Skip to main content

Blog

4 dicas para melhorar a gestão fiscal da sua empresa

Responda rapidamente às seguintes perguntas: sua empresa realmente está adotando o melhor regime tributário no momento? Conta com um sistema de controle interno eficiente na área fiscal? Está recolhendo e compensando tributos sem levar prejuízo no processo? E as obrigações acessórias, estão sendo cumpridas? Por fim, você consegue planejar os próximos 4 anos da sua empresa, em uma perspectiva fiscal e contábil? Bom, caso a resposta seja não para a maioria das perguntas, está na hora de rever a sua gestão fiscal.

Existem muitos motivos que tem levado os gestores a se preocuparem mais com a gestão fiscal da empresa. Além de conseguirem informações mais precisas para definirem os seus planejamentos e as suas metas, é por meio da gestão fiscal que o empreendedor pode ter certeza de que a empresa está em uma situação regular com o Fisco, além, é claro, de otimizar o recolhimento de tributos, fazendo um pagamento dinâmico e na medida. Nesse post, vamos fornecer quatro dicas valiosas para que você aprimore ainda mais a gestão fiscal da sua empresa. Confira!

#1 Automatização

Na era digital, nossa primeira dica não poderia ser diferente. A automatização dos processos fiscais internos é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva em um mercado cada vez mais dinâmico. É por meio de sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, que a gestão tributária da empresa pode ser feita de forma integrada, junto aos sistemas de todos os fiscos. Assim, o monitoramento da gestão fiscal passa a ser mais eficiente, com um grau maior de controle, e com informações mais precisas.

#2 Planejamento fiscal

Se a automatização é um processo relativamente novo, o planejamento já é um velho amigo dos gestores. No entanto, infelizmente, são poucos que realizam um planejamento fiscal correto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente cerca de 50% das empresas fecham as portas em até 3 anos por conta de um planejamento mal executado. É preciso, sim, pensar no futuro da sua empresa tendo em vista os encargos fiscais decorrentes das atividades normais do negócio, bem como criar reservas para eventuais problemas – no caso de falhas internas que comprometam, por exemplo, a entrega de alguma obrigação acessória, gerando, desta forma, uma multa.

#3 Controle interno e externo

O controle interno e externo visa não só a adoção de processos e sistemas internos eficientes, como o próprio ERP, como também de uma mudança de cultura da empresa. É fundamental que todos os funcionários, supervisores e demais gestores estejam cientes da importância das minucias das suas atividades, como os cuidados no recolhimento e emissão de notas fiscais, entre outros. Além disso, no caso dos tributos não cumulativos, como O ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins (não cumulativos), por exemplo, é importante verificar se eles estão indicados corretamente, tanto na compra, por se tratar de um direito perante o fisco, quanto na venda, para cumprir corretamente com o pagamento. Novamente, o sistema ERP se mostra fundamental nesse processo para integrar sistemas de fornecedores, da empresa e dos fiscos, melhorando o controle.

#4 Auditorias e consultorias

Auditorias e consultorias são a nossa dica final. É importante lembrarmos de que a legislação tributária e fiscal brasileira são extremamente complexas e mutáveis. Vez por outra há alguma mudança na prestação de obrigações acessórias, em alíquotas de impostos ou, até mesmo, nos regimes tributários que podem ser adotados pela empresa. Para garantir que a organização esteja adotando as melhores práticas do mercado, ela pode contratar uma empresa externa para realizar uma auditoria externa, que aponte falhas nos processos e sistemas internos, ou uma consultoria, que indique o caminho a ser seguido, ou seja, as práticas que tem sido bem aceitas pelo mercado (e as menos onerosas).

Seguindo essas quatro dicas, temos certeza de que a sua empresa poderá crescer de maneira sustentável! Acesse o nosso blog e assine nossos posts para mais novidades!

Veja também:

Como a sua empresa administra a gestão fiscal e entrega de todas as obrigações acessórias ao Fisco? Baixe gratuitamente o nosso eBook “Guia para escolha da solução de gestão ideal” e veja como um sistema ERP pode ajudar a otimizar esta situação.

Guia para escolha do sistema de gestão ideal | Brasão Sistemas

Deixe seu comentário