Skip to main content

Blog

Meu software utiliza banco de dados relacional aberto, quais cuidados e investimentos devo ter para manter meus dados em segurança?

Gestão Empresarial 01.03.2017 5 minutos de leitura Voltar

A evolução dos bancos de dados relacionais de softwares tem trazido grandes benefícios para as empresas. Maior controle de informações, segurança, flexibilidade e velocidade tem contribuído para o desenvolvimento de produtos cada vez melhores.

Por outro lado, essas melhorias também serviram para expor inconsistências em bancos de dados que não nasceram bem estruturados para uma demanda crescente de requisições. Por este motivo que muitos serviços acabam parando de funcionar quando há um grande número de usuários simultâneos.

Abaixo listamos alguns problemas e cuidados que você deve ter ao criar seu banco de dados relacional para manter todas suas informações em segurança. Confira!

Redundância de dados

A redundância de dados ocorre quando uma mesma informação é replicada em locais diferentes no banco de dados. Além de ocupar um espaço de armazenamento muito maior do que o necessário, esse tipo de falha torna complexa a tarefa de administrar o banco, já que qualquer alteração, inclusão ou exclusão precisa ser feita em mais de uma tabela.

A importância desse cuidado é manter seu banco de dados uniforme e menos exposto a brechas de segurança. Quando uma informação é replicada em vários lugares diferentes, existe uma possibilidade maior de que outras falhas de estrutura também estejam presentes, sacrificando o desempenho do sistema como um todo.

Inconsistência de dados

A inconsistência de dados ocorre muito por falhas na inclusão de informações no banco, gerando redundância de dados. Por exemplo, a grafia errada do nome de um cliente na geração de pedidos de uma loja virtual pode fazer com que os pedidos sejam atribuídos a usuários diferentes. Mais do que um banco de dados desorganizado, esse tipo de erro pode gerar confusões sobre as informações de clientes, gerando até mesmo prejuízo financeiro ou desalinhamento de estratégias.

Esse problema também está ligado a falhas de processos organizacionais para cadastros, que deveriam ter sido pensadas no momento da construção do banco ou da inserção dos primeiros dados. Dessa forma, investir em profissionais capacitados na padronização dos processos, bem como no planejamento e administração do banco de dados é de extrema importância para a sua empresa.

Anomalias de inclusão e exclusão

Anomalias de inclusão e exclusão costumam ser geradas por falhas na tentativa de se manter uma consistência de dados no banco. Se durante a inserção de dados por um usuário não se tem todas as informações para o cadastro, por exemplo, os campos em branco precisam ser preenchidos com valores nulos ou inválidos.

Esse tipo de problema abre brechas de segurança que podem causar transtornos e até mesmo prejuízos para os seus clientes e para a sua empresa. Para isto, faz-se fundamental o alinhamento de processos entre os usuários dos softwares de sua empresa, bem como o investimento em um DBA (Database Administrator ou administrador de banco de dados) qualificado para planejar manutenções preventivas periódicas para garantir a segurança dos dados.

Uma alternativa para quem não possui estrutura física ou financeira para manter um profissional como este in loco, é terceirizar o serviço de armazenamento e administração do banco de dados.

Mesmo as mais modernas linguagens de programação ainda estão expostas a problemas criados por usuários dos softwares no simples processo de cadastro de dados. Se precaver quanto a estas questões interfere tanto na segurança quanto na qualidade das informações de sua empresa. O que aparenta ser um custo alto, quando não definido como prioridade, pode apresentar prejuízos financeiros incalculáveis causados por perda de informações, invasões ou mesmo dificuldade na manutenção do serviço.

Lembre-se: a informação é o bem mais valioso de sua empresa!

Você ficou com alguma dúvida ainda sobre que cuidados tomar com banco de dados relacionais? Deixe um comentário no campo aqui abaixo!

Deixe seu comentário