Gestão de Compras Home

Você sabe qual a importância e influência do setor de compras para o seu negócio?

Dentre as atribuições do setor de compras estão a realização das cotações e ordens de compra, as negociações com os fornecedores, o recebimento e a comparação de propostas, entre outras. Sendo assim, é fundamental que a área seja composta por profissionais qualificados, que estejam alinhados com a visão da estratégia da sua empresa. Entenda porque esse setor é tão importante e como ele influencia todo o seu negócio.

Manter a empresa abastecida

O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. Se falarmos da rotina de uma indústria, por exemplo, é preciso considerar que a área será a responsável por abastecer a linha de produção com insumos, peças ou componentes que comporão o seu produto final.

No caso de empresas do setor de comércio, o setor influenciará, inclusive, no seu processo de vendas. Isso porque ele é responsável por abastecer o estoque de produtos que serão comercializados na sua loja – ou revendidos, se o seu negócio for venda em atacado. Por isso, ao realizar os pedidos em tempo hábil para os fornecedores e manter um estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.

Cabe ressaltar também que o setor de compras é responsável por suprir a empresa com material de escritório, como tintas para impressoras, papel timbrado, itens necessários para os banheiros e copa, etc. Além disso, é responsabilidade dessa área contratar prestadores de serviço de limpeza, por exemplo. Isso pode parecer menos importante, mas também é essencial para manter a produtividade do seu negócio – atendendo às necessidades dos seus colaboradores.

Garantir melhores negociações

Cabe também ao setor de compras a responsabilidade de estabelecer e manter o bom relacionamento com os fornecedores. Vale enfatizar que através disso, o seu poder de barganha aumenta e, dessa forma, melhores preços são garantidos nas negociações.

Esse relacionamento com os fornecedores é totalmente estratégico para que a sua empresa consiga reduzir custos. Porém, para que seja feito de forma efetiva, é preciso que a área registre todas as cotações solicitadas, negociações estabelecidas, assim como todas as compras efetuadas.

Ao organizar todo o histórico de negociação, o setor de compras da sua empresa terá argumentos que embasarão seus pedidos de descontos, por exemplo. Quando várias compras já foram realizadas com determinado fornecedor ou quando o volume mensal é grande – gerando um investimento alto naquela transação, por exemplo -, será bem mais fácil reduzir os valores nas próximas compras. Para isso, contar com uma solução informatizada é o mais indicado.

Conheça o ERP Radar Empresarial.

Encontrar os fornecedores mais adequados

Ao levantar fornecedores para realizar as compras, o setor executa um trabalho de pesquisa de mercado. Nesse momento, é preciso levar em consideração não apenas o preço, mas a qualidade dos produtos ou serviços, determinando o custo-benefício de cada negociação. O setor é responsável, também, por estabelecer as condições e os termos das entregas, assim como os prazos para execução de serviços contratados. Sendo assim, a área de compras é responsável por acompanhar o nível de comprometimento dos fornecedores.

Ao registrar todo o ciclo de relacionamento com as empresas parceiras, a área de compras inclui observações sobre o cumprimento ou não de prazos, assim como a respeito da qualidade dos produtos adquiridos. Essas informações serão cruciais para que o fornecedor adequado seja sempre escolhido, evitando gastos inesperados com novas compras ou retrabalho.

Para que o setor de compras influencie positivamente o seu negócio é preciso que ele tenha processos bem definidos e os execute fielmente. Uma boa forma de gerenciar as compras da sua empresa é implementando um sistema erp, por exemplo. Através de um software é possível, por exemplo, consultar os registros de estoque, gerenciar as cotações com os fornecedores, além de manter um histórico financeiro bem organizado – tudo isso de forma automatizada e, consequentemente, mais ágil.

Como estão estruturados os processos da área de compras da sua empresa? Quais são os maiores gargalos encontrados? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários abaixo. Queremos lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

Avalie como se encontra a situação atual da sua empresa em relação a Gestão de Compras. Faça nosso diagnóstico gratuito e online:Diagnóstico Compras

CTA - Trial

Você deve gostar também
Como a Gestão de Estoque pode se tornar um diferencial para sua Assistência Técnica
As novidades trabalhistas para 2015 que você precisa ficar de olho
Os erros mais comuns ao elaborar um plano estratégico anual
2 Comentários
  • Gabriel Schneider
    05/09/2016 em 19:58
    Responder

    Estou começando um processo de centralização de compras, de materiais de construção, gostaria de receber algumas ideias de como começar a girar essa roda.

    • Marina Rosa Bittencourt
      19/09/2016 em 19:51
      Responder

      Olá Gabriel,
      Entraremos em contato com você por e-mail, para entender um pouco mais sobre o que você precisa e como podemos lhe ajudar.
      Enquanto isso, sugiro que você faça o nosso diagnóstico gratuito de gestão de compras, que lhe auxiliará com dicas de como resolver ‘gargalos’ no processo: http://bit.ly/2cpHoqC

      Ficamos à disposição. Abraços.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web