível identificar oportunidades de crescimento e estar atento a possíveis ameaças que venham surgir.

Um bom gestor deve inteirar-se de todas as áreas da empresa e ter acesso a procedimentos e informações relevantes. Dessa forma, terá condições de pensar nas estratégias mais adequadas e insumos para lidar com as adversidades, capacidades que resultarão no sucesso de toda a equipe.

Para que isso aconteça, é preciso que haja organização. Esse é o primeiro passo para cultivar uma visão panorâmica de qualquer negócio. Até porque, tão importante quanto planejar as ações, é acompanhar os resultados para checar se tudo tem saído conforme o previsto. Mas como lidar com tantas informações geradas todos os dias? Integração é a palavra-chave para dar conta dessa demanda e manter todos os dados reunidos de forma organizada.

Tempo reduzido e trabalho otimizado

Um aspecto que acaba dificultando o desenvolvimento de uma visão mais abrangente é a falta de integração das informações relacionadas às diferentes áreas. Dados organizados em planilhas físicas geram calhamaços de papel dificílimos de serem analisados, o que torna ainda mais trabalhoso desenvolver uma percepção geral da indústria.

Imagine o tempo gasto para acompanhar com atenção todos os procedimentos, de todas as áreas, um a um? Ainda mais considerando o quanto a complexidade dos processos aumentou! Diante de tantas exigências dos clientes, dos cuidados para manter a conformidade do processo fabril e da evolução das tecnologias no chão de fábrica, cada vez mais fica mais mais difícil organizar todas as informações manualmente.

E se a expansão dos negócios estiver entre as metas da empresa, investir em automatização é ainda mais imprescindível. Pensando nisso, foram criados sistemas de gestão integrada: os conhecidos softwares. Eles têm a função de auxiliar a gestão da indústria e contribuir para facilitar a administração de todos esses fatores sensíveis que listamos aqui.

A importância de um software para ter uma visão geral da indústria

Com um software, não é mais necessário analisar pilhas de planilhas, desperdiçando um tempo precioso que poderia estar sendo aplicado no desenvolvimento de ações estratégicas, ainda com o risco de fazer análises equivocadas a partir de informações inseridas sem exatidão. Isso porque esta solução centraliza todas as informações de finanças, produção, custos, RH, vendas, entre outros setores, reunindo tudo em uma única plataforma, o que facilita a comunicação entre as áreas e o acompanhamento da produtividade.

Uma vez registrados, os dados são armazenadas e podem ser facilmente monitorados pelos gestores, proporcionando mais agilidade e transparência aos processos. As informações inseridas no sistema são muito mais confiáveis, pois impedem que haja inconsistências e duplicidade. Por funcionar de forma integrada, também permite o cruzamento de informações, gerando relatórios atualizados, o que torna mais fácil o controle de estoque e a gestão contábil.

Além de reduzir o tempo gasto em atividades operacionais e facilitar a análise, manter todos os dados de maneira integrada fará com que o gestor saiba onde encontrar o que procura e, principalmente, o que precisa buscar para obter uma determinada informação. Tudo de uma forma integrada e prática, contribuindo para ter a visão geral da indústria que comentamos aqui com muito mais qualidade.

Conheça o ERP aliado dos gestores

Um ERP oferece uma solução completa para quem busca excelência em gestão industrial. Seja uma empresa de pequeno, seja de médio, seja de grande porte, ele oferece todos os benefícios que um software pode proporcionar, pois é adaptável ao tamanho e ao segmento da empresa.

Esse tipo de tecnologia reúne as informações de todos os setores de uma indústria ― do chão de fábrica ao controle de qualidade ― em um único ambiente, padronizando os processos e garantindo o acesso facilitado a todos os dados, já que tudo fica salvo na nuvem.

Por meio da análise desses dados, diminuem-se significativamente os riscos de os gestores tomarem atitudes precipitadas, pois eles são facilmente acessíveis e podem ser utilizados para fundamentar as melhores decisões. Dessa forma, com as informações organizadas e seguras, os gestores ganham tempo para planejar, pensar e escolher as atitudes mais assertivas para o desenvolvimento estratégico, bem como prever ajustes de rumos e estabelecer correções diante de situações de risco.

A Brasão oferece o ERP Radar Empresarial, uma solução ideal e totalmente personalizável para a gestão da sua indústria. Com nosso suporte, além da qualidade do ERP, a sua empresa tem todos os requisitos para ter uma visão geral da indústria com exatidão, a partir de informações confiáveis. Assim, as rotinas diárias ganham agilidade e segurança.

Para ajudar na sua tomada de decisão, nós temos um ótimo e-book que aborda a importância da integração das diversas áreas da empresa. É o ponta-pé inicial para facilitar o seu trabalho de observação de todos os processos da indústria.

E se você precisar de auxílio nesse processo de qualificação da gestão industrial, conte conosco! Entre em contato ou deixe sua mensagem no espaço abaixo!

Você deve gostar também
Passos para integrar módulos de um sistema de gestão em minha empresa
6 Passos para integrar módulos de um sistema de gestão em minha empresa
[E-book] Confira os cuidados ao fazer a implantação de software ERP
atendimento técnico
Do fornecedor ao cliente: como o atendimento técnico pode beneficiar a sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web